LEGISLAÇÃO

quarta-feira, 25 de maio de 2011

SERVIÇOS

Especialista internacional traça panorama do setor de serviços em palestra promovida pelo MDIC
(Brasília 20 de maio) – Em palestra realizada hoje, o consultor do Fórum Econômico Mundial, Soumitra Dutta, abordou a relação de temas como inovação, empreendedorismo e tecnologia com o setor de serviços. Na opinião de Dutta, o setor terciário é o que, atualmente, impulsiona o crescimento econômico mundial. O especialista também frisou que cabe aos governantes investir na melhoria da legislação para facilitar o emprendedorismo e estimular o desenvolvimento da inovação.
Estudioso e conhecedor da estrutura econômica de vários países, Dutta argumentou que, mesmo em países desenvolvidos e em nações ricas em recursos petrolíferos, a economia está baseada no setor de serviços e que isso "é uma tendência mundial". Ao longo da apresentação, o consultor discorreu ainda sobre casos de inovação e empreendedorismo espalhados pelo mundo e ressaltou que as universidades precisam formar não apenas gestores na condução de negócios, mas, principalmente, profissionais empreendedores e inovadores.
Presente no evento, o secretário de Comércio e Serviços do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), Humberto Ribeiro, destacou as considerações feitas por Dutta como oportunas, já que "o Ministério aponta uma política de desenvolvimento da produtividade que contempla a cadeia produtiva brasileira desde o setor primário até o terciário". Ainda de acordo com o secretário, "entender o potencial do setor de serviços e como ele pode induzir transformações para a melhoria da sociedade é fundamental para aprofundar a discussão sobre a política nacional de competitividade".
A palestra com o tema ‘Transformando a Sociedade através do Setor de Serviços’, reuniu cerca de 120 participantes, entre autoridades e servidores públicos federais. O evento foi organizado pela Secretaria de Comércio e Serviços (SCS) do MDIC, em conjunto com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil).
Assessoria de Comunicação Social do MDIC

 

Nenhum comentário: