LEGISLAÇÃO

quinta-feira, 15 de setembro de 2011

PORTOS E LOGÍSTICA - 15/09/2011

Porto de Itajaí deve ser reaberto até o fim da semana
Fechado desde a última quinta-feira, devido às chuvas que atingiram Santa Catarina e provocaram a cheia do Rio Itajaí-Açu, o Porto de Itajaí deverá ser reaberto até o fim desta semana. A previsão foi anunciada na tarde desta terça pela Autoridade Portuária de Itajaí, após uma análise preliminar da empresa de dragagem Jan de Nul mostrar que o assoreamento nos canais de acesso desta vez foi menor do que o registrado em 2008.

A empresa ainda realiza a batimetria (verificação de profundidade) do canal de acesso, que foi iniciada na manhã de ontem. Os resultados deverão ser entregues à Autoridade Portuária até sexta-feira.

Em2008, o complexo catarinense teve três dos seus quatro berços destruídos pela força da chuva que durou 50 dias e provocou estragos em todo o estado. Na ocasião, o porto ficou fechado por alguns dias, deixando de movimentar US$ 201 milhões. A reconstrução foi concluída no final do ano passado. Foram investidos R$ 350 milhões.

Desta vez, apenas o berço 1, atualmente operado pela APM Terminals (empresa da armadora Maersk), foi avariado. O dano foi causado pelas chuvas, que aumentaram o nível do rio e a força da correnteza. O trecho do cais sofreu um recalque, ou seja, um rebaixamento entre 15 e 20 centímetros.
A Tribuna





Polícia prende piratas suspeitos de ataques a embarcações
A Polícia Civil do Pará prendeu uma quadrilha de piratas suspeita de ter realizado diversos ataques a embarcações em rios nas regiões de Belém, Baixo-Tocantins e ilha do Marajó.

A “Operação Carnapijó II” da Delegacia de Crimes Fluviais prendeu oito pessoas que participariam o grupo, entre elas uma mulher que seria responsável pelo transporte das armas usadas nos assaltos às embarcações.

A quadrilha é investigada por 70% dos ataques fluviais registrados no estado desde o início do ano, dentre eles os recentes o assalto ao barco Soure na baía do Marajó em junho.

Eles também são apontados por envolvimento nos assaltos aos barcos "Príncipe da Paz", no início de 2011, e "Arca da Aliança de Anajás", em julho, quando uma estudante foi morta com um tiro.

Dentre os presos nesta sexta-feira, quatro foram em Belém e outros quatro, na cidade de Tucuruí. Um dos presos usava identidade falsa e era procurado há cerca de cinco anos.

Com a quadrilha foram apreendidos R$ 11 mil em dinheiro, diversos telefones celulares, espingarda e dois motores de popa.
Centronave




Técnicos constatam recalque no Berço 01 do Porto de Itajaí
O corpo técnico contratado para vistoriar as avarias no berço 01 do Porto de Itajaí constatou que o rebaixamento - entre 15 e 20 centímetros, ocorrido em alguns pontos do berço operado pela APMT (APM Terminals Itajaí) - foi ocasionado por acentuado aprofundamento ocorrido em frente àquele ponto do cais. A avaliação foi acompanhada pelos superintendentes do Porto de Itajaí e da APMT, engenheiro Antônio Ayres dos Santos Júnior e Walter Joos, respectivamente; pelo diretor técnico do Porto André Pimentel e por representantes da Secretaria de Portos da Presidência da República (SEP).

Ayres explica que, de acordo com estudo de batimetria realizado na área do berço 01 foi constatado um acentuado aprofundamento da área em frente à área de cais gerado pela correnteza, chegando a cerca de 20 metros. "Essa escavação provocou o deslocamento do material de sustentação das estacas, provocando o deslocamento das mesmas e resultou no recalque do berço", informa Ayres.

Segundo o engenheiro, na avaliação preliminar foi constatada a necessidade de reparos, os quais deverão ser detalhados com estudos mais aprofundados. A obra, segundo estimativa inicial dos especialistas, deverá ser realizada entre quatro e seis meses. "Enquanto isso, a APMT utilizará o berço 4, da área do Porto Público, o que não comprometerá, de forma alguma, as operações da empresa na cidade e nem as operações do complexo como um todo", garante Ayres. O superintendente da APMT diz que o estudo do projeto está em pleno andamento e as obras devem iniciar o mais breve possível.

Os estudos de batimetria nos canais de acesso e bacia de evolução do Complexo Portuário e Logístico de Itajaí foram iniciados na terça-feira, pela manhã, e os resultados conclusivos deverão ser entregues à Autoridade Portuária no decorrer desta semana. "Entretanto, um estudo preliminar feito pela empresa de dragagem Jan de Nul aponta que o assoreamento nos canais de acesso foi significativamente inferior ao ocorrido em 2008, inclusive, se a formação de bancos de areia no canal externo", acrescenta Ayres. De acordo com o próprio Porto, as informações apontam que as operações portuárias nos demais berços, Portonave e terminais a montante devem ser retomadas ainda nesta semana.

Em visita emergencial ao Porto de Itajaí na tarde de segunda-feira, 12, o ministro de Portos, Leônidas Cristino, garantiu recursos para os serviços de restabelecimento das profundidades - em níveis anterior a enchente - para serem investidos em dragagem. "Precisamos restabelecer imediatamente as operações do Complexo Portuário do Itajaí, que é muito representativo na infraestrutura portuária brasileira e nas nossas operações de comércio exterior", disse o ministro.
Guia Marítimo



Dilma Roussef libera R$ 1,5 bilhão para hidrovia Tietê-Paraná
A presidente Dilma Rousseff assinou na terça-feira, em Araçatuba (SP), a liberação de R$ 1,5 bilhão para obras de modernização da hidrovia Tietê-Paraná. Do valor total liberado, R$ 900 milhões são do PAC (Plano de Aceleração do Crescimento). O objetivo do projeto, realizado em conjunto com o governo paulista, é acabar com gargalos logísticos na hidrovia. Estão previstas a construção de uma barragem, em Santa Maria da Serra (SP), na região de Piracicaba, a ampliação e substituição de pontes, além de melhorias nas eclusas e a dragagem de canais.

O anúncio foi feito durante o lançamento da pedra fundamental do estaleiro Rio Tietê, que começará a operar em 2012 e vai construir 80 barcaças e 20 empurradores para o Promef Hidrovia, vertente do (Promef) Programa de Modernização e Expansão da Frota da Transpetro. O programa é um marco na logística de etanol no Brasil, com o uso em larga escala da Hidrovia Tietê-Paraná para o escoamento da produção do Centro Oeste e Sudeste do País.

Os investimentos contam com US$ 240 milhões da Transpetro e mais R$ 150 milhões do setor privado para o transporte de quatro bilhões de litros de etanol por ano. De acordo com a presidente, o projeto proporcionará a interiorização da indústria naval, que antes vivia somente nas regiões banhadas pelo mar. "O que fazemos aqui é revolucionário: estamos localizando a indústria naval na beira do rio", afirmou ela.

Além do Rio Tietê, o Promef já viabilizou a implantação dos estaleiros Atlântico Sul (EAS) e Promar, em Pernambuco, e Superpesa, no Rio. A Transpetro contratou 41 navios para transporte de petróleo e derivados, com investimento total de R$ 9,6 bilhões. Outros oito navios estão em fase final de licitação.

De acordo com informações da Transpetro, as barcaças e empurradores construídos pelo Estaleiro Rio Tietê formarão 20 comboios, com capacidade de transporte de 7,6 milhões de litros cada. O transporte hidroviário emite um quarto do gás carbônico e consome vinte vezes menos combustível do que o utilizado pelo transporte rodoviário para uma mesma carga e distância.

A companhia ainda afirma que cada comboio, formado por quatro barcaças e um empurrador, tem a mesma capacidade de carga de 172 carretas ou de 86 vagões ferroviários. E que o projeto das embarcações permite também o transporte de derivados de petróleo, melhorando a logística de abastecimento do Centro Oeste. O presidente da Transpetro, Sérgio Machado, declarou que o Promef Hidrovia terá uma frota de empurradores e barcaças de última geração."Os comboios vão contribuir para levar combustível mais barato para as novas fronteiras econômicas do Brasil e trazer o etanol de forma mais competitiva e menos poluente", completou.

As embarcações, que serão entregues a partir de 2012, iniciarão as operações em 2013. E, quando estiverem em operação plena, em 2015, os comboios substituirão o equivalente a 80 mil viagens de caminhão por ano. O lançamento contou com a presença da presidente Dilma e de outras autoridades, como o ministro dos Transportes, Paulo Sérgio Passos, e o governador de São Paulo, Geraldo Alckmin.
Guia Marítimo




ALL e Agrovia fecham acordo para reativação de ferrovia
A ALL, maior operadora logística com base ferroviária da América Latina, fechou um novo contrato com a Agrovia para atender à logística de escoamento de açúcar da região de Barretos, no Estado de São Paulo, para o Porto de Santos. Os investimentos da Agrovia, de R$ 110 milhões, também serão direcionados à construção de um novo terminal na região de Barretos-São Paulo e a capacitação do trecho ferroviário de 174km. O acordo deve gerar aumento de 2,5 milhões de toneladas na movimentação anual de açúcar via malha da ALL.

A previsão do superintendente de commodities da ALL, Leonardo Recondo, é que a conclusão das obras e o início da nova operação seja, no máximo, em 18 meses. Ele explica que a contratação vai aumentar consideravelmente a participação ferroviária na logística de açúcar em São Paulo.

Além disso, o projeto abre a possibilidade de captação de outros produtos como grãos e fertilizantes. "Com o investimento, a região contará com uma logística mais eficiente para o escoamento de açúcar, tornando também possível a captação em regiões próximas nos Estados de Goiás e Minas Gerais", afirmou.
Guia Marítimo


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