LEGISLAÇÃO

segunda-feira, 25 de junho de 2012




Encomex Empresarial Vitória está com inscrições abertas
Brasília – Estão abertas as inscrições gratuitas para o Encomex Empresarial que será realizado no dia 9 de agosto em Vitória, no Espírito Santo. Para participar, basta fazer a inscrição no site do Encomex. O objetivo do evento é estimular uma maior participação das empresas  brasileiras no comércio internacional. A programação de palestras e oficinas inclui temas importantes tanto para as empresários que queiram iniciar sua inserção no mercado internacional quanto para aqueles que pretendam melhorar suas vendas externas. 

O Encomex Empresarial Vitória, organizado pela Secretaria de Comércio Exterior (Secex) do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), será realizado no dia 9 de agosto no Centro de Convenções de Vitória (rua Constante Sodré , 157, Santa Lúcia).

Após a solenidade de abertura, às 9h, terá início a programação de palestras com o Painel “O Brasil no Mercado Mundial”, presidido pela secretária de Comércio Exterior do MDIC, Tatiana Lacerda Prazeres. Em seguida, o secretário-executivo da Câmara de Comércio Exterior (Camex), Emilio Garofalo Filho fala sobre “Como lidar com o câmbio nas exportações diante das incertezas externas”.

No início da tarde, a partir das 14h, começam as oficinas setoriais e temáticas com participação de  especialistas do MDIC, e também do Ministério das Relações Exteriores (MRE); do Ministério de Agricultura Pecuária e Abastecimento (MAPA); do Ministério de Ciência e Tecnologia (MCT); do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro); da Agência Brasileira de Promoção de Exportação e Investimentos (Apex-Brasil); do Serviço Brasileiro de Apoio a Micro e Pequenas Empresas (Sebrae); do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES);  do Banco do Brasil; e da Caixa Econômica Federal e do Banco de Desenvolvimento do Espírito Santo (Bandes).

Temas em debate 
Os temas das oficinas serão: “Ferramentas de Apoio ao Exportador Brasileiro”; “Brasil Global Net: ligando o exportador ao mercado internacional”; “Barreiras Técnicas: superando os desafios para acesso aos mercados”; “Barreiras Sanitárias e Fitossanitárias: superando os desafios para acesso aos mercados”; “Exportação: o caminho para a competitividade”; “Inovação: caminhos para diferenciação e acesso a mercados internacionais”; “ Design e Embalagem: inovação na prática do comércio exterior”; “Mecanismos de Financiamento ao Comércio Exterior”; “Entendendo os procedimentos do Drawback, um estímulo a mais para exportar”; “ Logística em comércio exterior e os desafios para a exportação”; e “Acordos Comerciais e Sistema Geral de Preferências”.

Além das palestras e oficinas, quem participar do Encomex Empresarial Vitória também terá acesso ao balcão de atendimento do MDIC (desk resolution); ao encontro com especialistas em mercados (rodada com tradings) coordenado pela APEX Brasil; ao encontro de negócios All Invest, organizado pela Confederação Nacional da Indústria (CNI),  Federação das Indústrias do Espírito Santo e pelo Sebrae/ ES; aos estandes das instituições parceiras (atendimento ao empresário); e a uma exposição do artesanato capixaba (Top 100/Sebrae).

O que é o Encomex
O Encomex tem como objetivo expandir a pauta brasileira de exportação em quantidade, qualidade e variedade de produtos, mercados de destino e empresas brasileiras participantes no mercado internacional. A iniciativa é fruto da necessidade das instituições públicas e privadas de fomentar o desenvolvimento da exportação nos setores de indústria, comércio, serviços, agropecuária e turismo e de promover o acesso às informações sobre as políticas, ações e estrutura do comércio exterior. A programação do evento é direcionada aos pequenos e médios empresários que têm oportunidade de sanar suas dúvidas, ampliar conhecimentos, atualizar informações sobre o comércio exterior e acessar novos mercados.

Para a atingir estes objetivos, a Secex conta com a parceria da Apex-Brasil, do Sebrae, do Banco do Brasil, do BNDES, da Caixa Econômica Federal, do Governo do Estado do Espírito Santo, das Prefeituras de Vitória e  de Vila Velha,  de entidades de classe, entre outros.

Acesse aqui a programação do Encomex Empresarial Vitória
http://www.encomex.mdic.gov.br/sitio/eventos/detalhes/sq_evento/70 
 
Assessoria de Comunicação Social do MDIC

Nenhum comentário: