SÃO PAULO - O ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Fernando Pimentel, deve anunciar um novo regime automotivo, com o objetivo de aumentar o conteúdo nacional dos veículos e diminuir oIPI (Imposto sobre Produtos Industrializados).
De acordo com a assessoria de imprensa do ministério, o novo regime contará com uma tabela de pontuação para as montadoras instaladas no Brasil. Com isso, as fabricantes que acumularem mais pontos terão maior redução na cobrança do IPI.
CritériosSegundo a assessoria, embora não tenha uma data confirmada para ser anunciado, o novo regime dará pontos para as montadoras que tiverem maiorconteúdo nacional.
Com o novo regime automotivo, o desconto pode chegar a 100%, dependendo da pontuação atingida, porém, não será fácil para as montadoras atingirem esse percentual.
Outro critério que será utilizado para gerar a pontuação será o investimento em pesquisa e desenvolvimento. As montadoras que investirem mais em novas tecnologias poderão ser beneficiadas.
IPI sobre carros importados terá sistema de pontuação, diz jornal
Montadoras vão precisar seguir critérios para terem desconto sobre o imposto
O novo regime automotivo brasileiro em relação ao Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) em carros importados começa a tomar forma. De acordo com reportagem do jornalista Clovis Rossi, da Folha, será na forma de tabela de pontuação para cada montadora que pretende se instalar no pais.
O desconto em cima dos 30 pontos percentuais, pagos por modelos importados desde dezembro, seria dado de acordo com uma “tablita”.
O critério principal para acumular pontos diz respeito ao conteúdo nacional adotado nos carros, já que o principal objetivo do governo é estimular investimentos nacionais oriundo das montadoras, principalmente as asiáticas. Depois, o segundo passo para crescer na “tablita” está o aporte em pesquisa e desenvolvimento.
Modelos sustentáveis – os que menos poluem – e elétricos também ganham ponto. Porém, segundo a matéria, o mercado de carros elétricos para o governo brasileiro ainda é irrelevante.
O regime automotivo deve ser apresentado pelo ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Fernando Pimentel, na próxima semana e não terá restrições relevantes. Com isso, em abril o sistema de pontos e o novo regime já poderia entrar em vigor.
Nenhum comentário:
Postar um comentário