LEGISLAÇÃO

quarta-feira, 7 de dezembro de 2011

PORTOS E LOGÍSTICA - 07/12/2011

Suape Global vê oportunidades de negócios


O presidente do complexo industrial, Frederico Amâncio, diz que Pernambuco vai se tornar um grande polo provedor de bens e serviços
Brasil Econômico e Redação

Não ser um grande produtor de petróleo não é problema para o vice-presidente do Complexo Industrial de Suape, em Pernambuco, Frederico Amâncio. O crescimento do Nordeste, segundo ele, será garantido pela industrialização voltada para a cadeia de fornecedores do setor de petróleo e gás, que já está em pleno desenvolvimento, mas que também visa atender a construção de refinarias e outros segmentos como automobilístico e de energia eólica.

No ano passado, a produção industrial na região Nordeste subiu 8,1% e em Pernambuco 10,2%, perto dos 10,5% registrados pelo Brasil como um todo.

De olho nos bilhões que serão investidos para compra de equipamentos com forte conteúdo nacional — somente a Petrobras vai investir US$ 224 bilhões até 2015, ainda com pouca parcela para o pré-sal — 21 empresas de fornecedores para o setor já se instalaram em Suape, sendo a mais recente a Jaraguá, de equipamentos industriais, além de quatro estaleiros, uma refinaria (Abreu e Lima) e empresas petroquímicas.

Sob a marca Suape Global, Amâncio vê espaço para Pernambuco se tornar um grande polo provedor de bens e serviços para a indústria de petróleo e gás dentro e fora do país. Para isso, grupos de estudos foram formados para estruturar a formação de profissionais e eventos como a recente Pernambuco Petroleum Business estão sendo realizados. No ano que vem, pela primeira vez Suape terá um estande na maior feira do setor, a OTC, em Houston, EUA.

“Estamos em processo de uma nova revolução industrial no país e o setor de petróleo é o que mais cresce, o objetivo é atrair o segundo e terceiro nível da cadeia de fornecedores. Para ter competitividade temos que ganhar escala”, alerta.

Situado na extremidade oriental da costa da América do Sul, o complexo de Suape tem a vantagem de contar com um porto a apenas oito horas de distância da costa americana e do Leste Europeu e ser interligado a 160 portos do mundo inteiro.

NTS 2012 - Nordeste Trade Summit

Atento ao crescimento do mercado no nordeste Brasileiro, o NetMarinha realiza o NTS 2012, evento de logística, transporte e comércio internacional, que será realizado dos dias um e dois de março, em Fortaleza, Ceará.

Informações: http://itajai.tradesummit.com.br/tradesummit/nts
http://www.netmarinha.com.br/NetMarinha-Noticias.aspx?action=detail&k=750&Suape-Global-ve-oportunidades-de-negocios
 
 
 

Nenhum comentário: