LEGISLAÇÃO

quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

CLASSIFICAÇÃO DE MERCADORIAS



Suarda é o nome dado a uma gordura, viscosa e com odor bastante desagradável, retirada das águas saponáceas provenientes do desengorduramento da lã e do pisoamento dos tecidos (para saber sobre pisoamento veja: http://pt.texsite.info/Tecido_feltrado).
A suarda também é extraída das lãs gordurosas por meio de solventes voláteis (como por exemplo, o dissulfeto de carbono).
Em termos estritos a suarda, por não conter glicerídeos, é tida como uma cera ao invés de gordura.
A utilização imediata da suarda dá-se na preparação de lubrificantes ou para outros usos industriais, como por exemplo, no passado, na fabricação de certas graxas (hoje esse uso está descontinuado).
Já como matéria-prima a suarda serve para obtenção da lanolina, da oleína e da estearina.
A lanolina é o resultado do refino da suarda, obtida por depuração da suarda, tem consistência de unguento.
De acordo com o Merck Index (13ª Edição), a lanolina é reconhecida desde a antiguidade por suas propriedades emolientes. E mais, em termos químicos, a lanolina é uma cera, constituída por mistura de ésteres e poliésteres, que pode ser ainda separada (fracionamento por solvente) em óleo de lanolina e cera refinada de lanolina.
A lanolina é translúcida, levemente amarelada até a cor castanha, conforme o grau de refinação, é pouco alterável ao ar e apresenta odor característico. É muito solúvel em álcool fervente e insolúvel em água, mas pode, entretanto, absorver uma grande quantidade de água, transformando-se numa emulsão de consistência pastosa conhecida pela designação de lanolina hidratada.
A lanolina anidra utiliza-se principalmente para preparar lubrificantes, óleos emulsíveis ou aprestos. Hidratada ou emulsionada, a lanolina emprega-se sobretudo na preparação de unguentos ou de cosméticos.
Por destilação da suarda, sob a ação do vapor de água seguida de prensagem, pode separar-se um produto líquido, um produto sólido e um resíduo.
O primeiro, designado por oleína de suarda, é um líquido mais ou menos turvo, de cor castanho-avermelhada, com leve odor de suarda, solúvel em álcool, no éter dietílico, na essência de petróleo, etc. A oleína de suarda utiliza-se na fiação como produto lubrificante.
A parte sólida, chamada estearina de suarda, é uma matéria de aspecto ceroso, de cor amarelo-acastanhada, com odor acentuado de suarda, solúvel em álcool fervente e em outros solventes orgânicos. Emprega-se na indústria das peles e couros, para preparar matérias lubrificantes ou gorduras aderentes e para fabricação de velas ou de sabões.
O resíduo da destilação da suarda é designado de pez de suarda ou breu de suarda.
A suarda, a lanolina de suarda e a estearina de suarda são classificadas na posição 1505 do Sistema Harmonizado (SH), base da Nomenclatura Comum do Mercosul (NCM).
Já o pez ou breu de suarda deve ser classificado na posição 1522.
Cesar Olivier Dalston, www.daclam.com.br. Fontes: NESH, com adaptações, o site mencionado no texto e o Merck Index.

Nenhum comentário: