Porto do Recife lança licitação milionária
Concorrência visa contratar a dragagem do terminal. Em janeiro, será a vez de licitar área para uso comercial.
O Porto do Recife passará por um grande processo de dragagem e derrocagem. O trabalho que já havia sido feito entre 2009 e 2010 precisará ser aprimorado porque foi encontrada uma grande estrutura de pedra no fundo do mar, que espremeu o calado (distância do navio até o fundo do mar) para apenas 8 metros. O objetivo agora é ampliar essa profundidade para 11,5 m (semelhante ao Porto de Santos) e, assim, conseguir receber mais e maiores navios. As obras custarão R$ 23 milhões. A licitação será aberta às 10h desta quinta-feira (22).
Também será aberta, em 17 de janeiro, a licitação para exploração comercial das áreas não operacionais, que fazem parte do chamado Porto Novo. Trata-se de um investimento de R$ 100 milhões numa área de 32 mil m² e prazo de arrendamento à iniciativa privada de 25 anos, podendo ser renovado por mais 25 anos. O negócio poderá dobrar a receita do porto, atingindo, neste período, R$ 2 milhões. O edital prevê conclusão das obras para a Copa de 2014. A direção confirmou que a construtora Camargo Correa já adquiriu o edital.
Para 17 de janeiro de 2012, está marcada ainda uma reunião com a Fiat, em Betim, para oferecer o Porto do Recife como receptor das peças e equipamentos de montagem. "Somente de equipamentos importados são US$ 2,5 bilhões", afirmou Mendes.
Também será criado um ramal de trem com capacidade para chegar à Mata Norte e aos Estados do Rio Grande do Norte, Alagoas, Paraíba e Ceará. As atividades serão operadas pela Transnordestina Logística. "A partir de fevereiro ou março, já poderemos movimentar cargas", adiantou o presidente, Pedro Mendes. A parte turística está inclusa nos novos investimentos. Até 2014, a intenção é implantar um trem turístico entre o novo terminal de passageiros e o hotel na área do armazém 15.
Portos e Navios
Um ano após a inauguração, Porto de Itapoá começa a pensar na expansão
Expectativa para 2012 é aumentar em mais de cinco vezes a movimentação de cargas.
Um dos principais gargalos para a expansão do terminal de Itapoá, que completa hoje um ano de inauguração, foi derrubado. A entrada em operação da SC-415, rodovia que liga o porto ao acesso à BR-101, vai facilitar a entrada e saída de mercadorias e estimular a ampliação na circulação de cargas.
Nos seis meses de efetiva operação de navios, foram movimentados 51 mil contêineres. E a expectativa para 2012 é aumentar em mais de cinco vezes o movimento.
Segundo o diretor superintendente, Patrício Júnior, a ambição é superar 270 mil movimentações no ano.
— Com essa meta e sabendo que nossa capacidade de movimentos está entre 360 mil e 400 mil por ano, nós entraríamos em 2013 já batendo no nosso limite.
Nada mais natural que comecemos a pensar e a projetar já o que faremos para ampliar nossa estrutura, afinal, nós queremos ser o porto de Joinville —, afirma.
O executivo diz que o começo de 2012 representa uma fase de desenvolvimento do mercado, de conquista de parceiros comerciais e de saída de um período de lentidão, caracterizada pela desconfiança das empresas no projeto.
— A gente tem tudo ainda para melhorar. O porto estava como um cachorro correndo atrás do rabo, e hoje o cachorro saiu da inércia.
O que acontecia era que a gente tinha um projeto, mas as pessoas viam apenas como um projeto, não como uma realidade.
Hoje, eles veem o porto funcionando, com contêineres entrando e saindo. Estamos provando que Itapoá é uma opção.
A melhoria na infraestrutura, com a entrada em operação da rodovia, é uma carta na manga para atrair novos clientes, diz o executivo.
— Agora é esperar que 2012 traga também a expansão ferroviária para Itapoá.
Portos e Navios
Concorrência visa contratar a dragagem do terminal. Em janeiro, será a vez de licitar área para uso comercial.
O Porto do Recife passará por um grande processo de dragagem e derrocagem. O trabalho que já havia sido feito entre 2009 e 2010 precisará ser aprimorado porque foi encontrada uma grande estrutura de pedra no fundo do mar, que espremeu o calado (distância do navio até o fundo do mar) para apenas 8 metros. O objetivo agora é ampliar essa profundidade para 11,5 m (semelhante ao Porto de Santos) e, assim, conseguir receber mais e maiores navios. As obras custarão R$ 23 milhões. A licitação será aberta às 10h desta quinta-feira (22).
Também será aberta, em 17 de janeiro, a licitação para exploração comercial das áreas não operacionais, que fazem parte do chamado Porto Novo. Trata-se de um investimento de R$ 100 milhões numa área de 32 mil m² e prazo de arrendamento à iniciativa privada de 25 anos, podendo ser renovado por mais 25 anos. O negócio poderá dobrar a receita do porto, atingindo, neste período, R$ 2 milhões. O edital prevê conclusão das obras para a Copa de 2014. A direção confirmou que a construtora Camargo Correa já adquiriu o edital.
Para 17 de janeiro de 2012, está marcada ainda uma reunião com a Fiat, em Betim, para oferecer o Porto do Recife como receptor das peças e equipamentos de montagem. "Somente de equipamentos importados são US$ 2,5 bilhões", afirmou Mendes.
Também será criado um ramal de trem com capacidade para chegar à Mata Norte e aos Estados do Rio Grande do Norte, Alagoas, Paraíba e Ceará. As atividades serão operadas pela Transnordestina Logística. "A partir de fevereiro ou março, já poderemos movimentar cargas", adiantou o presidente, Pedro Mendes. A parte turística está inclusa nos novos investimentos. Até 2014, a intenção é implantar um trem turístico entre o novo terminal de passageiros e o hotel na área do armazém 15.
Portos e Navios
Um ano após a inauguração, Porto de Itapoá começa a pensar na expansão
Expectativa para 2012 é aumentar em mais de cinco vezes a movimentação de cargas.
Um dos principais gargalos para a expansão do terminal de Itapoá, que completa hoje um ano de inauguração, foi derrubado. A entrada em operação da SC-415, rodovia que liga o porto ao acesso à BR-101, vai facilitar a entrada e saída de mercadorias e estimular a ampliação na circulação de cargas.
Nos seis meses de efetiva operação de navios, foram movimentados 51 mil contêineres. E a expectativa para 2012 é aumentar em mais de cinco vezes o movimento.
Segundo o diretor superintendente, Patrício Júnior, a ambição é superar 270 mil movimentações no ano.
— Com essa meta e sabendo que nossa capacidade de movimentos está entre 360 mil e 400 mil por ano, nós entraríamos em 2013 já batendo no nosso limite.
Nada mais natural que comecemos a pensar e a projetar já o que faremos para ampliar nossa estrutura, afinal, nós queremos ser o porto de Joinville —, afirma.
O executivo diz que o começo de 2012 representa uma fase de desenvolvimento do mercado, de conquista de parceiros comerciais e de saída de um período de lentidão, caracterizada pela desconfiança das empresas no projeto.
— A gente tem tudo ainda para melhorar. O porto estava como um cachorro correndo atrás do rabo, e hoje o cachorro saiu da inércia.
O que acontecia era que a gente tinha um projeto, mas as pessoas viam apenas como um projeto, não como uma realidade.
Hoje, eles veem o porto funcionando, com contêineres entrando e saindo. Estamos provando que Itapoá é uma opção.
A melhoria na infraestrutura, com a entrada em operação da rodovia, é uma carta na manga para atrair novos clientes, diz o executivo.
— Agora é esperar que 2012 traga também a expansão ferroviária para Itapoá.
Portos e Navios
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