LEGISLAÇÃO

sexta-feira, 13 de maio de 2011

CLASSIFICAÇÃO DE MERCADORIAS - 13/05/2011

CLASSIFICAÇÃO DE CAMISETAS DO TIPO t-SHIRT


Uma “t-shirt” mais do que uma vestimenta é um símbolo da minha geração. Ela foi e ainda é um grande grito de liberdade, um ato de descontração, uma expressão de informalidade.

A classificação das t-shirt é pacífica e se dá na posição 6109, que é desdobrada em duas subposições de primeiro nível, conforme o tipo de tecido (de algodão ou de outras matérias têxteis.

Isso todo mundo que classifica sabe. Todavia, nem todos sabem o que é uma t-shirt.

O Sistema Harmonizado caracteriza t-shirt como o vestuário leve, semelhante às camisetas interiores, de malha, com textura lisa, de algodão ou de fibras sintéticas ou artificiais (com exclusão das de veludo, pelúcias ou tecidos com anéis (bouclés), de malha, mesmo com várias cores), com ou sem bolsos, com mangas justas, curtas ou compridas, sem botões ou qualquer outro sistema de fecho, sem colarinho ou gola, sem abertura no decote, o qual pode ser justo ou ligeiramente folgado, podendo ser da forma arredondada, quadrada, tipo canoa ou em “V”. Com exceção das rendas, podem apresentar motivos decorativos ou publicitários, obtidos por estampagem, tricotagem ou outros processos. A parte inferior deste vestuário é, normalmente, debruada.
Cesar Olivier Dalston, www.daclam.com.br. Fontes: NCM e NESH.

Nenhum comentário: