LEGISLAÇÃO

quinta-feira, 5 de agosto de 2010

PORTOS E LOGISTICA - 05/08/2010

Máquinas importadas na China lotam o pátio 5 do porto
O último domingo marcou a retomada da operação de grande porte e em rotas internacionais do Porto de Recife. Neste dia, um navio de equipamentos pesados importados da empresa chinesa XCMG, através da Êxito Importação & Exportação atracou no complexo. A operação é resultado de um contrato de 12 meses firmado com a emprasa no início deste ano, que vai gerar um volume significativo de cargas para o porto.

Neste momento, o Porto do Recife recebeu 62 equipamentos de dois diferentes tipos: escavadeiras e trucks. Juntos, o peso total do carregamento é de 2.020 toneladas, que chegaram no imponente navio Asian Parade, que havia partido do Porto de Kunsan-Hang, na Coréia do Sul, rumo ao Recife. A embarcação, de 233 metros de comprimento e 28 pés de calado, é do tipo roll-on roll-off, em que a carga entra e sai do porão na horizontal, sem a necessidade de equipamentos, guindastes ou outros maquinários.

De acordo com o presidente do Porto do Recife, Sileno Guedes, a primeira operação da Êxito no início do ano foi importante para abrir caminho para outras semelhantes e mostrar que o Porto tem condições de receber e armazenar carga como essas. Esta mudança pode ser atribuída aos investimentos do Governo Estadual e Federal para o Porto do Recife, que estão refletindo em novos negócios.

O primeiro semestre deste ano já demonstra o início dessa "boa maré". No período de janeiro a junho de 2010 em relação ao mesmo período do ano passado, houve um acréscimo de 2,2% na movimentação de cargas do Porto do Recife. Com os projetos de revitalização da infraestrutura, o investimento na área não-operacional e a nova lei de incentivo fiscal para importações no Porto do Recife, a expectativa é que haja um aumento de até 13% no volume de carga deste ano.

A Êxito Importadora & Exportadora S/A, é representante oficial no Brasil do fabricante chinês de máquinas para construção civil XCMG desde 2007, sendo o importador exclusivo para o Brasil da linha de pás carregadeiras e escavadeiras hidráulicas.
A Tribuna On-line

 
 
Porto de Imbituba recebe peça recorde em toneladas
Recorde em Santa Catarina. A operação no terminal de carga geral do Porto de Imbituba, através da Santos Brasil Logística, chamou a atenção por descarregar 221 peças com peso total de 960 toneladas. Uma das peças, um moinho de cimento que pesa aproximadamente 189 toneladas (peso bruto), é a unidade com maior tonelagem já descarregada no complexo.

A peça foi descarregada na manhã da última segunda-feira e necessitou de um procedimento especial para o seu içamento e transporte terrestre. A unidade embarcou no porto de Jingtang, na China, e será utilizada na instalação de uma usina de cimento em Imbituba (SC).

"O objetivo do Porto de Imbituba é tornar-se referência em descarregamentos de carga geral. Estamos localizados em uma área de influência estratégica, onde diversas fábricas, usinas e empresas estão sendo instaladas e precisam receber seus componentes por meio da importação. Nosso objetivo é fidelizar estes clientes da Região Sul de Santa Catarina e Norte do Rio Grande do Sul para que futuras operações deste tipo também sejam realizadas pela fronteira Imbituba", declarou o Administrador do Porto, Jeziel Pamato de Souza.

Para o transporte marítimo e içamento da carga, foi necessário o uso de uma embarcação especial para carregamentos pesados. O navio polivalente da classe P-série, Beluga Mumbai (Beluga Chartering GmbH, da Alemanha), iniciou sua viagem na China, nos portos de Shangai e Jingtang, e atracou em Imbituba no sábado. A embarcação dispõe de três guindastes, sendo um com capacidade para 120 toneladas e outros dois com capacidade para 400 toneladas cada um.

A Santos Brasil Logística fará a armazenagem e posterior liberação destes itens para o cliente. Além da fábrica em Imbituba, algumas peças descarregadas nesta operação serão utilizadas em uma usina de cimento que está em instalação nos municípios de Vidal Ramos (SC) e Natal (RN).
A Tribuna On-line

 
 
Contêineres: volume global deve crescer 11%
Movimentação pode chegar a 545 milhões de Teus até o final do ano.

A movimentação global nos portos deve crescer 11,6% ainda este ano, alcançando 545 milhões de Teus (unidade equivalente a um contêiner de 20 pés), segundo a consultoria Alphaliner. De acordo com as previsões da empresa francesa, o forte desempenho atingido pelo comércio mundial no primeiro semestre será suavizado por um crescimento mais lento durante a segunda metade de 2010.

Caso a projeção se confirme, o valor total do ano ultrapassará o volume de 535 milhões de Teus registrado em 2008, montante computado antes da crise global. No ano passado, a movimentação mundial de contêineres diminuiu 8,6% para 489 milhões de Teus - o primeiro declínio anual na história.

A Alphaliner estima que o volume global nos seis primeiros meses do ano teve incremento de 18%, alavancando a previsão de crescimento para todo o ano. O número leva em conta uma possível desaceleração do trade global no segundo semestre, devido à incerteza em relação à demanda.

Porém, os volumes deverão crescer 6% no segundo semestre, refletindo parcialmente a maior base vista no mesmo período do ano passado, bem como o abrandamento esperado no desenvolvimento do comércio.

A China deve liderar o índice de crescimento, sendo que a soma das movimentações de todos os portos do país (incluindo Hong Kong) pode atingir 165 milhões de Teus até o final do ano. Neste primeiro semestre, os portos chineses escoaram 80 milhões de Teus, contra os 66 milhões de Teus no mesmo período do exercício passado e 74 milhões de Teus em 2008. Já os portos do Oriente Médio devem registrar menor incremento este ano, em torno de 4,5%.
Guia Marítimo

Nenhum comentário: