LEGISLAÇÃO

segunda-feira, 11 de outubro de 2010

Secretaria faz convênio com espanhóis para aumentar a eficiência dos portos
A Secretaria Especial de Portos (SEP) firmou ontem dois convênios com instituições espanholas no valor de € 566 mil para desenvolver estudos com objetivo de aumentar a eficiência logística nos portos. O primeiro, avaliado em € 384 mil e assinado com a Fundación Valenciaport, diz respeito ao acompanhamento da implantação da janela única nos complexos nacionais, mais conhecida como Porto Sem Papel, projeto que visa desburocratizar os procedimentos portuários e agilizar, consequentemente, o fluxo do comércio exterior.

O Porto Sem Papel está pronto e foi desenvolvido pela SEP em conjunto com o Serpro. A contratação de uma empresa para acompanhar o processo vai na direção do que alguns países adotam como "terceira opinião", uma espécie de auditagem do que foi feito para, se necessário, lançar mão de melhorias, explica o assessor especial da SEP para área Internacional, José Newton Barbosa Gama.

Além da experiência espanhola com um projeto semelhante, o executivo destaca a compatibilidade da iniciativa brasileira com o modelo europeu. "A ideia é que a nossa janela única seja compatível com o modelo europeu para que um possa ler o do outro e trocar informações sobre a carga que está chegando e saindo."

Já o segundo convênio, firmado com o Advanced Logistics Group (ALG) e o Logística Internacional (ILI), terá como base um estudo de viabilidade para a implantação de uma Zona de Atividades Logísticas (ZAL) no entorno do porto de Santos, o principal do país. A ideia é criar um condomínio logístico próximo ao porto para atender principalmente as importações, com possibilidade de a carga receber um serviço agregado para posteriormente ser transportada ao destino dispondo de ampla opção de modais. No caso de Santos, destaca Gama, o único modal que não acessa o porto é o aeroporto, com fins exclusivamente militares.
Valor Econômico

Nenhum comentário: