LEGISLAÇÃO

quarta-feira, 14 de dezembro de 2011

PORTOS E LOGÍSTICA - 14/12/2011

Greve pode afetar voos a partir de 22 de dezembro


Aeronautas e aeroviários ameaçam entrar em greve no dia 22 de dezembro, depois do fracasso de reuniões com representantes das companhias aéreas para negociar o reajuste das categorias. Os sindicatos que representam pilotos, comissários e equipes de solo pedem 10% de aumento salarial e 14% sobre os pisos, porém as aéreas mantêm a oferta de 3% sobre os salários e aumento igual à inflação acumulada em 12 meses sobre os pisos (cerca de 6%).

Com a expectativa de que o número de passageiros embarcando em dezembro atinja 16 milhões, 13,6% superior ao de igual mês do ano passado. De acordo com a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), uma paralisação às vésperas do Natal e do ano-novo pode conturbar o sistema aeroportuário, que já opera no limite.

Os representantes dos trabalhadores classificam a proposta das empresas de "provocativa" ante o movimento de aumento dos preços das passagens promovido pelas aéreas nos últimos meses. As companhias, porém, alegam que não podem dar um porcentual mais elevado por causa das perdas ao longo do ano. No terceiro trimestre, a TAM e a Gol, líderes no mercado doméstico, tiveram prejuízo líquido de R$ 619,7 milhões e R$ 516,5 milhões, respectivamente
http://www.dgabc.com.br/News/5931791/greve-pode-afetar-voos-a-partir-de-22-de-dezembro.aspx





Cruzeiro alemão atraca, mais uma vez, em Paranaguá, neste fim de semana


A chegada do navio Aida Cara, cruzeiro da Companhia Aida Cruises, com capacidade para cerca de 1,3 mil passageiros, movimentou, há cerca de um mês, o Porto de Paranaguá e a região litorânea do Estado. Neste sábado, dia 17, o mesmo navio da empresa alemã vai atracar novamente no terminal do Porto, uma parada que os empresários aguardam com a expectativa de fechar negócios e, também, aproveitar a oportunidade para divulgar os atrativos do litoral paranaense para turistas de diversas nacionalidades.

A operação para preparar o receptivo dos passageiros envolve, mais uma vez, tanto o poder público quanto a iniciativa privada. Empresas que integram o Núcleo de Turismo Receptivo, em parceria com Agência de Desenvolvimento do Turismo Sustentável do Litoral do Paraná (Adetur Litoral), com o apoio do Sebrae/PR, estão envolvidas na logística do receptivo para, além de receber os visitantes, também comercializar roteiros de curta duração.

Entre as opções de roteiros oferecidos estão visita à Ilha do Mel, passeio de barco pela Baía de Paranaguá, as cidades do Litoral, visitar Guaratuba e fazer caminhada no centro histórico de Paranaguá. Os primeiros passeios devem começar às 9 horas.

Para o comércio local, o Sebrae/PR ainda organizou, em parceria com a Fundação Municipal de Turismo de Paranaguá (Fumtur) e com a Associação Comercial, Industrial e Agrícola de Paranaguá (ACIAP), uma oficina para preparar empresários do pequeno varejo a potencializar as vendas, aproveitando o aumento do fluxo de pessoas em Paranaguá e municípios da região.

Segundo o secretário de Estado do Turismo Faisal Saleh, o Paraná possui potencial para se tornar um polo receptivo e emissor de cruzeiristas, pois, de acordo com estudo realizado pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), é considerado o terceiro estado emissor de passageiros para cruzeiros marítimos, superado apenas por São Paulo e Rio de Janeiro. "A inserção do litoral paranaense na escala de parada dos navios nos cruzeiros marítimos que circulam pela costa brasileira, vai promover uma nova dinâmica ao desenvolvimento do turismo náutico no Paraná", diz Faisal.

A consultora do Sebrae/PR e gestora do projeto Turismo no Litoral do Paraná – Emoções o Ano Inteiro, Patrícia Albanez, salienta que a vinda do cruzeiro Aida Cara, em novembro, teve um saldo positivo e gerou lucro para os empresários da região litorânea. “Ao todo, 225 pacotes foram vendidos pelas agências de receptivo, tanto o receptivo oficial, aquele que comercializa pacotes e roteiros dentro do navio, como na operação em terra, realizada pelo Núcleo de Turismo Receptivo, empresas que são atendidas pelo Sebrae/PR”, conta.

“O impacto econômico e a visibilidade dados à região motivam ainda mais os empresários a se prepararem para a chegada do próximo cruzeiro, no sábado. Essa motivação envolve todo o trade turístico da região, como restaurantes, barqueiros, operadoras e artesãos”, reforça Aldo Cesar Carvalho, coordenador estadual de Turismo e Artesanato do Sebrae/PR.

A operação para planejar o processo de logística e infraestrutura para receber os turistas envolve, de acordo com o coordenador estadual do Sebrae/PR, esforços do poder público, como a Secretaria de Estado do Turismo (SETU), a Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (APPA), prefeituras locais, entidades ligadas ao setor de turismo, além de empresários.

Patrícia Albanez diz que os empresários do Núcleo de Turismo Receptivo ressaltaram que os turistas que desembarcaram do navio Aida Cara elogiaram os passeios e se encantaram com as belezas, especialmente as paisagens e as aves da região. “A gastronomia local também foi muito apreciada, com destaque para bebidas como a cachaça e caipirinha. O destino mais vendido pela operação em terra foi para a Ilha do Mel, num total de 65 pacotes, além das vendas feitas pela pelo receptivo oficial”, conta a consultora do Sebrae/PR.

Potencial

Em março de 2010, a chegada de outro cruzeiro, de bandeira holandesa, também movimentou a cidade histórica de Paranaguá. Na época, o navio da empresa Holland América, com capacidade para mais de 1,5 mil passageiros, ficou atracado no Porto durante um dia.

Para a ocasião, uma operação também foi realizada para receber os turistas, com uma parceria bem-sucedida entre a Adetur Litoral e o Núcleo de Turismo Receptivo.

Na avaliação de Patrícia Albanez, Paranaguá passa a ser uma opção na rota de cruzeiros marítimos. “Há uma saturação dos portos para os navios de cruzeiros, tanto na costa brasileira quanto na costa da América do Sul. As companhias estão procurando alternativas e Paranaguá entra como um novo produto, que, por enquanto, está em fase de teste. Outro fator é a contínua procura pelo Brasil como destino turístico, já que o País será sede de grandes eventos esportivos e ocupa uma posição de destaque no BRICS (sigla que corresponde ao agrupamento de Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul)”, observa.

De acordo com a consultora do Sebrae/PR, o projeto para a criação de um terminal de passageiros no Porto de Paranaguá, que vem sendo discutido, é uma oportunidade para fomentar a vinda de outros cruzeiros ao Paraná. “Mas é importante ressaltar que, mesmo sem um terminal de passageiros, todas as recepções montadas para a vinda desses navios não são amadoras. São profissionais”, diz Patrícia Albanez.

O diretor do Departamento de Estruturação, Articulação e Ordenamento Turístico da Secretaria Nacional de Políticas de Turismo, órgão vinculado ao Ministério do Turismo (MTur), Ricardo Martini Moesch, estará em Paranaguá, no sábado, para acompanhar o receptivo do Aida Cara.

Rafael Andreguetto, superintendente da Ecoparaná, instituição de serviço social autônomo vinculada à SETU, que, por meio de contrato de gestão, tem a responsabilidade de idealizar projetos e ações relacionadas à promoção da atividade turística, conta que um grupo de trabalho de Turismo Náutico foi criado pelo Governo do Paraná.

“O objetivo do GT Náutico é articular ações para o fomento do turismo. Fazem parte do grupo membros permanentes, como a Ecoparaná, a SETU, a Secretaria de Infraestrutura e Logística e APPA, além de instituições convidadas como o Sebrae/PR. Já produzimos um caderno com informações do litoral do Paraná, que foi entregue ao GT Náutico Nacional. A ideia é mostrar que o Paraná pode receber cruzeiros, além de ser um estado que corresponde ao terceiro mercado emissor de cruzeiristas do Brasil”, explica Andreguetto.

O superintendente da Ecoparaná ainda observa que o navio alemão Aida Caida tem duas paradas previstas para o Porto de Paranaguá, uma em janeiro e outra em fevereiro. “Estamos em fase de discussão com outras bandeiras, para mais quatro paradas nesta temporada”, diz.

Mercado

Segundo dados da Associação Brasileira de Cruzeiros Marítimos (Abremar), dos mais de 792 mil hóspedes que embarcaram em viagens de navio na última temporada de Cruzeiros Marítimos, com início em outubro de 2010 e término em maio deste ano, 99.029 eram estrangeiros, número que representa 12,5% do total de cruzeiristas.

Juntamente com os tripulantes, os turistas estrangeiros foram responsáveis por 28% dos gastos nas cidades escala, tendo movimentado R$ 150 milhões com passeios turísticos, alimentos e bebidas, transporte, souvenir e presentes em geral nos municípios.

Os dados fazem parte de um levantamento feito pela FGV a pedido da Abremar.
http://www.paranashop.com.br/colunas/colunas_n.php?op=turismo&id=31853





Terminal inicia testes para movimentar 5 mil contêineres por mês


Operação da Brado Logística fará da cidade ponto de passagem para produção de SP e MG.

O início dos testes operacionais nesta terça-feira (13) de um terminal de cargas que concilia rodovias e ferrovias em Araraquara também prepara a cidade para ser um ponto estratégico para o escoamento mensal de até 5 mil contêineres carregados com parte da produção agroindustrial de algumas das principais regiões de São Paulo e Minas Gerais.

A capacidade de transporte é uma das poucas informações que a Brado Logística – que resulta da fusão das empresas América Latina Logística (ALL) e Standard Logística – confirma sobre o Terminal Intermodal Rodoferroviário de Araraquara. O número, que excede em 3 mil contêineres/mês o volume anunciado no site da empresa, é um dos indícios dos reflexos para a economia local.

A partir do dia 26 de janeiro de 2012, quando as operações efetivamente começarem, cerca de 50 pessoas estarão contratadas pela empresa para fazer o terminal de 242 mil metros quadrados funcionar. Até julho, serão 200 empregados.

O “porto seco” também deve movimentar cifras muito superiores aos R$ 10 milhões investidos na sua construção, que dispõe de estrutura para armazenagem de produtos frigoríficos e secos. Porém, esse é um número que a Brado cuidará para manter em sigilo para evitar especulações no mercado de ações envolvendo seus acionistas, sócios e investidores.

Prova de que o negócio movimentará robustas quantias de dinheiro é o interesse que ele despertou nas vizinhas Araraquara e Américo Brasiliense. A construção na fronteira dos municípios provocou uma disputa entre as prefeituras para ficar com o registro oficial da empresa – e com os impostos também.

A escolha por Araraquara para a instalação do terminal deve-se à concentração de plantações de cana-de-açúcar e laranja na região: a Brado almeja ter como clientes empresa do setor sucroalcooleiro da região.

Além de cargas de açúcar e cítricos, serão transportados carne e papel, atendendo pólos produtores de São José do Rio Preto, Ribeirão Preto, Barretos e do sul de Minas Gerais.

Os produtos, destinados principalmente à exportação, serão escoados até o porto de Santos.

O teste desta terça-feira é também uma apresentação que a empresa fará a seus potenciais clientes para tentar convencê-los das vantagens do transporte integrado e planejado no escoamento de mercadorias.
EPTV / Felipe Turioni
http://portosenavios.com.br/site/noticiario/portos-e-logistica/13261-terminal-inicia-testes-para-movimentar-5-mil-conteineres-por-mes


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