LEGISLAÇÃO

quarta-feira, 1 de setembro de 2010

Estados discutem políticas regionais de desenvolvimento industrial

O ministro do Desenvolvimento Indústria e Comércio Exterior, Miguel Jorge, e o presidente da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), Reginaldo Arcuri, se reúnem na quinta-feira (2/9) com representantes de 18 estados brasileiros para discutir a implementação de políticas de desenvolvimento regionais. O 1º Encontro Técnico da Rede Nacional de Política Industrial (RENAPI) será realizado em Brasília, no Centro de Convenções Brasil 21, com o objetivo de incentivar a troca de experiências na construção de agendas industriais locais.

O diretor da ABDI, Clayton Campanhola, explica que o encontro será uma oportunidade para levantar demandas de ações para o próximo ano junto aos estados. “A ideia é discutir formas de apoio, entre elas, participação em feiras, programas de desenvolvimento e qualificação de fornecedores, atendimento a empresas emergentes, auxílio técnico, financeiro e institucional”, ressalta o diretor.

Participam do 1º Encontro da RENAPI os núcleos da rede dos seguintes estados: Acre, Alagoas, Bahia, Ceará, Espírito Santo, Goiás, Mato Grosso do Sul, Maranhão, Minas Gerais, Pará, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Rio Grande do Sul, Rondônia, Roraima, Santa Catarina e Sergipe.

Para o coordenador da RENAPI, Paulo Lacerda, o evento irá contribuir para o fortalecimento da rede e divulgação dos instrumentos disponibilizados pela Política de Desenvolvimento Produtivo (PDP) do Governo Federal. Os Núcleos da RENAPI, cuja instalação foi iniciada em 2008, atuam por meio da articulação entre os setores privado e público, representados pelas federações de indústrias e secretarias estaduais de Desenvolvimento, Indústria e Comércio.

“A Rede foi criada para divulgar e monitorar a utilização dos instrumentos da política industrial do Governo Federal nos Estados, ajudando-os a identificar medidas da PDP que se aplicam aos setores e empresas”, explica o coordenador. Os Núcleos, que não possuem instalações físicas, atuam por meio de articulações entre as esfera público e privada para levantar demandas voltadas ao aumento da competitividade industrial e definição de agenda de ações, além de acompanhar e monitorar a execução das atividades. Em seis estados, essas agendas foram assumidas pelas secretarias de governo como a política industrial do estado.

PDP
A iniciativa da ABDI faz parte do conjunto de ações que integram a Política de Desenvolvimento Produtivo (PDP) lançada em 2008 pelo Governo Federal. As ações da RENAPI são contempladas no destaque estratégico "Regionalização", da PDP, que em última instância objetiva conferir maior capilaridade à PDP, respeitando as peculiaridades e necessidades estaduais e locais. A Secretaria Executiva da PDP é coordenada pela ABDI juntamente com o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e o Ministério da Fazenda. As principais metas da PDP visam ampliar o investimento fixo em relação ao Produto Interno Bruto (PIB), elevar o gasto privado em pesquisa e desenvolvimento (P&D), ampliar a inserção internacional do Brasil e dinamizar as Micro e Pequenas Empresas (MPEs) exportadoras.

Primeiro Encontro Técnico da Renapi
Data: 2 de setembro
Horário: 9h às 18h
Local: Centro de Convenções Brasil XXI - Setor Hoteleiro Sul, Quadra 6, Lote 1, Conj. A – Brasília/DF
Assessoria de Comunicação Social ABDI

Nenhum comentário: