LEGISLAÇÃO

sexta-feira, 23 de julho de 2010

Projeto “ITES” abre Desk Itália Lavoro em Santa Catarina

A Câmara Italiana de Santa Catarina está colaborando com o projeto ITES – “Ocupação e desenvolvimento da comunidade italiana no exterior” por meio da abertura de um centro de serviços para atendimento aos jovens desempregados ou no subemprego, com a expectativa de sensibilizar a formação desses e a sua inserção no mercado de trabalho, assim como auxiliá-los e orientá-los na abertura de empresas.

Uma das iniciativas do Câmara Italiana para o projeto será a criação de um banco de oportunidades que tem como objetivo aproximar empregadores e trabalhadores oferecendo profissionais qualificados para o mercado de trabalho. Além disso, pretende garantir às empresas de Santa Catarina que aderirem ao projeto a oportunidade de utilizar o banco de oportunidades como um recurso de recrutamento e seleção de pessoal, garantindo assim a melhoria do seu quadro de colaboradores.

As atividades da Câmara Italiana de Santa Catarina no projeto serão desenvolvidas em cinco linhas de ações: . Promoção e Comunicação das atividades do projeto (newsletter, site institucional, organização de seminários) de forma a manter ativa a participação da comunidade
. Recebimento e encaminhamento de currículos para o mercado de trabalho
. Desenvolvimento das redes de parcerias com empresas e instituições
. Oferta de serviços para o encontro entre demanda e oferta de emprego
; Assistência e consultoria para criação de empresas.

Também será criado um portal que terá como objetivo oferecer às empresas parceiras a oportunidade de divulgar ofertas de trabalho, buscar profissionais e estabelecer parcerias com as quais possam estruturar seus projetos. O portal também servirá como uma ferramenta para os jovens cadastrarem o seu currículo e terem acesso às vagas oferecidas pelas empresas, a editais de concursos públicos, anúncios de cursos de formação, notícias da comunidade italiana no Brasil, cases de profissionais italianos e outras ferramentas que visam à consecução de seus objetivos.

O projeto visa por meio dessas ações a inclusão social e produtiva de uma parcela da população mais vulnerável. Para isso, a Câmara Italiana pretende articular parcerias não só com o setor produtivo, mas também com associações governamentais e não governamentais que compartilham de seus objetivos e tenham como um de seus princípios a responsabilidade social.

Para informações adicionais e envio de curiculuns, os jovens deverão entrar em contato com a Câmara Italiana de Santa Catarina.Telefone (+ 55 48) 3027-2710 - E-mail: italialavoro@brasitaly.org
www.brasitaly.org
socio@brasitaly.org

Nenhum comentário: