LEGISLAÇÃO

quinta-feira, 22 de setembro de 2011

PORTOS E LOGÍSTICA - 22/09/2011

Empresas fazem parceria para transporte ferroviário de contêineres

A Brado Logística e a Libra Logística fecharam um contrato para transportar 6.500 contêineres por ano, com previsão de chegar a 24 mil contêineres anuais, pela malha ferroviária, segundo informações da Brado. A ideia é oferecer mais competitividade, confiabilidade e sustentabilidade.

Além disso, elas veem o serviço como a oferta de maior custo/benefício para importadoras e exportadoras que utilizarem o complexo portuário santista. Ele passará a ser uma opção melhor para os usuários, que atualmente dependem totalmente do transporte rodoviário.

Esse contrato representa um grande salto sobre o atual volume transportado pela Brado, que para atender a demanda da Libra deve utilizar vagões Spine Car de 80`, adquiridos recentemente.O modelo, especialmente desenvolvido para a Companhia, possui 26 metros de comprimento e capacidade para 130 toneladas, transportando o dobro de cargas por via férrea, com estrutura para operações em dois contêineres de 40`, quatro de 20` ou três de 20’, em apenas um nível.

Já foram compradas novas locomotivas que farão o trajeto ferroviário entre o Libraport, Porto Seco da Libra em Campinas, e o Libra Terminal Valongo - TEVAL, na retroárea do Porto de Santos. De acordo com o presidente da Brado Logística, José Luis Demeterco, o contrato das empresas é um marco no Brasil na questão de intermodalidade, por mostrar claramente uma solução para o congestionamento no Porto de Santos.

O diretor geral da Libra Logística, Sebastião Furquim, afirma que "a parceria proporcionará o início de um serviço de transporte ferroviário regular, entre Campinas e a margem direita do Porto de Santos".
Guia Marítimo





Novo píer de Porto Belo faz dobrar número de navios

Licitação para as obras de reurbanização do entorno será aberta hoje, quarta-feira.

Entre 4 de novembro deste ano e abril de 2012, Porto Belo terá 55 escalas de navios transatlânticos. É mais do que o dobro da temporada passada, que somou 26 escalas. ara a prefeitura de Porto Belo, o incremento, que já anima o comércio local, tem explicação: o novo píer da cidade.

A licitação para a segunda etapa da obra será aberta hoje, quarta-feira. O trabalho compreende a reurbanização do entorno, incluindo a Praça dos Pescadores.

O Píer Municipal de Porto Belo tem 185 metros de comprimento e possibilita, ao mesmo tempo, a atracação de seis barcos de transporte de passageiros, os chamados tenders.

O antigo trapiche, que será desativado até o início da temporada, é suficiente apenas para duas embarcações. Por impossibilidade de navegação, os transatlânticos ficam ancorados atrás da Ilha de Porto Belo. De lá, os turistas são trazidos pelos tenders.
Na próxima temporada, durante os seis meses de escalas de navios de passageiros, Porto Belo receberá quase oito vezes mais turistas do que a população atual, que é de 16 mil habitantes. A vinda das 126 mil pessoas por meio das embarcações turísticas é sinônimo de lucro entre o comércio local.

A construção do píer, que começou no final de 2009, sofreu atrasos. Previsto para ser concluído em novembro de 2009, o píer começou a receber visitantes na metade deste ano. O incidente em que estacas cederam, aliado ao mau tempo e condições inadequadas de maré, prejudicou o andamento da obra.

O investimento é de R$ 1,8 milhão. Os recursos virão dos governos municipal, estadual e federal. Ainda não há data para a inauguração oficial.
Portos e Navios 




Centro de logística de R$ 200 milhões será implantado no Norte do Paraná

O governador Beto Richa recebeu ontem, terça-feira (20/09) empresários que vão construir em Cambé, município vizinho de Londrina, um dos maiores condomínios logísticos em implantação em cidades do interior do Pa´si. O empreendimento terá 125 mil metros quadrados e o investimento previsto é de R$ 200 milhões. “Iniciativas como esta têm total apoio do governo do Estado porque estão em sintonia com a política de promover o desenvolvimento e a industrialização do Paraná de forma homogênea”, disse Richa.

O fortalecimento da infraestrutura e da logística é determinante para atrair a instalação de novas indústrias no Paraná e faz parte das prioridades do governo estadual. “Esta é a primeira coisa que uma empresa avalia quando pretende iniciar um novo empreendimento”, argumenta o construtor Abílio Menezes, um dos parceiros do projeto.

A capacidade de o condomínio gerar empregos na região foi destacada pelo prefeito de Cambé, João Pavinato. Na fase da construção dos armazéns modulares são gerados 750 empregos diretos e indiretos a cada 30 mil metros quadrados. Quando em operação, são gerados 600 empregos. “A atração de indústrias aumenta a arrecadação, gera emprego e renda e melhora a qualidade de vida da população”, disse.

A escolha do local para a instalação do condomínio logístico foi estratégica. Fica a 800 metros do trevo entre as rodovias PR-445 e a BR-369, o que reduz o deslocamento das mercadorias aos pontos de distribuição e exportação como Cascavel, Foz do Iguaçu e os portos de Paranaguá e de Itajaí.

“É um forte atrativo para indústrias se instalarem na região, porque o condomínio oferece espaço dimensionado de acordo com as necessidades do cliente, serviço de portaria única, refeitório e apoio administrativo”, explica Juliana Assis, representante da SGO Construções, a maior operadora nacional do setor, com 35 condomínios no Brasil.

“O condomínio adota o sistema cross docking, processo de distribuição em que a mercadoria recebida é redirecionada sem uma armazenagem prévia, o que reduz o tempo e aumenta a eficiência do serviço”, explicou Renato Festugato, da ERefen Construtora, outra parceira do empreendimento.
Portos e Navios 




Dragagem é retomada no Complexo do Itajaí

A dragagem de aprofundamento dos canais de acesso e bacia de evolução do Complexo Portuário do Itajaí foi retomada com a chegada da draga Kaishuu, de propriedade da empresa belga Jan de Nul, de acordo com informações da Autoridade Portuária.

Segundo estimativas da empresa, contratada pela SEP (Secretaria de Portos da Presidência da República) para a execução dos serviços, os trabalhos de aprofundamento para -14 metros devem levar de seis a oito semanas.

Segundo a última batimetria realizada, o Complexo opera com profundidades de 11,5 metros no canal externo, 10,5 metros no canal externo e 9,5 metros na bacia de evolução. Um novo estudo batimétrico está em andamento e os resultados deverão ser divulgados ainda nesta semana.
Guia Marítimo




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