Porto de Santos ganhará novo terminal de veículos em 2012
O Porto de Santos ampliará sua infraestrutura para o embarque e o desembarque de veículos e cargas ro-ro no próximo ano, com a instalação de seu segundo terminal especializado nesse tipo de operação. A medida foi anunciada na manhã desta terça pelo presidente da Companhia Docas do Estado de São Paulo (Codesp), José Roberto Correia Serra, em entrevista exclusiva a A Tribuna.
As cargas ro-ro (ou roll-on roll-off) são aquelas levadas para dentro dos navios ou retirada deles sobre “pneus” (carretas), através de pontes instaladas na lateral ou na popa (parte de trás) dos cargueiros. É por essas pontes que também ocorrem o carregamento ou o descarregamento de veículos.
O novo terminal será implantado na região de Prainha, na Margem Esquerda do Porto (Guarujá). A unidade terá uma área de 200 mil metros quadrados e 550 metros de cais acostável. Ela fica ao lado da primeira instalação do complexo especializada na operação de carros e cargas ro-ro, o Terminal de Exportação de Veículos (TEV), administrado pelo Grupo Santos Brasil, que já explora o Terminal de Contêineres, o Tecon, também em Guarujá. A futura instalação será a terceira área do Porto onde ocorre o embarque ou o desembarque de veículos. Além do TEV, o Cais do Saboó, na Margem Direita (Santos), é utilizado para esse tipo de operação.
Inicialmente, a área de Prainha seria utilizada para a construção de um terminal de contêineres, com capacidade para operar 800 mil TEUs (unidade equivalente a um contêiner de 20 pés) por ano. O empreendimento era avaliado em US$ 350 milhões e despertou o interesse de empresas como Santos Brasil e Localfrio.
Segundo o presidente da Codesp, José Roberto Serra, a mudança na destinação de Prainha se deve ao aumento da demanda por áreas para a movimentação de carros e caminhões.“Nossos terminais de contêineres têm planos de ampliação e outros, como a Embraporte a BTP (ambos em construção), vão entrar em operação e aumentar a capacidade de Santos para operar contêineres. Mas detectamos a necessidade de mais áreas para ro-ro. Por isso Prainha será destinada a esse tipo de serviço”, afirmou o executivo.
A Tribuna
Suape terá licitação para outorga de porto seco
A Receita Federal do Brasil na 4ª Região Fiscal autorizou a abertura de licitação para outorga de um porto seco para carga geral e frigorificada na região do complexo industrial portuário de Suape, em Pernambuco. Segundo a decisão, o prazo de permissão será de 25 anos, podendo ser renovável por outros dez. O edital relativo à licitação e o contrato de permissão deverão observar padrões aprovados em ato da Secretaria da Receita Federal.
De acordo com a portaria 555, publicada no Diário Oficial da União do último dia 16 de dezembro, a decisão considerou que os recintos alfandegados demandados pelo porto encontram-se trabalhando no limite de suas capacidades e que é crescente o número de empresas em instalação no complexo e em seu entorno. A portaria também aponta a necessidade de implantação de serviços aduaneiros compatíveis com as exigências ditadas pela expansão prevista para a movimentação de cargas importadas e destinadas a exportação no porto nos próximos anos.
O empreendimento deverá ser instalado nos municípios de Jaboatão dos Guararapes, Cabo de Santo Agostinho ou Ipojuca, localizados na região metropolitana do Recife (PE). Essas áreas serão destinadas à prestação dos serviços públicos de movimentação e armazenagem de mercadorias importadas ou a exportar, sob controle aduaneiro.
Da Redação
http://www.portosenavios.com.br/site/noticiario/portos-e-logistica/13356-suape-tera-licitacao-para-outorga-de-porto-seco
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