LEGISLAÇÃO

quinta-feira, 15 de julho de 2010

LOGISTICA

A Importância dos Projetos em Armazéns

Construir um armazém deixou de ser tarefa para principiantes. A tentativa e erro deve dar lugar às técnicas que levam em conta o perfil e as particularidades de cada operação.

Os projetos em armazéns envolvem desde pequenas adaptações no layout atual, ampliações e a construção de novos armazéns.

A construção de um novo armazém é, sem dúvida alguma, o maior desafio para um profissional de logística, e este é um processo que leva, normalmente, de 9 a 12 meses, considerando o projeto e a sua efetiva construção.

O volume movimentado (preferencialmente em m³) e o giro do estoque são os pontos de partida para qualquer projeto em armazém, pois a partir dele estimaremos a área mínima necessária para a operação. É importante também conhecer as características de movimentação e acondicionamento dos materiais, impacto da sazonalidade sobre a venda, os requerimentos de serviço, processos operacionais e o perfil do pedido. Com todos esses dados será possível dimensionar as áreas primárias para recebimento, putaway, estocagem, separação de pedidos, reabastecimento do picking, expedição e carregamento.

Não se esqueça das ruas internas e pátios, essenciais, principalmente nos períodos de “pico”.

Deve ser dada especial atenção à quantidade de docas no armazém, bem como às áreas de stage-in / stage-out, cada vez mais importantes em um ambiente aonde se prioriza o fluxo dos materiais e não a sua estocagem.

A escolha do correto sistema de estocagem é importante para o melhor aproveitamento da área cúbica disponível. Escolhas incorretas poderão impactar negativamente na produtividade da operação, além de provocar uma baixa utilização do espaço. Qual a melhor opção? A resposta correta é um mix de estruturas, que otimize o trade-off entre capacidade de processamento e o aproveitamento do espaço.
Em paralelo ao detalhamento das áreas operacionais e não operacionais, é definido o layout do armazém, podendo ser em “U”, em “I”, em “L” ou modular.

Considerando as áreas primárias, administrativas (escritórios, salas de reunião e outras áreas de apoio), áreas não operacionais (áreas não-operacionais (refeitório, ambulatório, vestiários, etc.) e as áreas auxiliares (carga de baterias, acondicionamento de páletes, estocagem de embalagens, manutenção de equipamentos, espaço para caçambas para acúmulo de sucatas de papelão e madeira, etc.) teremos a área total necessária.
A partir de uma estimativa da área total necessária, buscaremos um terreno adequado. Recomenda-se um terreno de 3 a 5 vezes maior que a área a ser construída, portanto, para um armazém de 5.000 m², deve-se buscar um terreno de 15.000 m² a 25.000 m². Novos armazéns devem ser construídos dentro de um horizonte de cinco anos, por isso a necessidade de área adicional.

O posicionamento do armazém dentro da área disponível é também importantíssimo para um bom aproveitamento futuro, no caso de ampliações.
A análise do solo é crucial para que as metas orçamentárias sejam cumpridas. Evite solos arenosos, porosos e regiões pantanosas, que exigirão maiores gastos na fase de estaqueamento. Em geral se gasta ao redor de R$ 1.000,00 a R$ 1.300,00 por m² para a construção de um novo armazém, incluindo a infra-estrutura básica interna, mas sem considerar a aquisição do terreno.

A escolha do local deve levar em conta a infra-estrutura e facilidades existentes, a oferta de transportes, a disponibilidade de mão-de-obra, a proximidade de Clientes e Fornecedores, incentivos fiscais, índices de criminalidade e até riscos imobiliários.

O prédio a ser construído deve respeitar uma determinada razão entre comprimento e largura, que minimizará os deslocamentos internos, da doca para os estoques, e vice-versa. Considere um pé-direito de pelo menos 10 metros.

E sempre explore ao máximo o pé-direito do armazém. Felizmente ainda o IPTU não é cobrado em m³, mas em m². Portanto, para cima ainda não custa mais caro em impostos.

Um projeto corretamente dimensionado é fundamental para que se tenha, no futuro, uma operação enxuta, ágil e flexível. Acerte no projeto e prepare seu armazém para uma logística best-in-class!
Marco Antonio Oliveira Neves - Diretor da Tigerlog Consultoria e Treinamento em Logística, graduado em Administração de Empresas pela FGV-SP e pós-graduado em Administração da Produção e Finanças no CEAG da FGV-SP.

Canal do Transporte

Nenhum comentário: