Santos Brasil registra crescimento de mais de 30% na movimentação de contêineres
No primeiro trimestre, a Santos Brasil movimentou 226.999 contêineres em seus três terminais no país (Tecon Santos/SP, Tecon Imbituba/SC e Tecon Vila do Conde/PA). De acordo com balanço divulgado pela companhia, trata-se de um volume 30,8% superior ao registrado no mesmo período do ano passado.
Destaques - Em seu balanço, a Santos Brasil destaca o crescimento de 49,8% em relação ao ano anterior no volume de contêineres armazenado nos seus Terminais Portuários, que alcançou 52.187 contêineres neste primeiro trimestre. No segmento de Logística, a companhia registrou 15.469 contêineres armazenados, com crescimento de 4,6%.
Já a movimentação dos contêineres cheios nos três terminais da Santos Brasil, no trimestre, apresentou crescimento da ordem de 23,8% sobre igual período de 2010. A companhia destacou ainda que o Tecon Santos bateu o seu recorde de produtividade: 60 MPH (movimentos por hora) neste primeiro trimestre contra 54 MPH no mesmo período do ano passado.
A empresa anunciou também que vai aumentar seus investimentos no país. O montante de R$ 138,3 milhões, anunciados anteriormente, passa a ser de R$ 187,1 milhões, sendo que o aporte adicional de R$ 44,2 milhões será direcionado para as obras de estabilização da retroárea do cais e reforço estrutural da área contígua para suportar carga operacional compatível com as operações previstas para o complexo portuário de Imbituba, região em que a empresa aposta como alternativa logística para o sul do país.
Canal do Transporte
Chile detecta radioatividade em carregamento de veículos
O Porto de Iquique, no Chile, passou por um susto no último domingo quando as autoridades portuárias detectaram radioatividade em um carregamento de 2.500 automóveis usados proveniente do Japão. O navio Hyundai 106 havia começado a viagem no porto sulcoreano de Ulsan e, posteriormente, realizou escalas nos portos japoneses de Osaka e Yokohama.
De acordo com o secretário regional do Ministério da Fazenda, Miguel Angel Quezada, em declaração à imprensa chilena, não é preciso preocupação. "Não há problema para a saúde da população nem para a dos trabalhadores que realizam atividade perto de Iquique. Não há risco de radioatividade", enfatizou.
Os veículos transportados para o Chile seriam comercializados na zona franca de Iquique, a 1.790 quilômetros do norte de Santiago, capital do país. Em uma inspeção padrão - elaborada em todos os navios que fizeram escala no Japão - os funcionários encontraram vinte veículos com níveis de radioatividade considerados normais.
"Os níveis detectados estão muito abaixo da média da norma chilena", assegurou Quezada. Já o diretor regional de Aduanas, Raúl Barría, ressaltou que até o momento nenhum veículo foi desembarcado e que isso não acontecerá até que sejam submetidos a uma nova avaliação.
O capitão do porto, Sergio Valenzuela, informou que "os trabalhos no porto, tanto pela Empresa Portuária de Iquique quanto pela concessionária marítima Iquique Terminal International, estão sendo realizados normalmente".
Guia Maritimo
Receita apreendeu no Porto de Itaguaí, em abril, R$ 18 milhões em mercadorias falsificadas
Rio de Janeiro - Ao longo do mês de abril, 11 contêineres com mercadorias falsificadas provenientes da China foram apreendidos pela Alfândega do Porto de Itaguaí na Operação Porto Seguro. Avaliadas em cerca de R$ 18 milhões, as mercadorias foram apresentadas hoje (4) pela Receita Federal. O município de Itaguaí está localizado na região metropolitana do Rio de Janeiro.
O principal lote, estimado em R$ 15,5 milhões, engloba 2,4 mil caixas contendo 15 mil pares de tênis e quase 300 mil camisas de marcas famosas. Foram apreendidas também 61 mil bolsas femininas, avaliadas em R$ 2,4 milhões.
Por força do sigilo fiscal, a Receita não divulgou o nome das empresas importadoras O inspetor substituto da Alfândega do Porto de Itaguaí, Washington Façanha Lotfi, informou à Agência Brasil que, como se trata de mercadoria falsificada, todo o lote apreendido será destruído. “Material falsificado não pode ser leiloado nem doado”.
As empresas importadoras serão intimadas. O inspetor acredita, entretanto, que não há defesa para esse tipo de operação. Todas as informações são repassadas ao Ministério Público Federal e os responsáveis poderão ser punidos criminalmente. “É crime. A empresa pode ser proibida de fazer importações, pode ter sua habilitação suspensa para atuar no comércio exterior”, explicou Lotfi. A Receita Federal promove, em média, uma operação desse porte por mês no Porto de Itaguaí.
Agência Brasil
Nível do rio Paraguai atinge 6,12 metros e preocupa ribeirinhos de Porto Murtinho
Em Porto Murtinho o rio Paraguai atingiu a marca de 6,12 metros, de acordo com a Agência Fluvial, unidade da Marinha do Brasil no Município, e começa a preocupar moradores ribeirinhos, que sempre são os mais afetados com as cheias.
Segundo informações do presidente do Sindicato Rural de Porto Murtinho, Italívio Coelho Neto, o nível do rio subiu devido às chuvas do fim de semana e em decorrência das águas que descem de Corumbá.
Alguns produtores de gado da região, já estão movimentando o rebanho e conduzindo para locais mais altos, fugindo da cheia. “Aqui no Pantanal do Nabilec a água desce muito devagar, por ser uma região plana, sendo assim fica alagado por mais tempo”, explica Italívio.
Italívio explica que em fevereiro enviou um ofício para o Governo do Estado alertando sobre a situação, e ainda que solicitou ao prefeito da cidade, Nelson Cintra (PMDB), que decretasse situação de emergência no município.
“O governador abandonou nossas estradas, estamos sem pontes, são aproximadamente 22 pontes estaduais que caíram ou estão sem acesso”, desabafa Neto.
De acordo com o presidente, as famílias ribeirinhas não tem amparo e que até o momento a prefeitura não manifestou ajuda a essas pessoas que moram às margens do rio Paraguai, Italívio teme que a situação piore e estima que o nível do rio subirá ainda mais, podendo alcançar no mínimo 7 metros.
Capital News
Aprofundamento de calado do canal do porto de Santos altera comportamento do mar em Santos
Um fato inédito chamou a atenção dos moradores de Santos (SP) no último dia 3 de maio. Ondas acima de 2 metros atingiram o até então protegido canal do Porto e causaram diversos estragos nas margens de Santos e Guarujá.
Na margem santista, a água invadiu a faixa de areia e a avenida da praia em diversos pontos, obrigando a prefeitura a interditar a via desde o canal 6 até atracador da balsa que faz a travessia entre as duas cidades. Um trecho de aproximadamente 1 quilômetro ficou completamente alagado.
Até aí, nenhuma grande novidade, pois a água costuma invadir esse trecho, talvez não com tanta intensidade, ao menos uma vez por ano, em média, quando ocorrem grandes ressacas aliadas às marés muitos cheias.
O que realmente chamou a atenção foi a margem de Guarujá, nas praias do Góes e Cheira Limão, onde jamais foram vistas ondas tão grandes, com cerca de 2 metros, que atraíram uma multidão de curiosos para observar, além de um bom crowd de surfistas, que resolveu conferir mais de perto.
O que houve de diferente desta vez, além do swell e da maré cheia, muito provavelmente tem a ver com a conclusão do processo de dragagem na área, e que aprofundou o calado do canal do porto de 12 para 18 metros de profundidade.
Como as ondas se propagam mais rapidamente em águas mais profundas e perdem velocidade nas mais rasas, tudo indica que a mesma profundidade que facilita a entrada de navios maiores, também está facilitando a entrada das ondas pelo canal.
Ao mesmo tempo, segundo alegam alguns moradores da Ponta da Praia, a construção dos piers na margem santista alterou a correnteza, fazendo a areia, anteriormente depositada próximo às muretas de proteção da calçada, ir para a margem guarujaense, tornando-a mais rasa e, portanto, mais propícia para fazer quebrar as ondas.
De fato, depois da conclusão de cada fase da dragagem do canal, deu para notar ondas mais constantes no local a cada swell. Este último, maior do ano até agora, não deve ser o maior da temporada.
Neste final de semana está prevista a entrada de um novo swell talvez ainda maior na região. E ninguém sabe o que pode acontecer no local, só imaginar.
É importante lembrar que muitos surfistas já moram nas redondezas da margem guarujaense e compõem a maior parte do crowd. Então, a mensagem para acelerados de plantão que forem conferir o pico é chegar com todo o respeito e calma.
Waves/Herbert Passos Neto
No primeiro trimestre, a Santos Brasil movimentou 226.999 contêineres em seus três terminais no país (Tecon Santos/SP, Tecon Imbituba/SC e Tecon Vila do Conde/PA). De acordo com balanço divulgado pela companhia, trata-se de um volume 30,8% superior ao registrado no mesmo período do ano passado.
Destaques - Em seu balanço, a Santos Brasil destaca o crescimento de 49,8% em relação ao ano anterior no volume de contêineres armazenado nos seus Terminais Portuários, que alcançou 52.187 contêineres neste primeiro trimestre. No segmento de Logística, a companhia registrou 15.469 contêineres armazenados, com crescimento de 4,6%.
Já a movimentação dos contêineres cheios nos três terminais da Santos Brasil, no trimestre, apresentou crescimento da ordem de 23,8% sobre igual período de 2010. A companhia destacou ainda que o Tecon Santos bateu o seu recorde de produtividade: 60 MPH (movimentos por hora) neste primeiro trimestre contra 54 MPH no mesmo período do ano passado.
A empresa anunciou também que vai aumentar seus investimentos no país. O montante de R$ 138,3 milhões, anunciados anteriormente, passa a ser de R$ 187,1 milhões, sendo que o aporte adicional de R$ 44,2 milhões será direcionado para as obras de estabilização da retroárea do cais e reforço estrutural da área contígua para suportar carga operacional compatível com as operações previstas para o complexo portuário de Imbituba, região em que a empresa aposta como alternativa logística para o sul do país.
Canal do Transporte
Chile detecta radioatividade em carregamento de veículos
O Porto de Iquique, no Chile, passou por um susto no último domingo quando as autoridades portuárias detectaram radioatividade em um carregamento de 2.500 automóveis usados proveniente do Japão. O navio Hyundai 106 havia começado a viagem no porto sulcoreano de Ulsan e, posteriormente, realizou escalas nos portos japoneses de Osaka e Yokohama.
De acordo com o secretário regional do Ministério da Fazenda, Miguel Angel Quezada, em declaração à imprensa chilena, não é preciso preocupação. "Não há problema para a saúde da população nem para a dos trabalhadores que realizam atividade perto de Iquique. Não há risco de radioatividade", enfatizou.
Os veículos transportados para o Chile seriam comercializados na zona franca de Iquique, a 1.790 quilômetros do norte de Santiago, capital do país. Em uma inspeção padrão - elaborada em todos os navios que fizeram escala no Japão - os funcionários encontraram vinte veículos com níveis de radioatividade considerados normais.
"Os níveis detectados estão muito abaixo da média da norma chilena", assegurou Quezada. Já o diretor regional de Aduanas, Raúl Barría, ressaltou que até o momento nenhum veículo foi desembarcado e que isso não acontecerá até que sejam submetidos a uma nova avaliação.
O capitão do porto, Sergio Valenzuela, informou que "os trabalhos no porto, tanto pela Empresa Portuária de Iquique quanto pela concessionária marítima Iquique Terminal International, estão sendo realizados normalmente".
Guia Maritimo
Receita apreendeu no Porto de Itaguaí, em abril, R$ 18 milhões em mercadorias falsificadas
Rio de Janeiro - Ao longo do mês de abril, 11 contêineres com mercadorias falsificadas provenientes da China foram apreendidos pela Alfândega do Porto de Itaguaí na Operação Porto Seguro. Avaliadas em cerca de R$ 18 milhões, as mercadorias foram apresentadas hoje (4) pela Receita Federal. O município de Itaguaí está localizado na região metropolitana do Rio de Janeiro.
O principal lote, estimado em R$ 15,5 milhões, engloba 2,4 mil caixas contendo 15 mil pares de tênis e quase 300 mil camisas de marcas famosas. Foram apreendidas também 61 mil bolsas femininas, avaliadas em R$ 2,4 milhões.
Por força do sigilo fiscal, a Receita não divulgou o nome das empresas importadoras O inspetor substituto da Alfândega do Porto de Itaguaí, Washington Façanha Lotfi, informou à Agência Brasil que, como se trata de mercadoria falsificada, todo o lote apreendido será destruído. “Material falsificado não pode ser leiloado nem doado”.
As empresas importadoras serão intimadas. O inspetor acredita, entretanto, que não há defesa para esse tipo de operação. Todas as informações são repassadas ao Ministério Público Federal e os responsáveis poderão ser punidos criminalmente. “É crime. A empresa pode ser proibida de fazer importações, pode ter sua habilitação suspensa para atuar no comércio exterior”, explicou Lotfi. A Receita Federal promove, em média, uma operação desse porte por mês no Porto de Itaguaí.
Agência Brasil
Nível do rio Paraguai atinge 6,12 metros e preocupa ribeirinhos de Porto Murtinho
Em Porto Murtinho o rio Paraguai atingiu a marca de 6,12 metros, de acordo com a Agência Fluvial, unidade da Marinha do Brasil no Município, e começa a preocupar moradores ribeirinhos, que sempre são os mais afetados com as cheias.
Segundo informações do presidente do Sindicato Rural de Porto Murtinho, Italívio Coelho Neto, o nível do rio subiu devido às chuvas do fim de semana e em decorrência das águas que descem de Corumbá.
Alguns produtores de gado da região, já estão movimentando o rebanho e conduzindo para locais mais altos, fugindo da cheia. “Aqui no Pantanal do Nabilec a água desce muito devagar, por ser uma região plana, sendo assim fica alagado por mais tempo”, explica Italívio.
Italívio explica que em fevereiro enviou um ofício para o Governo do Estado alertando sobre a situação, e ainda que solicitou ao prefeito da cidade, Nelson Cintra (PMDB), que decretasse situação de emergência no município.
“O governador abandonou nossas estradas, estamos sem pontes, são aproximadamente 22 pontes estaduais que caíram ou estão sem acesso”, desabafa Neto.
De acordo com o presidente, as famílias ribeirinhas não tem amparo e que até o momento a prefeitura não manifestou ajuda a essas pessoas que moram às margens do rio Paraguai, Italívio teme que a situação piore e estima que o nível do rio subirá ainda mais, podendo alcançar no mínimo 7 metros.
Capital News
Aprofundamento de calado do canal do porto de Santos altera comportamento do mar em Santos
Um fato inédito chamou a atenção dos moradores de Santos (SP) no último dia 3 de maio. Ondas acima de 2 metros atingiram o até então protegido canal do Porto e causaram diversos estragos nas margens de Santos e Guarujá.
Na margem santista, a água invadiu a faixa de areia e a avenida da praia em diversos pontos, obrigando a prefeitura a interditar a via desde o canal 6 até atracador da balsa que faz a travessia entre as duas cidades. Um trecho de aproximadamente 1 quilômetro ficou completamente alagado.
Até aí, nenhuma grande novidade, pois a água costuma invadir esse trecho, talvez não com tanta intensidade, ao menos uma vez por ano, em média, quando ocorrem grandes ressacas aliadas às marés muitos cheias.
O que realmente chamou a atenção foi a margem de Guarujá, nas praias do Góes e Cheira Limão, onde jamais foram vistas ondas tão grandes, com cerca de 2 metros, que atraíram uma multidão de curiosos para observar, além de um bom crowd de surfistas, que resolveu conferir mais de perto.
O que houve de diferente desta vez, além do swell e da maré cheia, muito provavelmente tem a ver com a conclusão do processo de dragagem na área, e que aprofundou o calado do canal do porto de 12 para 18 metros de profundidade.
Como as ondas se propagam mais rapidamente em águas mais profundas e perdem velocidade nas mais rasas, tudo indica que a mesma profundidade que facilita a entrada de navios maiores, também está facilitando a entrada das ondas pelo canal.
Ao mesmo tempo, segundo alegam alguns moradores da Ponta da Praia, a construção dos piers na margem santista alterou a correnteza, fazendo a areia, anteriormente depositada próximo às muretas de proteção da calçada, ir para a margem guarujaense, tornando-a mais rasa e, portanto, mais propícia para fazer quebrar as ondas.
De fato, depois da conclusão de cada fase da dragagem do canal, deu para notar ondas mais constantes no local a cada swell. Este último, maior do ano até agora, não deve ser o maior da temporada.
Neste final de semana está prevista a entrada de um novo swell talvez ainda maior na região. E ninguém sabe o que pode acontecer no local, só imaginar.
É importante lembrar que muitos surfistas já moram nas redondezas da margem guarujaense e compõem a maior parte do crowd. Então, a mensagem para acelerados de plantão que forem conferir o pico é chegar com todo o respeito e calma.
Waves/Herbert Passos Neto
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