LEGISLAÇÃO

sexta-feira, 8 de junho de 2012

PORTOS E LOGÍSTICA - 08/06/2012






Terminal de álcool da CPA inaugura operações em Paranaguá
A CPA Armazéns Gerais, terminal especializado em movimentação de inflamáveis, realizou sua primeira operação no Porto de Paranaguá. O navio Stolt Sapphire, que carregou cinco mil metros cúbicos de álcool, com destino ao porto de Ulsan, na Coréia do Sul, inaugurando as operações do terminal, que teve sua construção concluída no ano passado.

Para o secretário de infraestrutura e logística, José Richa Filho, o início das operações da CPA marca uma série de transformações no Porto.

“Estamos trabalhando para ampliar a capacidade de movimentação dos portos em diversas frentes: granéis sólidos, líquidos, fertilizantes. E o início das operações da Companhia Paranaenses de Álcool representa uma dupla conquista: mais uma opção de operador em Paranaguá e um canal direto para a exportação do álcool paranaense, que fortalece ainda mais o nosso estado”, afirmou.

De acordo com o diretor do grupo Álcool do Paraná, Pasa e CPA, Pérsio Souza de Assis, a operação foi um sucesso. “A velocidade de embarque foi de 210 metros cúbicos por hora e tudo aconteceu sem nenhum contratempo. A operação foi ótima”, disse.

Um próximo navio, que será atendido pela CPA, atracou ontem, terça-feira (5), em Paranaguá. O Global Aker vai carregar 20,5 mil metros cúbicos de álcool que serão enviados para a Jamaica.

Para o superintendente dos portos paranaenses, Luiz Henrique Dividino, o início das operações da CPA representa mais uma etapa do projeto de expansão dos portos paranaenses. “Esta é mais uma missão determinada pelo Governador Beto Richa que estamos cumprindo”, disse.

De acordo com Assis, a previsão da CPA é exportar por Paranaguá 400 mil metros cúbicos de álcool em 2012. “Este ano, em função da quebra as safra de cana no ano passado, não houve crescimento da produção de açúcar e de álcool. Por isso não haverá crescimento nas exportações”, avalia.

Terminal – A CPA Trading faz parte do consórcio das usinas e cooperativas sucroalcooleiras paranaenses. Em Paranaguá, o grupo mantém o terminal de açúcar Pasa Paraná Operações Portuárias SA, o Terminal de Álcool CPA – ARMAZENS GERAIS LTDA – e a Álcool do Paraná Terminal Portuario S.A, que opera o terminal público de álcool da Appa.

O terminal conta com sete tanques e tem capacidade estática para 53,2 mil metros cúbicos. O terminal está capacitado para receber cargas através dos modais rodoviário e ferroviário. 

Fonte:Só Notícias/ Assessoria
http://portosenavios.com.br/site/noticias-do-dia/portos-e-logistica/15738-terminal-de-alcool-da-cpa-inaugura-operacoes-em-paranagua




Executivos do Porto de Singapura (PSA) querem investir no Espírito Santo
De Singapura - Executivos do Porto de Singapura (PSA) irão ao Espírito Santo no final deste mês. Eles querem investir no Brasil e buscam oportunidades para a instalação de um complexo portuário. Em 2011, eles movimentaram 29 milhões de contêineres. Com as parcerias que têm com 29 outros portos ao redor do mundo, foram outros 30 milhões, somando 59 milhões somente no ano passado. Para termos uma ideia da grandeza destes números, em todo o mundo, em 2011, foram movimentados 150 milhões de contêineres.

Kenny Ong, diretor do PSA para a América, em reunião realizada ontem pela manhã na sede do PSA com o governador Renato Casagrande, mostrou estar com apetite com relação ao Brasil. “Estamos em falta com vocês. Quando assumi essa diretoria, meu foco já era o Brasil. Temos um grupo aqui dentro só trabalhando nesse projeto. Nem preciso dizer porque temos de entrar no Brasil”, deixando claro que o crescimento da economia e o subdesenvolvimento da logística brasileira estão abrindo os olhos de muita gente.

Casagrande disse ao executivo haver possibilidades de parcerias no Espírito Santo. “Temos o porto público de águas profundas, que o governo federal quer formar parceria, uma ótima opção, já que será um terminal de contêineres. Barra do Riacho, sob concessão da Fibria, onde há área para a construção de um terminal multiuso. E no Norte do Estado, em Linhares e São Mateus, onde há duas empresas (a mineradora Manabi, no caso de Linhares) com projetos para porto específico, mas com possibilidade de abrir também para multiuso. São várias as possibilidades e é isso que mostraremos a eles”.

Apesar da vontade mútua, o executivo de Singapura mostrou-se preocupado com os entraves impostos pela legislação brasileira. Kenny Ong reclamou, principalmente, do fato de o Brasil vedar a possibilidade de um porto privado trabalhar com cargas de terceiros. “É uma legislação que dificulta. O que vemos é que há muita gente empenhada para que isso não mude. Além disso, sofremos com a mudança constante das regras e com as dificuldades em se obter uma licença ambiental no Brasil”, enumerou Ong.

Casagrande procurou minimizar as críticas e disse que a legislação portuária brasileira, cedo ou tarde, irá mudar. “O governo federal sabe que há problemas, exatamente por isso propõe parceria no porto público de águas profundas. Como a União não permitirá o loteamento do litoral brasileiro, quem procurar por espaço agora, sairá na frente”.

Executivos participam de rodada de negócios

Vinte executivos e empresários de Singapura compareceram, na tarde de ontem, na rodada de negócios  promovida pelo governo capixaba. Eles estão interessados em investir no Brasil e foram saber o que o Estado tem para oferecer.

O governador Renato Casagrande apresentou o Espírito Santo aos executivos e o secretário de Desenvolvimento, Márcio Félix, mostrou os indicadores econômicos. Na hora das perguntas, os empresários quiseram saber dos incentivos fiscais concedidos pelo Estado, questionaram as parcerias púbico privadas e as taxas de importação impostas por aqui.

Os executivos até interpelaram o governador sobre a possibilidade da formalização de um acordo de livre comércio entre Singapura e Espírito Santo, o que não é permitido pelas leis brasileiras.

“Foi um encontro importante, não por fecharmos negócios, mas por apresentarmos o Espírito Santo para todos esses investidores”, assinalou Márcio Félix.

Fonte:  A Gazeta (ES)/Abdo Filho
http://portosenavios.com.br/site/noticias-do-dia/portos-e-logistica/15736-executivos-do-porto-de-singapura-psa-querem-investir-no-espirito-santo

Nenhum comentário: