LEGISLAÇÃO

quinta-feira, 8 de julho de 2010

COMÉRCIO EXTERIOR - 08/07/2010

Salto também em vendas e exportações
Nos cinco primeiros meses de 2010, a indústria do Estado manteve alta no indicador Vendas Totais (16,95%), o que evidenciou uma demanda maior nas exportações de produtos industrializados cearenses.

Em maio, a cifra de US$ 64,20 milhões foi alcançada, o que representou um incremento de 31,93% em relação a igual mês do ano anterior. Já no acumulado entre janeiro e maio, a expansão registrada foi de 18,65%. Os dados foram apresentados, ontem, pela Pesquisa Indicadores Industriais, realizada pelo Instituto de Desenvolvimento Industrial do Ceará (Indi). Entretanto, o valor exportado pelo Estado no intervalo dos cinco primeiros meses não é mencionado no estudo.
Segundo a avaliação do relatório da pesquisa, "o ano de 2010, em seus primeiros meses, têm sido extremamente positivo para a indústria de transformação cearense", diz o texto. O levantamento feito pelo Indi investigou sete setores de maior representatividade da indústria de transformação do Estado.

Os indicadores foram comparados entre os meses correntes deste ano e o mesmo intervalo de tempo de 2009. No que diz respeito ao indicador Pessoal empregado, a alta do setor Calçadista (34,19%), aliado aos setores Químico (16,70%) e Produtos Alimentícios (5,10%) alavancaram o contingente de mão-de-obra empregada, que obteve um crescimento de 12,85% na comparação entre janeiro e maio desse ano e do mesmo período do ano passado.

De acordo com a pesquisa, o aumento das contratações pelo setor calçadista cearense se deve à sobretaxa de US$ 13,85 que passou a ser cobrada por cada par de sapato chinês importado.

No mesmo ritmo, o indicador Horas Trabalhadas na Produção apresentou crescimento no mesmo intervalo de comparação. Foi registrado nele uma alta de 11,91% na mesma base pesquisada (janeiro a maio), com um novo setor da indústria em destaque, o Têxtil.

Em maio, também foi constatado um aumento de 0,61% em relação a abril. Porém, essa alta é explicada pela "sazonalidade", pois são 21, os dias úteis de maio, e 19, os dias úteis de abril.

Já o indicador Massa Salarial Real, resultado da multiplicação do número de assalariados pelo rendimento médio, apresentou uma variação de 15,55% de janeiro a maio de 2010 e, mais uma vez, o setor calçadista destaca-se com uma expansão de 39,03%. Sobre a mesma alegação de "sazonalidade", a pesquisa aponta a redução da Utilização da Capacidade Instalada da indústria de transformação cearense em relação a abril de 2010. Em maio deste ano, foi usado 89,35% da capacidade total, enquanto em abril o percentual atingiu 90,72%. No entanto, no comparativo entre os cinco primeiros meses de 2010 com o mesmo período de 2009, houve alta de 2,93%.

A opinião do especialista

Resultado espetacular

Pedro Jorge Ramos Vianna

Mesmo utilizando metodologias diferentes tanto a Pesquisa Industrial Mensal Produção Física - Regional, do IBGE, como a de Indicadores Industriais, elaborada pelo Indi, apontam incremento no desempenho da indústria no Ceará. A queda na produção física (-0,9%) e nas vendas(-6,73%) apresentada na passagem de abril para maio, em ambos os levantamentos, é decorrente da sazonalidade. É também um comportamento natural que ocorre a cada ano. Maio é um mês em que há diminuição do setor produtivo - o nível de utilização da capacidade instalada, por exemplo, ficou em 89,35%, quando em abril foi de 90,72%.

Agora, quando se analisa o indicador em comparação a maio de 2009, o resultado é espetacular: as vendas cresceram 10,05% e a produção industrial avançou 20,2%. No acumulado do ano, as taxas apuradas são de 16,95% e 16,3%, respectivamente. O incremento que foi detectado na produção física industrial pelo IBGE está corroborando com os indicadores gerais da indústria de transformação: vendas, pessoal ocupado, horas trabalhadas, massa salarial real, exportações de produtos industrializados e utilização da capacidade instalada.

Os números mostram que realmente a crise financeira internacional foi debelada e a economia mundial está retomando. Observa-se também que há crescimento industrial no País o que, consequentemente, repercute favoravelmente em nosso Estado.
Canal do Transporte


 
Brasil vai retomar exportação de carne aos EUA
O Ministério da Agricultura autorizará, a partir da próxima semana, a retomada dos embarques de carne bovina processada para os Estados Unidos proveniente daqueles frigoríficos que tiveram seus planos de autocontrole de resíduos aprovados pelo governo federal. Segundo o diretor do Departamento de Inspeção de Produtos de Origem Animal, Nelmon Oliveira, cerca de 40% dos 21 frigoríficos que exportam o produto propuseram seus planos, e estão sob análise.
Porto de Santos

Nenhum comentário: