LEGISLAÇÃO

segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

GREVE


Vigilantes asseguram entrar em greve




Umuarama – Se os empresários não cederem, a partir da próxima quarta-feira (1º), os vigilantes de todo o Paraná vão iniciar greve por tempo indeterminado. A decisão saiu de uma assembleia realizada quinta-feira (26), em Curitiba. O sindicato reivindica 12% de aumento (inflação e ganho real). Hoje o salário base da categoria é de R$ 1,2 mil. Irão parar os vigilantes bancários, de transporte de valores e demais trabalhadores que prestam serviços às empresas privadas.
O representante do sindicato de Umuarama e região, que compreende 25 municípios, José Barbosa da Silva, explica que somente o salário mínimo subiu 14% e o que a categoria está pedindo é justo e merecedor. “Além dos 12%, estamos reivindicando reajuste no valor do ticket alimentação, de 15 para 18 reais. Não está difícil de chegar a um denominador comum, mas os empresários são teimosos e parecem que gostam de ver a gente fazendo greve”, acrescenta. A última parada dos vigilantes foi há um ano.

Os padrões
A classe patronal ofereceu 6,94%. A proposta foi rejeitada pelos vigilantes. O sindicato de Umuarama representa 300 trabalhadores, que atuam no município e região.
O Sindicato das Empresas de Transporte de Valores do Estado destaca que a negociação está em andamento e que permanece aberta para diálogos com os representantes dos trabalhadores. As empresas relatam que bancam a reposição da inflação do período e a manutenção da convenção coletiva de trabalho. Conforme esse sindicato, é a proposta de momento.
População prejudicada
A paralisação irá prejudicar a população quanto aos pagamentos e serviços bancários. “Com a greve, não terá circulação de dinheiro, ou seja, haverá um desabastecimento. Além disso, ficará mais perigoso, pois os caixas eletrônicos estarão cheios de dinheiro”, cita Barbosa. Além disso, a parada também afetará a abertura de agências bancárias.
“Enquanto aguardamos o pronunciamento do sindicato das empresas para a reabertura das negociações, a categoria fará uma nova assembleia, na terça-feira (31), para reavaliar uma possível proposta. Essa reunião ocorrerá às 20 horas na sede do sindicato de Umuarama. Caso seja rejeitada a proposta, a greve se iniciará à meia noite do dia 1° de fevereiro”, finaliza Barbosa. (Anderson Spagnollo)
 http://www.ilustrado.com.br/2011/ExibeNoticia.aspx?Not=Vigilantes%20asseguram%20entrar%20em%20greve&NotID=17753




Nenhum comentário: