LEGISLAÇÃO

quinta-feira, 16 de setembro de 2010

Importações conteinerizadas terão alta de 16%

O volume de importações conteinerizadas nos principais portos dos Estados Unidos este mês deve ser 16% maior em comparação a setembro do ano passado, de acordo com a NRF (National retail Federation). Segundo o relatório mensal Global Port Tracker, de autoria da organização, o comércio marítimo já atingiu seu pico e os números devem diminuir até o final do ano.

O Global Port Tracker, que é produzido para a NRF pela consultoria Hackett Associates, abrange os portos de Long Beach, Los Angeles, Oakland, Seattle, Tacoma, Nova Iorque, Nova Jérsei, Hampton Roads, Charleston, Savannah e Houston.

Os números mais recentes dos portos americanos mostram que os complexos movimentaram 1,38 milhão de Teus (unidade equivalente a um contêiner de 20 pés) em julho. O montante foi 5% maior que junho e 25% acima do total de julho de 2009. Este foi o oitavo mês consecutivo a mostrar uma progressão, após a queda contínua de 28 meses terminada em dezembro de 2009.

"Os varejistas iniciaram o processo de estocagem de mercadorias muito cedo, a fim de evitar alguns dos rompimentos da cadeia de abastecimento vistos no início do ano", informou o vice-presidente de Supply Chain e Política Aduaneira da NRF, Jonathan Gold.

O montante de agosto está estimado em 1,35 milhão de Teus, um aumento de 17% sobre o ano passado. Setembro deve chegar a 1,32 milhão de Teus, número 16% acima do ano passado. Outubro poderá atingir 1,3 milhão de Teus, um aumento de 9% sobre o ano passado; novembro a 1,2 milhão de Teus, incremento de 11%, e dezembro, 1.11 milhão de Teus, um acréscimo de 2%. Janeiro de 2011, no entanto, deve chegar a 1.06 milhão de Teus - 2% abaixo de janeiro de 2010.

O primeiro semestre de 2010 chegou a 6.9 milhões de Teus, um aumento de 17% em relação ao mesmo período do ano passado. O ano inteiro deve chegar a 14,5 milhões de Teus, o que seria alta de 15% sobre os 12,7 milhões de Teus de 2009. Porém, o total para 2010 permanece substancialmente abaixo da alta de 16,5 milhões de Teus visita em 2007.

Outubro é o mês tradicional para temporada de pico anual, à medida que varejistas trazem mercadorias para a temporada de férias, mas os números de julho podem ter sido o período mais alto de 2010.
"Há evidências suficientes para sugerir que os importadores anteciparam a época alta e efetuaram compras mais cedo, em parte como resultado de um temor de falta de capacidade e de contêineres, mas também como um meio de evitar pesadas sobretaxas de alta temporada anunciada por todas as operadoras", disse o fundador da Hackett Associates, Ben Hackett. "Nós permanecemos cautelosos sobre o crescimento ao longo dos próximos 12 meses. A boa notícia é que a inserção de novas capacidades deve continuar a colocar pressão sobre as taxas de frete".
Grupo Intermodal - Guia Marítimo

Nenhum comentário: