LEGISLAÇÃO

sexta-feira, 13 de janeiro de 2012

PORTOS E LOGÍSTICA - 13/01/2012


Vale vai construir ferrovia de US$ 1 bi em país africano

O governo do Maláui (país africano entre Zâmbia e Moçambique) assinou acordo de US$ 1 bilhão com a Vale para construção e restauração de uma ferrovia que vai transportar 18 milhões de toneladas de carvão do Moçambique.

A Vale Logística construirá uma nova linha férrea de 138,5 quilômetros a partir de Chikhwawa (sul) para fazer ligação com a que já existe em Balaka. A empresa também vai reabilitar 98,6 quilômetros da ferrovia entre Nkaya e Nayuchi.

A distância do transporte de carvão de Moçambique pode ser cortada por meio do vizinho Maláui. Moçambique tem atualmente uma das maiores reservas não desenvolvidas de carvão do mundo.

Folha de São Paulo/DA REUTERS / http://www.portosenavios.com.br/site/noticias-do-dia/portos-e-logistica/13665-vale-vai-construir-ferrovia-de-us-1-bi-em-pais-africano


Brasil mantém fechados portos às Malvinas
LISANDRA PARAGUASSU / BRASÍLIA - O Estado de S.Paulo O ministro das Relações Exteriores, Antonio Patriota, garantiu ontem ao chanceler argentino Héctor Timerman que o Brasil manterá a decisão recente de não aceitar em seus portos de navios com a bandeira das Ilhas Falklands, Malvinas para a Argentina. O acordo foi feito na última reunião do Mercosul, em Montevidéu, entre Argentina, Brasil, Uruguai e Chile. O chanceler britânico, William Hague, depois de uma visita ao Uruguai, disse ao Parlamento britânico que ouviu do governo uruguaio que navios com a bandeira vermelha que representa os territórios além-mar do Grã-Bretanha, ou "outras bandeiras nacionais", seriam aceitas pelos países sul-americanos. Para os argentinos, a declaração soou como uma provocação, já que outras bandeiras poderiam incluir a das Falklands. Patriota confirmou rapidamente a Timerman a posição brasileira. Chile e Uruguai também se manifestara da mesma forma.O Estado de São Paulo - Internacional - A15



Porto de Santos foi líder nas exportações de café no Brasil

O Porto de Santos registrou um volume recorde em suas exportações de café no ano passado. A receita resultante desses embarques também atingiu uma marca histórica.

Segundo dados divulgados no final da tarde de ontem pelo Conselho dos Exportadores de Café do Brasil (Cecafé), o complexo santista embarcou 25.826.614 sacas de 60 quilos do grão em 2011, um aumento de 3,3% em relação ao total obtido no ano anterior, quando passaram pelos terminais da região 24.983.557 sacas de 60 quilos.

A receita obtida com as vendas externas por Santos chegou a US$ 7,107 bilhões no último ano. Em 2010, foram US$ 4,447 bilhões. O crescimento foi de 59,81%.Tanto este índice como o obtido na comparação dos volumes embarcados foram superiores aos verificados no cenário nacional.

Porto líder nas exportações de café no Brasil, o cais santista respondeu por 77,2% dos carregamentos nacionais em 2011, ou seja, mais de três de cada quatro sacas vendidas ao exterior foram embarcadas pela região. No ano anterior, o índice chegou a 75,5%.

Depois de Santos, os principais portos no envio do café nacional para o mercado internacional foram Vitória (ES), que teve uma participação de 14,5%, o Rio de Janeiro (considerando a movimentação tanto do complexo carioca como a de Sepetiba), com 6,2%, e Salvador (BA), com 0,8%.

Em relação à receita, o cais santista foi responsável por 81,63%dos recursos vindos para o País como comércio dessa commodity.

Diferente dos demais grãos, como a soja e o trigo, o café é transportado nos navios em contêineres, devido a seu valor de mercado. Pelo menos 98% dos volumes remetidos a outros países seguiram dentro de cofres de carga, de acordo com
levantamento do Cecafé.

Brasil

Assim como no Porto de Santos, o cenário nacional registrou crescimentos recordes nos embarques de café. No ano passado, o País exportou 33.455.683 sacas de 60 quilos, gerando uma receita de US$ 8,706 bilhões. Em 2010, foram33.028.352 sacas de 60 quilos, que foram vendidas por US$ 5,66 bilhões. Se na análise demovimento físico, o aumento foi de 1,3%, na comparação financeira, esse índice chegoua 53,6%.

Em comunicado oficial, o diretor-geraldo Cecafé, Guilherme Braga, informou que os resultados superaram suas expectativas iniciais de uma receita US$8,4 bilhões e posicionam o grão comum a participação de 3,4% na pauta das exportações brasileiras e de 9,2%nas exportações totais do agronegócio.

De acordo com Braga, neste ano,o setor deve ter um desempenho semelhante ao de 2011 em termos de volume embarcado.Quanto à receita, ele espera um aumento moderado, devido a “uma tendência de firmeza comum viés de alta moderada” nas cotações internacionais do produto.

A Tribuna
http://www.portosenavios.com.br/site/noticias-do-dia/portos-e-logistica/13656-porto-de-santos-foi-lider-nas-exportacoes-de-cafe-no-brasil




Ceará busca acordo com Associação de Portos de Portugal

Fortaleza - A Companhia Docas do Ceará (CDC), que administra o Porto do Mucuripe, está fechando uma parceria comercial com a Associação dos Portos de Portugal (APP). O objetivo é levar a Portugal produtos cearenses que já vão, por exemplo, para Holanda e Bélgica, indicou o presidente da CDC, Paulo André Holanda, citado pelo jornal "O Povo".

"O namoro está bem adiantado, quase um noivado", comentou o presidente da CDC, sobre o avanço das negociações. O presidente da APP visitou o Ceará no final de dezembro e deixou marcado novo encontro em março deste ano.

O Porto do Mucuripe recebeu nos últimos três anos investimentos da ordem dos R$ 300 milhões do Governo Federal, por meio da Secretaria Especial dos Portos (SEP), em infraestrutura e capacitação.

O acordo entre a CDC e Portugal poderá passar pela exportação de produtos cearenses como o pescado, castanha, têxteis e materiais de construção civil. Petróleo e frutas também poderão alimentar o fluxo de comércio entre Ceará e Portugal.

Segundo Paulo André Holanda, a distância menor entre o Ceará e Portugal traz vantagens logísticas mais competitivas diante de outros portos do Sudeste do Brasil. "Eles (os portugueses) ficaram impressionados com as obras que estão acontecendo no Ceará. A proximidade do Ceará com Portugal economiza tempo e dinheiro. Uma mercadoria que sai lá de Santos ou do Rio, por que não sai daqui?", questionou, citado pelo diário "O Povo".

A CDC acaba, entretanto, de firmar um acordo com Cabo Verde. O porto de Mucuripe vai se ligar ao Porto da Praia e ao Porto Grande, em linha direta. Agora, só depende de parcerias com empresas marítimas. Para o presidente da Câmara de Comércio Brasil Angola e diretor da Ceará Trade Brasil, Roberto Marinho, outros países africanos estreitarão laços com o Ceará.

Portugal Digital




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