LEGISLAÇÃO

quinta-feira, 26 de maio de 2011

CLASSIFICAÇÃO DE MERCADORIAS - 26/05/2011

CLASSIFICAÇÃO DAS MÁQUINAS SINGLE STATION
Como já foi visto há alguns dias atrás, a Nota 4 do Capítulo 84 diz que:
A posição 8457 compreende apenas as máquinas-ferramentas para trabalhar metais, exceto tornos (incluídos os centros de torneamento), capazes de efetuar diferentes tipos de operação de usinagem, a saber, alternadamente:

a) troca automática de ferramentas a partir de um magazine, segundo um programa de usinagem (centros de usinagem),

b) utilização automática, simultânea ou seqüencial, de diversas unidades de usinagem operando sobre uma peça em posição fixa ("single station", máquinas de sistema monostático), ou

c) transferência automática da peça a trabalhar entre diferentes unidades de usinagem (máquinas de estações múltiplas).

Já trabalhamos com as máquinas de estações múltiplas (procure neste blog, em marcadores) e agora é hora de pensarmos nas máquinas single station ou máquinas de sistema monoestático.

As máquinas single station são máquinas individuais com funções múltiplas nas quais a peça a ser trabalhada é mantida sobre um suporte em uma posição fixa enquanto unidades de usinagem se deslocam em relação à peça para realizarem a operação ou operações de usinagem.

As unidades de usinagem são partes das máquinas sobre as quais são montadas e servem para manter, guiar ou acionar a ferramenta (por rotação, avanço, recuo), bem como para assegurar a sua característica de ferramenta intercambiável.

As unidades de rotação incorporam, na maioria das vezes, um motor elétrico, e as unidades de translação um macaco: estas duas unidades podem ser montadas uma sobre a outra.

Este grupo abrange as máquinas de sistema monostático (single station) que efetuam duas ou mais operações de usinagem com o auxílio de duas ou mais unidades de usinagem.

Por outro lado, as máquinas que efetuam uma operação de usinagem com o auxílio de várias unidades de usinagem ou aquelas que efetuam várias operações de usinagem com uma única unidade de usinagem excluem-se deste grupo.

A classificação das máquinas single station ocorre na subposição 8457.20, que no Mercosul se desdobra em dois distintos itens como pode ser visto abaixo:

8457.20 - Máquinas de sistema monostático ("single station")

8457.20.10 De comando numérico

8457.20.90 Outras
Cesar Olivier Dalston, www.daclam.com.br. Fonte: NCM e NESH.


Nenhum comentário: