LEGISLAÇÃO

quinta-feira, 15 de setembro de 2011

CLASSIFICAÇÃO DE MERCADORIAS

CLASSIFICAÇÃO DE DETERGENTES
Salve o detergente nosso de cada dia. Sem ele estaríamos em maus lençóis.

Os detergentes são de fundamental importância em nossas casas e vitais nas indústrias, em especial na indústria de alimentos.

Na realidade os assim chamados detergentes são preparações químicas para lavagem, que contêm um agente de superfície (por exemplo: linear alquilbenzeno sulfonato de sódio), coadjuvantes, conservantes, glicerina, sequestrantes, espessantes, corantes, fragrância e veículo (este é uma típica composição que você encontra no rótulo do seu detergente).

Os detergentes se classificam na posição 3402. Apresentam-se sob forma líquida, em pó ou em pasta e utilizam-se tanto para fins domésticos como industriais.
Cesar Olivier Dalston, www.daclam.com.br. Fonte: NESH com adaptações.



CURTIMENTA
Antes de ser submetidos à curtimenta, os couros e peles são inicialmente submetidos a uma série de operações preparatórias, que consistem na demolha em soluções alcalinas (para amaciá-los e remover o sal utilizado para a sua conservação), depilação e descarnação, remoção da cal e dos outros ingredientes utilizados na depilação e, finalmente, enxágue.

A curtimenta impede a decomposição dos couros e peles, e aumenta a sua impermeabilidade.

Os taninos penetram na estrutura da pele e se ligam com o colágeno.

Trata-se de uma reação química irreversível, que dá ao produto estabilidade ao calor, à luz ou à transpiração e que permite obter couros e peles moldáveis e próprios para o uso.

A curtimenta efetua-se em banhos que contêm quer madeira, cascas, folhas, etc., ou seus extratos (curtimenta vegetal), quer sais minerais, tais como sais de cromo ou de ferro, alúmenes, etc. (curtimenta mineral), quer ainda formaldeído ou tanantes sintéticos (curtimenta química ou sintética).

Esses diferentes processos são, por vezes, combinados.

A curtimenta se aplica aos couros da posição 4107.
Cesar Olivier Dalston, www.daclam.com.br. Fonte: NESH e NCM.

Nenhum comentário: