LEGISLAÇÃO

terça-feira, 10 de janeiro de 2012

CLASSIFICAÇÃO DE MERCADORIAS


Ressalvadas as disposições em contrário dos textos de posição, o papel, o cartão, a pasta de celulose e as mantas de fibras de celulose que possam estar compreendidos simultaneamente em duas ou mais das posições 4801 a 4811 classificam-se na posição que se encontrar em último lugar na ordem numérica da Nomenclatura.
Só se incluem nas posições 4801 e 4803 a 4809 o papel, o cartão, a pasta de celulose e as mantas de fibras de celulose que se apresentem em uma das seguintes formas:
a) Em tiras ou rolos cuja largura ultrapasse 36cm; ou
b) Em folhas de forma quadrada ou retangular em que pelo menos um lado exceda 36cm e o outro 15cm, quando não dobradas.
Cesar Olivier Dalston, www.daclam.com.br. Fonte: NCM.


Polarímteros são instrumentos relativamente baratos, mas extremamente úteis. Além disso, são fáceis de usar e todo estudante de química conhece bem as práticas laboratoriais onde os mesmos são utilizados.
Esses aparelhos são capazes de medir o ângulo de rotação do plano de polarização de um raio de luz que atravessa substâncias opticamente ativas, isto é, dotadas de poder rotatório.
Eles comportam essencialmente uma fonte luminosa, um sistema óptico com prismas polarizador e analisador, um porta-tubo destinado a receber a substância a analisar, um óculo de observação e um cilindro de medida.
Os polarímetros eletrônicos comportam, além dos elementos ópticos essenciais e um polarímetro convencional, uma célula fotoelétrica.
Já os sacarímetros são polarímetros especiais que determinam exclusivamente o teor de açúcar em soluções açucaradas.
O interessante da classificação dessas duas mercadorias é que o termo polarímetro se encontra no texto da posição 9027, mas em nenhuma das suas subposições específicas. Dessa maneira os polarímetros são alojados na subposição 9027.50 e no Mercosul no código 9027.50.90 (outros).
Por outro lado, em termos de subposição específica, o mesmo ocorre com os sacarímetros, que a OMA coloca na subposição 9027.50. Contudo, em termos de Mercosul, os sacarímetros, diferentemente dos polarímetros, têm um código específico, qual seja, 9027.50.40.
Estranho? Sim, mas foi a escolha feita pelo Mercosul, ditada, acredito eu, por considerações de natureza econômica e não um ato non sense.
Cesar Olivier Dalston, www.daclam.com.br. Fontes: NCM 2012 e NESH com adaptações.
Esses serviços são cruciais para o sucesso da exploração de petróleo e gás. Dentre eles têm-se os serviços de:
- Montagem e desmontagem de torres para extração de petróleo ou gás;
- Cimentação das paredes dos poços petrolíferos;
- Tamponamento e descarte de poços petrolíferos; e
- Especializados para a prevenção ou extinção de incêndios em poços petrolíferos.
Tais serviços são classificados, por meio das Regras Gerais para Interpretação da Nomenclatura Brasileira de Serviços nº 1 e nº 4, na subposição 1.1902.10.
Cesar Olivier Dalston, www.daclam.com.br. Fonte: Nomenclatura Brasileira de Serviços e suas Notas Explicativas

Nenhum comentário: