LEGISLAÇÃO

quarta-feira, 29 de setembro de 2010

PORTOS E LOGISTICA - 29/09/2010

Canal de navegação tem segundo dia de interdição
A Companhia Docas do Estado de São Paulo (Codesp) interdita, pelo segundo dia consecutivo, o canal de navegação do Porto de Santos nesta terça-feira. A paralisação segue até às 13h30. Na manhã desta segunda-feira, a interdição ocorreu das 7 às 13 horas.

Ao todo, serão nove dias de suspensão devido aos serviços de dragagem de aprofundamento – especificamente na região entre a Fortaleza da Barra e a travessia das balsas Santos Guarujá – e atividades de mergulho para remoção de objetos não dragáveis na proximidade das bóias 1 e 1ª.

Esta é a terceira série de interrupções do canal, desde que a dragagem teve início em fevereiro deste ano.
Portal Naval



Intermodalidade e saida das Empresas parágrafo driblar Gargalo
SÃO PAULO - Empresas de Logística Atuação forte com nenhum Setor in apostam Rodoviário Outros modais de transporte ( intermodalidade ) n. driblar gargalos causados principalmente Pela Falta de Infraestrutura Portuária do País . Uma meta e EAo oferecer Clientes agilidade .

Pensando Nisso , o TNT hum lançou Brasil Serviço Dedicado AO Transporte Aéreo de Carga Pesada , com um Previsão de Que ESTA área represente 20% de Todos os Negócios da Empresa Anos Cinco em. Ja a Logística Rumo Aposta principalmente não Ferroviário Transporte, ISSO COM E uma Empresa , Que Mais investiu JA de EUA $ 100 Milhões nd Compra de Vagões DESDE O Ano Passado , permitiu AO Grupo São escoar Martinho 66 mil toneladas de Açúcar do interior de São Paulo comeu o porto de Santos , in Menos de dez Dias.

Olho no Atual Cenário Brasileira Economia da , com o Incremento das importações exportações e , a Que TNT JÁ ópera 47 Aviões não exterior, lançou Um Novo Produto parágrafo o Mercado Brasileiro, o TNT International Freight , Onde Serao transportados Produtos de alto Por agregado valor via Aérea , Tecnológicos Como sistema operacional, emergenciais , Peças Industriais Farmacêuticos e . Serviço O , Disponível estara Que apenas não Estado de São Paulo, interligará OS Aeroportos de Viracopos, in Campinas ( SP), e Cumbica , Guarulhos in (SP), à Europa, à China e EAo ESTADOS UNIDOS , de Onde Serao Distribuídos Pela Própria Empresa comeu o Ponto Final . "A baseada Operação e não Transporte de Carga Aerea Pesada , a Hoje TNT Líder e No Europa nd Transporte Expresso, Temos então UMA Rede Rodoviária e Aérea Enorme não Continente. O Brasil nao podería Ficar fóruns Dessa Rede, especialmente in hum Que in Momento um Economia Nacional estabele aquecida ", Disse o Diretor de Marketing Empresa da , Ricardo Gelain .

Inicialmente uma usará TNT uma com Parceria uma Companhia Aérea Alemã Lufthansa, Levando como Cargas comeu uma Alemanha , e de la par um principal base da Empresa na Bélgica , Onde uma distribuirá TNT como SEUS Mercadorias proprios Aviões e Caminhões . "A Nossa sas Maior Parceira Serviços Aéreos E a Lufthansa, POI ELA possui hum cargueiro Que vai de São Paulo Direto um Frankfurt. De la NÓS com conectamos uma in base Liège, nd Bélgica , Onde e Que um TODAS Mantem TNT como Aeronaves SUAS , Incluindo UM Boeing 747, e voa Diariamente Pará Um Ásia ".

Gelain , não entanto , nao descarta uma possibilidade de colocar UMA Embarcação da Própria Empresa in Conexão com o Brasil , MAS Ressalta Que ISSO dependerá dos RESULTADOS OBTIDOS COM Este novo Serviço . "Nos nao descartamos uma possibilidade de TRAZER UM Avião da TNT ao Brasil , temos uma Intenção de operar Aviões cargueiros Aqui , MAS ISSO Depende das contraditório Legais also e do Crescimento da Economia Brasileira ", acrescentou .

Não entanto , quando indagado Sobre UMA futura Fusão , AQUISIÇÃO OU Parceria de UMA Companhia Aérea Brasileira par o Transporte de Carga, afirmou Gelain Que A Empresa nao estabele Pensando Nisso ágora, Mas Que Seria UMA IDEIA Interessante . Elementos Falou also Sobre a TNT Parceria in ENTRAR Junto AO Ferroviário modal . "Ainda nao ESTAMOS Estudando possibilidade ESSA , Parte grande comeu PORQUE fazer Que transportamos São materiais Acabados . Mas talvez o faremos , não há futuro " refletiu .

Por FIM, Ricardo Que comentou Gelain um Estudou TNT Bastante o Mercado Brasileiro pingos de com ENTRAR Este novo e Produto , OS COM RECENTES Portuários gargalos , OS Clientes Terao Uma Nova Opção n º ENVIAR e receber SUAS agilidade com Mercadorias e Precisão . " muitos Hoje temos gargalos Portos nsa, Filas imensas , Tanto de Navios Caminhões QUANTO de . ASSIM , nao E para ritmo o de Viagem de hum Navio Que e demorado , MAS OS gargalos Portuários Que o País enfrenta-se São parágrafo complicados como Empresas. ESSE entao Serviço Acaba compensando , 'todos' in nao OS Produtos , Como a commodities, justificam nao Que o Investimento , MAS Acabados Produtos para e Cargas Mais pesadas uma intermodalidade Ajuda muito " , finalizou Gelain .

Açúcar
A Operadora Rumo Pertence Logística AO Grupo Cosan e E Especializada nd Logística de Grãos e Açúcar. A Empresa Acaba de colher OS Frutos intermodalidade da decorrentes . Em com Parceria UMA A Empresa São Martinho, Produtora de Açúcar etanol e , par o Transporte de Açúcar da Usina São Martinho, in Pradópolis (SP) , comeu o Porto de Santos, Cerca FORAM economizados de 15%, tempo in Tanto de Transporte , in Custódio QUANTO. " This Parceria e o Resultado do Interesse Mútuo da São Martinho e da Cosan, Por Meio da Rumo, in desenvolver Processos Mais Eficientes Menor com e Custo parágrafo Exportação de Açúcar ", afirmou o Presidente da Operadora Rumo, Júlio Fontana Neto.

Operação Nesta 70% de TODO o Açúcar FOI transportado Por ferrovia , e rodovia Por 30% , e, Segundo o Presidente da Companhia e UMA Alternativa Muito Interessante , ja Que evitam se como Grandes Caminhões Filas de do Porto, e garantem -SE OS Prazos de Entrega .
DCI



Armadores diminuem capacidade com queda da demanda
A fraca demanda durante a esperada temporada de pico e uma queda nas taxas de frete fará com que os armadores retirem cerca de 100 mil Teus (unidade equivalente a um contêiner de 20 pés) de capacidade no trade entre o Extremo Oriente e norte da Europa. Segundo estatísticas da consultoria Alphaliner, pelo menos 11 dos 29 serviços devem ter saídas canceladas, representando a retirada de 40% da capacidade média semanal da rota.

Os freight forwarders já contavam com estas reduções, após a tão esperada temporada de pico do segundo semestre não ter sido concretizada. Poucas transportadoras impuseram uma sobretaxa de alta temporada este ano, como muitos fizeram no passado.

"As taxas têm caído nas últimas oito semanas, devido à capacidade extra que foi inserida no mercado", disse o diretor da FCL, Purvinder Tesse. "Esta situação é explicada pela inexistência de uma temporada de pico. Fomos avisados que a retirada de capacidade começaria a partir de 12 de outubro", afirmou o executivo.

Segundo especialistas, as linhas marítimas estimam que com o corte de capacidade, os valores de frete deverão permanecer flutuantes até depois do Ano Novo Chinês, que ocorrerá em fevereiro de 2011. Segundo o Shanghai Containerized Freight Index, as taxas do mercado spot para norte da Europa continuaram a cair, apresentando um nível de US$ 1.690 por Teu embarcado. Alguns exportadores chegaram a apontar taxas inferiores a US$ 1.500 por Teu - o nível mais baixo registrado desde dezembro de 2009.

A pressão sobre as taxas pode aumentar à medida que o novo ano se aproxima. O levantamento da Alphaliner sobre o trade mostra que, apesar dos cortes na capacidade semanal na rota entre Europa e Ásia, em setembro a oferta de espaço aumentou 14,9% ante o mesmo período do ano anterior, sendo avaliada atualmente em 247 mil Teus semanais.
Guia Marítimo



Porto de Paranaguá pode ser escala de cruzeiros marítimos

O Porto de Paranaguá poderá entrar de vez na rota dos navios de turismo. A Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (Appa) está trabalhando para que o Porto de Paranaguá atenda às exigências das grandes operadoras e a cidade passe a ser o escala de cruzeiros marítimos.

Na semana passada, o superintendente dos Portos do Paraná, Mário Lobo Filho, recebeu a visita do gerente de operações da MSC Cruzeiros, Antônio Duarte. Ele veio a Paranaguá para fazer um levantamento técnico das condições do porto. A visita é a segunda etapa do projeto de recepção de navios de cruzeiros, coordenado pela diretoria empresarial da Appa e que teve início há um mês, quando representantes dos portos paranaenses e o superintendente da Appa estiveram em Santos para visitar a MSC e propor o Porto de Paranaguá como alternativa para a escala de navios de cruzeiro.
“Pelo que percebemos, o porto de Paranaguá atende as exigências técnicas para receber um de nossos navios. Fora isso, temos aqui um elemento muito importante que é a vontade da administração em receber os cruzeiros e isso conta bastante”, disse Duarte.

“A administração dos portos fará o que for preciso para atender as demandas exigidas para recepcionar navios de passageiros. Esta é uma vontade antiga porque a atração destes navios fomenta o turismo e isso se reverte em benefícios diretos para a cidade de Paranaguá”, afirmou Lobo Filho.

INTEGRAÇÃO - Vencida a etapa de qualificação técnica, Duarte explicou que é necessário medir o apelo turístico da cidade e da região do entorno do Porto. Para isso, a Appa fará uma parceria com a Secretaria Estadual de Turismo do Paraná e a Fundação Municipal de Turismo com o objetivo de apresentar à empresa as alternativas de turismo da região.
“É imprescindível a participação de vários segmentos neste projeto. A inclusão de Paranaguá na rota dos cruzeiros aumentará o turismo em todo o estado, trazendo benefícios e promovendo o Paraná em diversos países”, disse o diretor empresarial da Appa, João Batista Lopes dos Santos.

Ele lembrou que os atrativos turísticos de Paranaguá são inúmeros e suficiente para atrair turistas. “Temos a Ilha do Mel, o centro histórico de Paranaguá, estamos próximos a Morretes e Antonina, sem falar de Curitiba”, disse.

Além da MSC, a Appa realizou no último mês uma visita à Inchcape Shipping Services, empresa líder mundial no agenciamento marítimo que representa 95% dos navios de cruzeiro vindos do exterior e 45% dos navios de cruzeiro que fazem rota apenas no litoral do país.
“Estamos somando esforços para atender mais esta fatia de mercado. No que depender da Appa, Paranaguá estará na lista de escalas dos grandes transatlânticos já na próxima temporada”, disse o superintendente.

O último navio de passageiros que atracou em Paranaguá foi o holandês, Veendam, em março deste ano. Vindo de Punta Del Este, no Uruguai, o navio trazia 1300 turistas canadenses e americanos e fez escala de 12 horas em Paranaguá. Na ocasião, a Appa, a Fumtur e a Secretaria Estadual de Turismo trabalharam em conjunto para recepcionar o grupo.
Agência Estadual de Notícias

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