LEGISLAÇÃO

terça-feira, 24 de agosto de 2010

PORTOS E LOGISTICA - 25/08/2010

PORTO DE ITAJAÍ SUSTENTA SEGUNDA POSIÇÃO ENTRE PORTOS CONTEINEIROS DO PAÍS
Duas boas notícias deram a tônica na reunião ordinária do Conselho de Autoridade Portuária (CAP) do Porto de Itajaí (SC) na última sexta-feira. A primeira, foi o anúncio oficial por técnicos da Secretaria de Portos (SEP) da Presidência da República do encerramento das obras de reconstrução do berço 1 do complexo; a segunda, ficou por conta do Relatório Estatístico do mês de julho que mantém o Complexo Portuário posicionado como o segundo colocado entre os principais portos conteineiros do Brasil.

Os membros integrantes do Conselho de Administração Portuária tiveram breve explicação sobre o andamento das obras de reconstrução do Porto de Itajaí promovida por José Ricardo Ruschel dos Santos - Assessor Especial do Ministro Pedro Brito - e Hilton César Falcone - Coordenador de Acessos Portuários da SEP. Em seguida, acompanhados do prefeito Jandir Bellini e do presidente da Câmara de Vereadores de Itajaí - Luiz Carlos Pissetti - os conselheiros foram visitar as obras. O clima era de satisfação, sendo que na oportunidade muitos externaram a vontade de contar com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, ainda no mês de setembro, para inaugurar essa primeira etapa das obras.

Movimentação
O completo Portuário de Itajaí fechou o primeiro semestre do ano se posicionando em segundo lugar entre os principais portos conteineiros do Brasil. Movimentando 70.576 TEUs no mês de junho, apresentou um acumulado no semestre de 423.759 TEUs, ficando atrás somente do Porto de Santos, ultrapassando Paranaguá, Rio Grande e São Francisco do Sul. "São números que sinalizam para a retomada plena das atividades portuárias no Complexo de Itajaí" enfatiza o engenheiro Antonio Ayres dos Santos Júnior, superintendente do Porto de Itajaí.

O complexo Portuário encerrou o mês de julho com uma movimentação total de 903,7 mil toneladas e 84.123 TEUs, resultando num acumulado anual de 5.330 mil toneladas e 507.893 TEUs. O Complexo recebeu no mês de julho 108 escalas, sendo 45 no Cais Público/APM, 53 no Portonave, e 10 nos demais terminais. O complexo apresenta um acumulado anual de 700 escalas. "O segundo semestre de 2010 inicia com claros indicativos que o Complexo Portuário do Itajaí encontrou seu rumo de crescimento sustentado" sustenta Robert Grantham - diretor comercial do Porto de Itajaí.

Da movimentação apresentada em Julho, 36,4% do total foram de containeres cheios de exportação, 32,6% de containeres cheios de importação. Cerca de 30,8% foram de containeres vazios (13% exportação e 17% importação). Para Robert Grantham "Esses números nos permitem verificar que os volumes de importação vão gradativamente adquirindo maior importância em nossa movimentação".
A Tribuna



Movimentação de cargas na Portonave cresce 72,4%

O terminal Portonave S/A, localizado no complexo portuário de Itajaí (SC), aumentou em 72,4% a movimentação no primeiro semestre na comparação com o mesmo período de 2009, chegando a 273.211 Teus (contêiner de 20 pés). O faturamento bruto cresceu 68,51%, totalizando R$ 97.724 milhões. Os resultados foram puxados pelas cargas de importação, que registraram crescimento de 150%, consequência do real valorizado e aumento do consumo doméstico.

"Nós temos na importação uma expressiva fonte de receita, mas o importante é o movimento sempre crescente nos dois sentidos", diz o diretor-superintendente administrativo da Portonave, Osmari de Castilho Ribas. Os embarques foram dominados pelas carnes congeladas; já os desembarques, por plásticos, máquinas e eletrônicos.

De acordo com números preliminares, nos primeiros sete meses do ano a movimentação já alcançou 322 mil Teus, o que contribui para manter a expectativa de a Portonave fechar o ano com 600 mil Teus operados. Se alcançado, o volume representará um incremento de 45% sobre os 414 mil Teus escoados em 2009.

"Este será o primeiro ano de operação normal do terminal", destaca Castilho. Inaugurada no fim de 2007, a Portonave sofreu com os efeitos das enchentes de 2008 no Estado, que assorearam o porto e limitaram as operações. Além disso, no ano passado, o Iceport (câmara para cargas frigoríficas que integra o terminal) pegou fogo. A reconstrução teve início em maio deste ano.

A capacidade da Portonave é para operar até 1 milhão de Teus por ano. O terminal tem 900 metros de cais e 260 mil metros quadrados de retroárea. Opera com três portêineres (equipamentos que movimentam o contêiner do cais para o navio e vice-versa) e dois MHCs (guindastes móveis). Para Castilho, já é tempo de debater a ampliação do empreendimento.

"Consideramos que a primeira etapa está instalada. Temos mais 100 mil metros quadrados para a segunda fase do terminal, mas ainda não há data para o início das obras", disse.
Portos e Navios



Portos deixam de embarcar 900 mil toneladas de açúcar devido a chuva

Por conta das persistentes chuvas nas regiões litorâneas do Sudeste e do Sul do país, já deixaram de ser embarcadas ao exterior, em agosto, cerca de 900 mil toneladas de açúcar nos portos de Santos (SP) e de Paranaguá (PR), as principais saídas do produto brasileiro ao exterior.

Desde meados de julho, filas de navios vem se formando nos dois portos por conta da elevada demanda pelo produto brasileiro. A ocorrência das chuvas agravou esse congestionamento, uma vez que o mau tempo obriga os navios a suspenderem o carregamento.

Segundo levantamento da Kingsman do Brasil, entre 1º e 16 de agosto foram exportados nos dois portos 1,2 milhão de toneladas da commodity, volume que foi de 2,129 milhões de toneladas em igual intervalo de 2009. Aos preços médios exportados em julho, o volume de 929 mil toneladas que não foi embarcado está avaliado em US$ 400 milhões.

"O tempo abriu há uma semana. Nos outros dias do mês, houve poucas janelas de sol", disse Luiz Teixeira da Silva Júnior, chefe do Departamento de Operação do Porto de Paranaguá e Antonina (APPA). Apesar do clima favorável nos últimos dias, a espera segue grande nos dois portos, que juntos somam 75 navios aguardando na barra. Esse número superou 90 embarcações entre o fim de julho e começo de agosto.
Portos e Navios

Nenhum comentário: