LEGISLAÇÃO

quinta-feira, 15 de março de 2012

CLASSIFICAÇÃO DE MERCADORIAS


São preparações químicas utilizadas para acelerar a dessecação do óleo sicativo contido em certas categorias de tintas ou vernizes. Eles fazem isso ativando a oxidação dessas tintas ou vernizes.
Em geral, os secantes preparados são constituídos por misturas de produtos químicos, como por exemplo: borato de chumbo, naftaleno ou oleato de zinco, bióxido de manganês e resinato de cobalto, com uma carga inerte.
Essa carga inerte pode ser, por exemplo:
1)  No caso dos secantes sólidos: gipsita;
2) No caso de secantes líquidos ou pastosos: essências de terebintina ou de pinho; essências provenientes da fabricação da pasta de papel ao sulfato; e naftenato de cálcio ou de cobalto em white spirit (este é um hidrocarboneto leve). Nos secantes líquidos pode-se ter ainda a presença de óleo sicativo.
Os secantes preparados são classificados na posição 3211 do Sistema Harmonizado, que não mostra desdobramentos em subposições ou no Mercosul.
Cesar Olivier Dalston, www.daclam.com.br. Fontes: SH e NESH com adaptações.
Sarja é um tipo de ligamento de fios que forma o tecido, cuja principal característica é o desenho diagonal no tecido (ripado).
Dependendo do número de fios utilizados no ligamento, a sarja apresenta-se com maior ou menor efeito de ripa. Assim, por exemplo:
1) Sarja 2/1: o fio de trama passa sobre um fio de urdume e baixa sob dois fios ou vice-versa, em repetição com deslocação contínua dos pontos de ligamento;
2) Sarja 3/1: o fio de trama passa sobre um fio de urdume e baixa sob três fios ou vice-versa, em repetição com deslocação contínua dos pontos de ligamento.
Cesar Olivier Dalston, www.daclam.com.br. Fonte: NESH com adaptações.

Nenhum comentário: