LEGISLAÇÃO

quinta-feira, 7 de outubro de 2010

PORTOS E LOGISTICA - 07/10/2010

Porto de Imbituba se fortalece como alternativa logística para carga geral no Sul do Brasil
Enquanto o terminal de contêineres está em obras, com previsão de início das operações no novo cais a partir de novembro, o porto de Imbituba aposta na diversificação de carregamentos e se especializa nas operações de carga geral, tornando-se uma alternativa logística para o Sul do país. Prova disso é o balanço trimestral de movimentação e a previsão de navios e cargas para o mês de outubro.

Para esta semana, três atracações com cargas para o terminal de carga geral estão confirmadas. Trata-se da importação de peças destinadas à implantação de parques eólicos no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina. Hoje (6), o navio "Flinterland" leva a Imbituba 54 pás com 38 metros de comprimento, pertencentes à Impsa Windpower, para o parque eólico de Bom Jardim da Serra (SC). A mesma empresa também é responsável pela importação de 21 torres de aço com 60 toneladas e 28 metros de comprimento que chegarão a Imbituba no dia 8, sexta-feira.
Além disso, por meio deste mesmo terminal serão exportados para a Índia quatro geradores de 31.500 toneladas cada, oriundos da Weg, de Jaraguá do Sul, com carregamento previsto para sexta-feira. Entre a segunda quinzena de outubro e a primeira de novembro, a Santos Brasil Logística irá operar em Imbituba outros quatro navios com carregamentos destinadas aos parques eólicos localizados na região. A previsão é que este tipo de carga continue utilizando o Sul de SC como porto de entrada no país até o mês de abril de 2011, fazendo com que o terminal de carga geral se torne referência neste tipo de operação.
"O ano de 2010 é mais um marco para nós. Alcançamos a melhor média mensal (166.656 toneladas) dos últimos 20 anos, superada em setembro, quando movimentamos cerca de 236.868 toneladas. Além disso, com versatilidade e competência estamos nos firmando como alternativa de custo adequado e eficiência aduaneira, com curto período de espera para cargas cujo destino é o Sul do país. É por motivos como estes que o porto de Imbituba é alvo de investimentos recentes da iniciativa privada e está entre as prioridades para as obras de dragagem de aprofundamento previstas pelo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC)", declarou o Administrador do Porto, Jeziel Pamato de Souza.
Da Redação - Portos e Navios



Eadi movimenta 34,8 milhões em importações e exportações

Estação Aduaneira do Interior (Eadi) registrou queda na quantidade de importações realizadas em setembro em relação a agosto, mas houve aumento do valor financeiro movimentado nestas transações. Foram 178 declarações desta natureza, enquanto no mês anterior 192. Os desembaraços do 9º mês de 2010 totalizaram US$ 34,350 milhões. No oitavo mês foram US$ 24,242 milhões.

De acordo com Márcia Moreno, supervisora da Eadi, os principais setores que promoveram estas operações foram de eletroeletrônicos, informática e componentes e produtos químicos. “Tiveram empresas em expansão também que reforçaram estes números”, destaca.

Também segundo Márcia Moreno, em setembro o Porto Seco registrou oito exportações, totalizando US$ 471 mil. “Houve crescimento da quantidade e do montante em relação a agosto, quando foram feitas duas operações desta natureza, que envolveram US$ 103 mil”, informa. A supervisora revela que as exportações de setembro reuniram produtos de irrigação, cosméticos e cachaça produzida na região.

Os dados da Eadi mostram também que a quantidade de transações de setembro deste ano foi maior que a do mesmo mês em 2009. No nono mês do ano passado foram 165 importações - 13 a menos que em 2010 - e movimentação de US$ 27,071 milhões, quase US$ 7,3 milhões a menos que em setembro deste ano.

No nono mês de 2009 foram sete exportações, ante oito neste ano, e US$ 563 mil, enquanto em 2010 foram US$ 471 mil.
Jornal da Manhã - Uberaba  -  Portos e Navios

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