LEGISLAÇÃO

sexta-feira, 30 de março de 2012

CARROS





Carros: Fernando Pimentel deve anunciar novo regime automotivo


SÃO PAULO - O ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Fernando Pimentel, deve anunciar um novo regime automotivo, com o objetivo de aumentar o conteúdo nacional dos veículos e diminuir oIPI  (Imposto sobre Produtos Industrializados).
De acordo com a assessoria de imprensa do ministério, o novo regime contará com uma tabela de pontuação para as montadoras instaladas no Brasil. Com isso, as fabricantes que acumularem mais pontos terão maior redução na cobrança do IPI.
Critérios
Segundo a assessoria, embora não tenha uma data confirmada para ser anunciado, o novo regime dará pontos para as montadoras que tiverem maiorconteúdo nacional.
Com o novo regime automotivo, o desconto pode chegar a 100%, dependendo da pontuação atingida, porém, não será fácil para as montadoras atingirem esse percentual.
Outro critério que será utilizado para gerar a pontuação será o investimento em pesquisa e desenvolvimento. As montadoras que investirem mais em novas tecnologias poderão ser beneficiadas.


IPI sobre carros importados terá sistema de pontuação, diz jornal
Montadoras vão precisar seguir critérios para terem desconto sobre o imposto
O novo regime automotivo brasileiro em relação ao Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) em carros importados começa a tomar forma. De acordo com reportagem do jornalista Clovis Rossi, da Folha, será na forma de tabela de pontuação para cada montadora que pretende se instalar no pais.
O desconto em cima dos 30 pontos percentuais, pagos por modelos importados desde dezembro, seria dado de acordo com uma “tablita”.
O critério principal para acumular pontos diz respeito ao conteúdo nacional adotado nos carros, já que o principal objetivo do governo é estimular investimentos nacionais oriundo das montadoras, principalmente as asiáticas. Depois, o segundo passo para crescer na “tablita” está o aporte em pesquisa e desenvolvimento.
Modelos sustentáveis – os que menos poluem – e elétricos também ganham ponto. Porém, segundo a matéria, o mercado de carros elétricos para o governo brasileiro ainda é irrelevante.
O regime automotivo deve ser apresentado pelo ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Fernando Pimentel, na próxima semana e não terá restrições relevantes. Com isso, em abril o sistema de pontos e o novo regime já poderia entrar em vigor.




Nenhum comentário: