Feira do Polo Naval aproxima-se para discutir o futuro da logística e da portuária do Brasil
Rio Grande está preparando-se para sediar um dos eventos que promete ser um dos maiores no setor logístico e portuário do Brasil. A primeira edição da Feira do Polo Naval – Indústria Oceânica, Offshore, Portos, Logística e Transportes ocorrerá no Centro Integrado de Desenvolvimento e Estudos Costeiros (Cidec-Sul) localizado no Campus Carreiros, da Universidade Federal do Rio Grande.
A 1ª Feira do Polo Naval acontece entre os dias 20 e 23 de março, com cerca de 15 mil metros quadrados de área para as atividades e 200 estandes. A feira abrigará o 9° Congresso Internacional Navegar, o Navtec 2012, a 5ª Rodada de Negócios Sebrae e o 2º Seminário de Direito, Desenvolvimento Portuário e Construção Naval do Rio Grande. Acompanhando a feira está o Navtec – Conferência Internacional em Tecnologias Naval Offshore: Ciência e Inovação que vai abordar os principais desafios tecnológicos da indústria naval. O Congresso Navegar é um evento que chega a nona edição mantendo o perfil de debater formas de melhorar a logística portuária do Rio Grande do Sul.
O Navegar até então era realizado na Capital do Estado e agora passa a integrar a Feira do Polo Naval. “Não teria como ser diferente, a feira do Polo Naval teria que ser no polo do Rio Grande. Esse é um evento que veio para ficar, digo isso justificado pela procura e pela demanda que está tendo na cidade, não tem mais hotel, por exemplo”, afirma Jayme Ramis da Navegar. Além disso, o Seminário de Direito também irá envolver os profissionais desse mercado, alunos e professores do curso de Direito da Furg. “Esperamos que os debates privilegiam a parte prática dando oportunidade de interação efetiva de todos que participam do seminário”, afirma o advogado Artur Batista. Com estes três eventos reúne-se a eles a Rodada de Negócios do Sebrae.
O gestor de projetos, Ricardo Fares é uma parceria do Sebrae com a Petrobras e serve para inserir as pequenas empresas na cadeia de negócios. Segundo ele serão 680 reuniões com oportunidades de negócios entre as 33 empresas compradoras e as 300 que irão apresentar seus produtos e serviços. Mais informações sobre a feira podem ser obtidas no sitewww.polonavalrs.com.br. O vice-reitor da Universidade Federal do Rio Grande, Ernesto Casares Pinto, confirmou na tarde do dia 15 a presença da presidente da Petrobras, Maria das Graças Silva Foster, na abertura da 1ª Feira do Polo Naval RS. A abertura oficial do evento será às 19h30min do dia 20, no Centro de Eventos do Cidec-Sul da Universidade Federal do Rio Grande, que oferece estacionamento para 1,5 mil veículos, dois auditórios, sala para rodada de negócios e três salas para workshops. Ao todo, 200 estandes estão sendo montados. O patrocinador principal da feira é a Petrobras.
Marfrig e JSL desistem de acordo de logística |
O Marfrig e a JSL (Julio Simões Logística) desistiram do acordo que previa a transferência da operação de logística e a venda de centros de distribuição do frigorífico para a transportadora. O negócio, estimado em R$ 150 milhões, reforçaria o caixa do Marfrig, que busca maneiras de reduzir sua pesada dívida.
http://portosenavios.com.br/site/noticias-do-dia/portos-e-logistica/14533-marfrig-e-jsl-desistem-de-acordo-de-logisticaAs negociações entre as duas empresas haviam sido divulgadas para o mercado em dezembro do ano passado, mas estavam sujeitas às tratativas finais. Marfrig e JSL informaram ontem em fato relevante apenas que 'não foram concluídos os termos e condições definitivos relacionados ao acordo'e se recusaram a dar entrevista. Na época do anúncio, as duas empresas comemoraram a operação como 'inédita' no Brasil, apesar de bastante comum no exterior. O negócio previa a transferência da gestão de logística das operações do Marfrig para a JSL por 10 anos e a venda de alguns ativos de distribuição. O frigorífico possui 16 centros de distribuição nas regiões Sul, Sudeste, Nordeste e Centro-Oeste. Segundo fontes do setor, as empresas não conseguiram chegar a um acordo sobre o valor dos ativos e do contrato de gestão. O cancelamento do negócio é uma má notícia para o Marfrig. As ações da empresa caíram 3,44% ontem na Bovespa, enquanto os papéis da JSL tiveram leve alta de 0,43%. Quando o negócio foi anunciado, as ações do Marfrig subiram cerca de 4%. 'Voltou o sentimento ruim com o Marfrig por não efetivar o acordo. O mercado já havia incluído o negócio no preço das ações', disse Cauê Pinheiro, analista da SLW Corretora. 'O grande lance era a venda. O dinheiro que entraria no caixa seria bom diante da alta alavancagem do Marfrig. Foi um balde de água fria', avaliou Luciana Leocádio, analista da Ativa Corretora. Para reduzir sua dívida, o frigorífico dirigido pelo empresário Marcos Molina já anunciou que está se desfazendo de todas as operações que não são o foco central dos negócios. No fato relevante divulgado ontem, reforçou esse compromisso e disse que 'mantém seus planos de capitalização por meio de seus ativos de logística'. Em outubro do ano passado, o Marfrig vendeu os ativos de logística da Keystone, empresa que adquiriu nos Estados Unidos, para a operadora Martin Brower por US$ 400 milhões. O frigorífico também busca um comprador para um terminal que possui no porto público de Itajaí, em Santa Catarina, mas ainda não fechou negócio. A JSL é a maior companhia de logística do País em termos de faturamento. Segundo um analista de logística que preferiu não se identificar, há outros operadores que poderiam ocupar o lugar da JSL na gestão das operações do Marfrig, como Ceva Logistics, Tegma e DHL. 'O problema é que cada um tem um foco de atuação. Se a Marfrig tiver um tempo maior para negociar com essas potenciais empresas, conseguirá uma boa gestora. Mas se quiser fechar o negócio rápido, ficará mais complicado', explicou o analista. O Marfrig cresceu vigorosamente via aquisições no Brasil e no exterior com pesado e controverso apoio do Banco de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). O grupo, no entanto, enfrenta dificuldades para integrar as empresas e conseguir os ganhos de sinergia previstos. Com o objetivo de melhorar seus resultados e aumentar a transparência com o mercado, o Marfrig montou recentemente uma holding e separou seus negócios de abate de bovinos da Seara Foods, concentrando nessa empresa a venda de carne industrializada ao varejo e a marca Seara. O Marfrig não confirma oficialmente, mas entregou um mandato ao Itaú BBA para buscar um investidor e vender uma parcela da Seara, sem abrir mão do controle. Fonte: MSN Administração dos Portos de Paranaguá terá novo superintendente
Valor Online
Governo do Paraná justificou a mudança com a necessidade de agilizar a modernização do portoA Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (Appa) terá novo superintendente a partir de segunda-feira. Sai o engenheiro civil Airton Vidal Maron, que estava no cargo desde janeiro do ano passado, e entra o administrador de empresas Luiz Henrique Dividino, que ocupava a função de diretor-presidente do terminal da Ponta do Félix, em Antonina. O governo do Paraná justificou a mudança com a necessidade de agilizar a modernização do porto de Paranaguá. Dividino, que é curitibano, tem 48 anos de idade e atua na área portuária há 24 anos. Ele começou a carreira no porto de Santos (SP) e trabalhou por 14 anos em Paranaguá. Atuou nas áreas de planejamento, tecnologia, comercial e foi diretor de operações da Appa. "A iniciativa privada espera um ritmo forte de investimentos e é isso que vamos fazer", disse Dividino, em nota. Maron acumula 32 anos na Appa, onde também ocupou diversos cargos. Quando assumiu a superintendência, encontrou passivos trabalhistas que somavam R$ 350 milhões. De lá para cá, trabalhou em um plano de investimentos orçado em R$ 2 bilhões e que prevê ampliação dos berços de atracação e reestruturação do corredor de exportação de grãos. O trabalho de superintendente do porto é acompanhado de perto pelo irmão do governador Beto Richa (PSDB), José Richa Filho, conhecido como Pepe Richa. Ele é secretário de Infraestrutura e Logística do Paraná. http://www.tosabendo.com/conteudo/noticia-ver.asp?id=234206
Publicado edital sobre a nova ponte do Guaíba
Fui publicado, nesta sexta-feira (16), no Diário Oficial da União, o edital de licitação para contratação do projeto da nova ponte do Guaíba. O edital foi aprovado pelo colegiado do DNIT na noite de quarta-feira e a abertura das propostas se dará no dia 8 de maio. "Estamos muito contentes e é preciso destacar o importante trabalho que o DNIT vem fazendo no Estado", afirmou o secretário de Infraestrutura e Logística do Rio Grande do Sul, Beto Albuquerque, conforme nota divulgada pelo governo.
A nova ponte foi anunciada pela presidente Dilma Rousseff em dezembro do ano passado. Na época, Dilma disse que a obra, que terá 1,9 quilômetro de extensão, integrará um complexo viário de 8 quilômetros, desde a avenida Teodora, em Porto Alegre, até o Saco da Alemoa, em Eldorado do Sul, e custará R$ 900 milhões. A presidente afirmou que a obra, que foi uma promessa durante sua campanha, deve solucionar o gargalo logístico entre a Região Metropolitana e a Metade Sul do Estado. A ponte que existe atualmente, inaugurada em dezembro de 1958, possui um vão móvel que precisa ser erguido toda vez que um navio passa por baixo da estrutura, impedindo a circulação de veículos várias vezes ao dia. Já a nova estrutura possuirá um vão livre de 36 metros, o que possibilita o tráfego fluvial mesmo que ocorram grandes cheias no Guaíba. http://jcrs.uol.com.br/site/noticia.php?codn=88954
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário