LEGISLAÇÃO

sexta-feira, 2 de dezembro de 2011

GREVE

Trabalhadores do setor aéreo ameaçam entrar em greve

Eles pedem 14% de reajuste salarial; Sindicato Nacional manteve a posição de 3%
.Do R7

...Cerca de 150 trabalhadores do setor aéreo se reuniam às 9h50 desta quinta-feira (1º) na avenida Vinte de Janeiro, na Ilha do Governador, na zona norte do Rio de Janeiro, para reivindicar reajuste salarial.

As negociações com as companhias aéreas terminaram em impasse na última quinta-feira (30) e os sindicatos ameaçam entrar em greve às vésperas das festas de fim de ano.

Os trabalhadores reduziram de 20% para 14% a demanda por reajuste no piso salarial e de 13% para 10% nas demais faixas. O Snea (Sindicato Nacional das Empresas Aeroviárias) manteve a posição de 3% de reajuste e não houve acordo.

Durante as negociações salariais do ano passado, os trabalhadores foram impedidos de realizar greve por decisão da Justiça do Trabalho. Eles também ameaçaram uma paralisação na época das festas de fim de ano.

Trabalhadores do Rio de Janeiro, de São Paulo, da Bahia, do Rio Grande do Sul, do Distrito Federal e de Pernambuco faziam protesto às 9h50 próximos ao Aeroporto Internacional Antônio Carlos Jobim. Policiais militares e a Guarda Municipal controlavam o trânsito.
http://noticias.r7.com/rio-de-janeiro/noticias/trabalhadores-do-setor-aereo-pedem-aumento-salarial-no-rio-20111201.html




Servidores municipais de Curitiba entram em greve na segunda-feira


Gota d’água foi de mensagem da Prefeitura na Câmara que acaba com direitos trabalhistas
Da Redação

Assembleia realizada ontem definiu pela paralisação dos servidores a partir da semana que vem (foto: Franklin de Freitas)Os servidores municipais de Curitiba aprovaram, em assembleia realizada na noite desta quinta-feira (1º), a deflagração de greve a partir da próxima segunda-feira. A assembleia foi chamada há mais de dez dias e, em princípio, trataria da proposta da Prefeitura de implantar a jornada de 30 horas semanais para apenas cinco categorias da saúde. Mas durante esta semana outros fatos levaram o Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Curitiba (Sismuc) a ampliar o leque de insatisfação.

Além de não oferecer nenhuma proposta nova que incluísse todas as categorias da saúde na nova jornada de 30 horas, a Prefeitura encaminhou para a Câmara de Vereadores mensagens que mexem na estrutura sindical e trabalhista do serviço público municipal. As mensagens alteram a Lei Orgânica do Município, e restringem o número de servidores de licença para atuar nos sindicatos. Segundo o Sismuc, tal mensagem também mexe na lei e alteraria direitos trabalhistas, como o fim da data base para negociação salarial, o fim da obrigação de se repôr automáticamente a inflação e a quebra da isonomia entre as categorias.

Tudo isso pode acontecer se a Prefeitura conseguir aprovar a proposta de emenda 035.00036.2011, que remove os incisos I e II do art. 30, o inciso XII do art. 80, o art. 81 e o art. 100 da Lei Orgânica do Município e o art. 9 dos Atos das Disposições Transitórias. “Essas mudanças estão sendo votadas na calada da noite e querem afetar totalmente a vida dos servidores públicos”, diz Marcela Bomfim, presidenta do Sismuc.

Se a proposta passar, o servidor pode ficar sem nenhum aumento em 2012. Ficar com “0% de reajuste”. Só para comparar, neste ano a Prefeitura foi obrigada a dar 6,5%, que era a reposição da inflação. Mas se a mensagem de emenda for aprovada permitirá que se dê reajuste para a categoria que se quiser em Curitiba, como no caso dos médicos e procuradores, que tiveram reajuste de salário neste ano deixando de fora os vencimentos dos demais trabalhadores.

Com isso, o que deveria ser uma greve das categorias da saúde excluidas das 30 horas, pode se tornar uma greve geral dos servidores. Amanhã, o Sismuc realiza um ato público alertando a população sobre o que está para acontecer com o funcionalismo. Na segunda, a paralisação começa com ato na Praça Santos Andrade e caminhada para a Prefeitura. Os servidores também podem fazer pressão durante a votação na Câmara.
http://www.bemparana.com.br/index.php?n=197979&t=servidores-municipais-de-curitiba-entram-em-greve-na-segunda-feira



Nenhum comentário: