LEGISLAÇÃO

quinta-feira, 14 de junho de 2012


Receita descobre fraude na importação de produtos em Santos

Operação apreendeu cerca de 30 toneladas de produtos não declarados.
Remédios proibidos pela Anvisa foram encontrados na carga.

Do G1 Santos

A Alfândega da Receita Federal apreendeu 30 toneladas de produtos declarados falsamente que estavam em dois contêineres provenientes de Miami (EUA), no Porto de Santos. A carga estava declarada como máquinas e impressoras. A apreensão aconteceu durante a Operação Maré Vermelha.
Desconfiados da carga, os servidores resolveram abrir parcialmente os contêineres para verificar o conteúdo. Atrás de 30 impressoras estavam escondidos em blocos de madeira suplementos alimentares e remédios proibidos pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), como o Lipo 6 Black, Jack 3D, Oxy Elite Pro e o 1-3 Dimethyl, além de equipamentos médicos, roupas, tênis e bolsas.
O valor declarado das cargas tabmém não batia com a informação passada para a Receita. O valor passado inicialmente foi de cerca de R$ 40 mil, sendo que na verdade os produtos valiam mais de R$ 1 milhão.
Segundo a Receita Federal, o responsável pela carga registrou licença de importação contendo informações falsas para ocultar as mercadorias não declaradas. Além do prejuízo em reais, alguns produtos escondidos podem trazer risco à saúde.

Nenhum comentário: