LEGISLAÇÃO

segunda-feira, 12 de setembro de 2011

AGROINDÚSTRIA

Rússia volta a comprar bovinos

O documento escrito em russo trouxe a notícia esperada há três meses. "Duas empresas de Mato Grosso do Sul voltaram com a habilitação e podem produzir para o mercado russo. A suspensão foi cancelada e vamos voltar a produzir", conta Eduardo Azzi, gerente de frigorífico.

Em junho, a Rússia proibiu a compra de carne de indústrias brasileiras alegando problemas sanitários. Agora, a retomada atingiu apenas as unidades de São Paulo, Goiás, Minas Gerais e Mato Grosso do Sul.

Até o próximo mês, apenas um frigorífico espera vender pelo menos 500 toneladas de carne bovina para a Rússia, volume considerado pequeno, mas que significa a retomada de mercado.
Dos cinco frigoríficos que tiveram as negociações retomadas com a Rússia, dois são de Mato Grosso do Sul, um de Naviraí e outro de Campo Grande.

Na próxima semana uma missão brasileira deve ir à Rússia tratar da liberação dos outros frigoríficos de vários estados. Os empresários têm pressa, já que em novembro os portos russos fecham por causa do inverno e o país deixa de comprar.

Globo Rural
http://www.aviculturaindustrial.com.br/PortalGessulli/WebSite/Noticias/russia-volta-a-comprar-bovinos,20110909075609_S_397,20081118094012_E_424.aspx




Agrária tenta diversificar as operações
A Cooperativa Agrária, sediada no distrito de Entre Rios, em Guarapuava (PR), está em busca de novas áreas para a atuação de seus associados. O Nordeste brasileiro está entre as regiões com maior possibilidade de receber investimentos. A distância e possíveis dificuldades iniciais não assustam. Afinal, há 60 anos 500 famílias de agricultores deixaram a Europa para recomeçar a vida no Brasil. Esses suábios do Danúbio, de etnia e cultura germânicas, ergueram uma cooperativa que, no ano passado, faturou R$ 1,09 bilhão.
Eles têm a maior maltaria do país e indústrias de trigo, ração e óleo de soja. Além da expansão das fronteiras, estudam a entrada em mais negócios, como industrialização de milho, avicultura, suinocultura, hortifruticultura e transporte. A ideia é oferecer alternativas para produtores que, com a sucessão familiar, vão ficando com propriedades menores.

O estudo de sustentabilidade para as futuras gerações começou em 2010. A parte que trata da entrada em novos segmentos deve ser concluído até o fim do ano. A decisão de entrar ou não em outra região deve ficar para 2012. A maior dificuldade, de acordo com a direção da cooperativa, vai ser a aprovação do projeto pelos associados. Quem iria para o novo endereço, como seriam feitos os investimentos e qual o tamanho da área necessária para a empreitada são algumas das perguntas que estão sendo feitas internamente.

"Sonho há muito tempo com uma nova fronteira. Eu iria como investidor", conta o diretor financeiro, Arnaldo Stock, filho de suábio, que tem prospectado propriedades. Já visitou até o Paraguai e tem viagens agendadas para os próximos dias. Ele conta que, mesmo sem apoio da Agrária, associados estão comprando terras no Piauí, no Maranhão e em Tocantins.

Stock acredita que seriam necessários pelo menos 50 mil hectares para viabilizar a entrada em outro Estado. Nos anos 90, a cooperativa paranaense Batavo buscou oportunidades para filhos de cooperados no Maranhão, mas o projeto não foi bem-sucedido. A experiência tem sido analisada. De um lado, a direção da Agrária acredita que seria mais fácil fazer algo novo no Paraná; de outro, sabe que a vocação dos associados é para a produção de grãos.

O presidente da Agrária, Jorge Karl, também filho de suábio, é discreto ao falar dos estudos em andamento. "Não gosto de mostrar as cartas", diz o dirigente. Mas ressalta que a cooperativa vai prospectar atividades e apoiar novos projetos para atender os cooperados, embora não acredite na possibilidade de criar uma comunidade nos mesmos moldes da que existe em Entre Rios, na qual o idioma e a cultura dos antepassados foram mantidos.

Agrônomo e produtor, ele está no comando dos negócios há 12 anos e ajudou a cooperativa a sair de uma crise de endividamento que somava 1,2 vezes a receita anual. No momento, o executivo prefere falar na construção de uma indústria de milho para atender cervejarias e indústrias de alimentos e também na reestreia no mercado de óleo e farelo de soja, no qual estava atuando como prestador de serviços nos últimos anos.

Uma nova ampliação da Agromalte, na qual foram investidos R$ 164 milhões em 2009 para elevar a capacidade de 140 mil toneladas por ano para 220 mil, também é cogitada. "O consumo de cerveja cresceu, mas o câmbio e questões tributárias favorecem a importação".

A Agromalte responde por um quarto do faturamento da cooperativa e é a maior do país - há outras duas maltarias, em Taubaté (SP) e em Porto Alegre (RS). Hoje a Agrária usa toda a capacidade instalada e importa malte da Argentina, do Uruguai e de países da Europa. Vende 280 mil toneladas do produto por ano e atende às principais cervejarias do país, entre elas a Ambev. Ela entrou na atividade há 30 anos, em sociedade com a Antarctica. Na coordenação da unidade está Vilmar Schüssler, mestre cervejeiro formado na Alemanha. É ele quem explica aos visitantes de Entre Rios o processo de produção.

Como a cevada, uma cultura de inverno, é colhida uma vez ao ano, a cooperativa faz estoque para 13 a 14 meses. Depois de limpo e classificado, o grão passa por maceração, germinação e vai para a estufa. Quando está pronto, fica 28 dias em silo, para entrar em equilíbrio. Pode, então, levar um ano para ser usado na indústria.

O malte da cooperativa é levado para todo o país. Na terça-feira, 10 carretas carregadas foram enviadas para Manaus (AM). Pelos cálculos de consumo no país, Schüssler estima que uma em cada cinco cervejas levam malte da Agrária. Na sala de reuniões da maltaria, com prateleiras cheias de latas e garrafas de cervejas e uma mesa com canto alemão, há também um texto com a Lei da Pureza, de 1516, que diz que a bebida só deveria conter água, lúpulo e malte. A cooperativa possui 550 cooperados, que plantam em cerca de 110 mil hectares, sendo 80 mil próprios. Também produz milho, soja e trigo.

Valor Econômico
http://www.aviculturaindustrial.com.br/PortalGessulli/WebSite/Noticias/agraria-tenta-diversificar-as-operacoes,20110909082216_T_519,20081118093828_H_824.aspx



Frango à China
A China pode ampliar o número de plantas brasileiras habilitadas a exportar carne de frango para o país. A informação é do presidente da União Brasileira de Avicultura (Ubabef), Francisco Turra.

A China abriu o mercado para a avicultura brasileira em 2009. Atualmente, 24 unidades podem exportar para o país. De acordo com Francisco Turra, as vendas estão, em média, em 12 mil toneladas por mês.

O presidente da Ubabef informou que as autoridades chinesas têm informações sobre outras 47 unidades de empresas brasileiras. Disse ainda que existe a expectativa de que uma missão do país asiático venha ao Brasil até outubro para acertar os detalhes finais. Segundo Turra, se todas as plantas forem autorizadas, o volume médio de embarque para a China pode ficar entre 30 mil e 40 mil toneladas mensais.

– Eles tem todo o interesse, precisam do produto e o Brasil tem capacidade de atender a demanda – garantiu o presidente da Ubabef.
Canal Rural
http://www.aviculturaindustrial.com.br/PortalGessulli/WebSite/Noticias/frango-a-china,20110908103023_V_480,20090313114400_K_069.aspx


Nenhum comentário: