LEGISLAÇÃO

sexta-feira, 30 de dezembro de 2011



BOAS INTENÇÕES DE ANO-NOVO

Fim de ano, época de confraternizar e de fazer balanço dos resultados alcançados. Não apenas balanços financeiros anuais, para prestação de contas aos sócios, inclusive o majoritário - o Tesouro Nacional -, mas também avaliações estratégicas da nossa vida e da empresa para os tempos futuros.
É notável a crescente profissionalização de trabalhadores e empresários, a par e passo com o aumento da competitividade do mercado, o que é bom para os consumidores, bem como para empresas e profissionais que se mantenham atualizados.
Nesse sentido, apresento algumas sugestões para uma lista de propostas de ações para 2012, em busca do crescimento pessoal e empresarial.
Melhorar o domínio da língua nacional e da inglesa. Por melhor que escrevamos, há muito espaço para melhoria, o revisor da Aduaneiras, intermediário entre meu texto e os leitores, não há de me deixar mentir. Para isso, contratar um professor, ou professora, de português e de inglês, para ministrar aulas no ambiente de trabalho, é uma ótima alternativa.
Ampliar conhecimentos sobre comércio exterior. Além das alternativas de cursos externos, também podem ser desenvolvidos cursos no ambiente de trabalho, ou mesmo se estabelecer uma boa biblioteca. Nesse sentido, basta adquirir um ou dois livros por mês, e, por que não, designar para cada livro um funcionário para lê-lo, resumi-lo e apresentá-lo aos demais, em uma micropalestra de meia hora? Serve também como treinamento de como falar em público.
Ampliar mercados. No dia a dia nos envolvemos com os nossos clientes e mercados atuais, procurando resolver da melhor maneira possível todos os pequenos - e grandes - problemas diários que ocorrem. Pode ocorrer que nos esqueçamos de prospectar um novo mercado. Para isso, basta escolher um país, de preferência longe daqueles com os quais estamos acostumados a lidar, e começar a trabalhar nisso. São cinco os continentes, com muitas oportunidades.
Melhorar produtos. Benchmark é o nome. O que nossos concorrentes estão fazendo? O que nossos clientes acham que é menos bom naquilo que vendemos? Vamos melhorar e aumentar nossas vantagens competitivas.
Melhorar os procedimentos. Com o tempo, nossas rotinas podem ficar menos eficazes. Melhor revê-las, colocá-las por escrito, eliminar as redundâncias, simplificá-las se for possível. Com rotinas melhores, nossos custos caem e nossos tempos de resposta são reduzidos. Tudo de bom.
Aqui estão várias sugestões. Que tal implementar algumas?
Desejo muito sucesso em 2012!
Autor(a): PAULO WERNECK
Fiscal aduaneiro, escritor, professor
Aduaneiras

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