LEGISLAÇÃO

quarta-feira, 28 de dezembro de 2011

PORTOS E LOGÍSTICA - 28/12/2011


Paranaguá muda para recuperar cargas de milho e soja

O Porto de Paranaguá se prepara para recuperar cargas a granel, especialmente soja e milho, que haviam migrado a outros portos nos últimos anos por entraves burocráticos e de estrutura, e estabelecer novo pico de movimentação em 2012, disse o superintendente do porto paranaense.

"Estamos fazendo um trabalho intenso para recuperar cargas neste ano, especialmente o milho e a soja, que foram para portos como Santos e São Francisco", afirmou o superintendente do porto, Airton Vidal Maron. Ele estima um aumento da ordem de 2,5 milhões de t no volume de milho e soja embarcado pelo porto em 2012, se comparado a este ano.

No acumulado deste ano até novembro, foram embarcadas 6,7 milhões de t da oleaginosa, maior volume desde as 5,9 milhões de t registradas em 2003. O superintendente explica que o porto havia perdido sua fatia no transporte a granel em meio à burocracia para embarque de grãos transgênicos, que chegou a ser proibido em 2003. Desde então a movimentação dos produtos geneticamente modificados foi feita com restrições, sendo completamente retomada em 2007.

Paranaguá, atualmente, é o terceiro maior porto brasileiro no ranking de carga movimentada e o segundo maior em termos de receita. Neste ano, o corredor de exportação do porto, que escoa soja, farelo de soja, milho, açúcar e trigo, movimentou o maior volume desde 2001, totalizando 13,9 milhões de t, até 26 de dezembro.

Outro fator que afetou o desempenho do porto no período foi a falta de dragagem em áreas específicas do porto. Sem este trabalho para aprofundar os berços, operadores se viam obrigados a carregar grandes navios - como os Panamax, que levam entre 65 e 75 mil t - com um volume menor que sua capacidade total, o que acabava encarecendo o custo do frete.

Atualmente, 95% da carga de soja transportada pelo porto paranaense é transgênica. Além disso, a dragagem nos berços realizada em 1º de semestre deste ano já permite receber e carregar navios Panamax em sua plena capacidade. Maron atribuiu esta recuperação a modificações necessárias para segregar grãos transgênicos dos convencionais e a realização da dragagem dos berços.

"Nosso objetivo é movimentar o máximo de cargas possível. Nossa obrigação é pavimentar (este caminho)", afirmou. Em janeiro, o porto inicia um projeto de 45 milhões de dragagem de manutenção. O porto conta ainda mais dois projetos: um de dragagem de manutenção e outro de aprofundamento da profundidade para receber navios de grande calado. Atualmente, Paranaguá tem trechos com 8 m, 10 m e 12 m, mas segundo ele a meta é chegar a 16 m, o que permitiria carregar navios maiores, de cerca de 120 mil t.

Segundo ele, a meta é melhorar a movimentação dos navios, elevando a produtividade, ou a capacidade de carregar plenamente as embarcações com um tempo menor. "Isso reduz o custo Brasil", ressaltou.

Planos
Para 2012, a Appa está trabalhando no projeto de "repotenciamento" do corredor de exportação. Orçado em R$ 700 milhões, o projeto deve duplicar a capacidade nominal de embarque de grãos: de nove para 18 mil t por hora, informou.

"É um projeto para ser implementado em um prazo de três anos", afirmou Maron. Até março, a Appa deve concluir o projeto que deve contar com recursos do governo federal. "Possivelmente, poderá ser incluído no PAC (Programa de Aceleração de Crescimento), mas também pode até ter recursos próprios", acrescentou.

Além disso, a Appa tem outro projeto de construção de novas instalações de armazenagem de granéis. Segundo o porto, com a conclusão destas obras nos próximos anos, a Appa irá ampliar a capacidade de armazenagem do corredor de 950 mil t para 1,5 milhão de t.
Terra


Nenhum comentário: