LEGISLAÇÃO

quarta-feira, 14 de setembro de 2011

CLASSIFICAÇÃO DE MERCADORIAS - 14/09/2011

CLASSIFICAÇÃO DE VELUDOS E PELÚCIAS
Os veludos e pelúcias são tecidos de urdidura e trama constituídos, pelo menos, por três séries de fios, isto é:

1) Os fios de urdidura;

2) Os fios isolados de trama, esticados, que formam a base (urdidura e trama de base); e

3) Os fios de urdidura e os fios isolados de trama que formam, sobre a totalidade ou parte da superfície (em geral, em uma única face, mas, às vezes, nas duas), os pêlos (tufos) ou anéis.

Entre esses tecidos, de uma maneira geral, os veludos são os que apresentam pêlos ou anéis curtos e levantados. Já as pelúcias têm os pêlos ou anéis mais compridos e, às vezes, ligeiramente deitados.

Os veludos e pelúcias cortados denominam-se “obtidos por urdidura” quando os pêlos ou os anéis da sua superfície são produzidos por fios da urdidura (denominados “fios de urdidura do pêlo”).

Esses tecidos obtêm-se, em geral, durante a tecelagem, fazendo-se levantar a urdidura do pêlo com varetas metálicas dispostas no sentido da trama. Formam-se assim anéis que se cortam, quer no decurso da tecelagem, quer posteriormente; desta maneira, fabricam-se os veludos e pelúcias denominados “cortados” ou “aveludados”. Se os anéis se mantêm intactos, os veludos e pelúcias denominam-se “anelados”, “frisados” ou “não cortados”.

Nos veludos e pelúcias obtidos por urdidura, os anéis e pêlos são fixados pelos fios da trama da base.

Os veludos e pelúcias obtidos por urdidura podem também ser fabricados tecendo-se frente a frente dois tecidos que apresentem uma urdidura suplementar comum, que vai de um a outro; esta urdidura é depois cortada, obtendo-se, simultaneamente, dois veludos ou duas pelúcias de superfície aveludada (veludos denominados dupla face).

Os veludos e pelúcias cortados denominam-se “obtidos por trama” quando os pêlos são formados por fios de trama (denominados “fios de trama do pêlo”). Fabricam-se geralmente fazendo-se passar alternadamente os fios de trama do pêlo por baixo de certos fios da urdidura, depois por cima de vários fios da urdidura vizinhos, nos quais a trama do pêlo forma fios ondeantes. Estes fios ondeantes de trama são cortados depois da tecelagem, formando os pêlos.

Obtém-se resultado semelhante dispondo-se varetas metálicas paralelamente aos fios de urdidura e cortando-se a trama do pêlo durante a tecelagem. Nos veludos e pelúcias obtidos por trama, os pêlos fixam-se, consequentemente, pelos fios de urdidura da base.

A classificação dos veludos e pelúcias deve ser feita na posição 5801 do Sistema Harmonizado, base da Nomenclatura Comum do Mercosul.
Cesar Olivier Dalston, www.daclam.com.br. Fonte: SH e NESH com adaptações.



Nenhum comentário: