LEGISLAÇÃO

quarta-feira, 27 de junho de 2012

PORTOS E LOGÍSTICA - 27/06/2012





Plano Brasil de infraestrutura logística será lançado nesta terça-feira

O Conselho Federal de Administração (CFA), por meio do Conselho Regional de Administração do Tocantins (CRA-TO), lança nesta terça-feira, 26, às 14h30, na sala de reuniões da Secretaria de Ciência e Tecnologia do Tocantins, o projeto Plano Brasil de infra-estrutura logística (PBLog), cujo primeiro workshop será realizado em Palmas, no dia 19 de julho, na Universidade Católica do Tocantins.

O lançamento do PBLog contará com as presenças do coordenador do programa, o administrador Dr. Jorge Campos, o secretário da Ciência e Tecnologia, Borges da Silveira, o presidente em exercício do CRA-TO, Elion Sarmento e demais parceiros.

O PBLog será realizado em fases distintas, uma delas é a coleta de todos os CRAs e convidados, as sugestões específicas de cada Estado quanto ao que deve ser incluído no PBLog-CFA em termos de infra-estrutura de transporte (estradas, portos, aeroportos, ferrovias, dutovias e infovias).  Esses dados serão repassados durante os cinco seminários regionais, que serão realizados em Palmas (19 de julho), Porto Alegre (2 de agosto), Rio de Janeiro (16 de agosto), Salvador (23 de agosto) e Manaus (30 de agosto).

Com o  PBLog-CFA espera-se disponibilizar ao Governo Federal e aos demais segmentos da sociedade brasileira, um plano que contenha as sugestões e propostas viáveis para a efetivação de ações capazes de promover a construção da infra-estrutura necessária para resolver problemas crônicos de mobilidade de produtos que têm afetado, negativamente, o ambiente de negócio e reduzido a competitividade do Brasil no cenário internacional.  

No workshop de Palmas reunirão representantes dos CRA`s do Centro-Oeste, que compreendem os estados de Goiás, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, Brasília e convidados.

Parceria
Em Palmas, o workshop é uma realização do CRA-TO em parceria com a Universidade Católica, Fieto, Secretaria da Ciência e Tecnologia, Unitins, Secretaria da Indústria e Comércio, UFT e Sebrae – Serviço Brasileiro de Apoio às Micros e Pequenas Empresas.
  




Valemax atraca no Japão pela primeira vez
O Japão recebeu o primeiro Valemax em um de seus portos: o Berge Aconcagua, operado pela Vale, atracou no Porto de Oita, no país. Essa foi a viagem inaugural da embarcação, que é a sétima embarcação transportadora de minério de ferro do tipo Valemax a ser concluída.
Os navios Valemaz são os maiores transportadores de minério de ferro do mundo, tendo a capacidade para transportar mais de 400 mil toneladas métricas e capazes de reduzir a emissão de carbono em até 35% por tonelada de minério transportada. Por essa razão, são consideradas ambientalmente corretas.
Fonte: Guia Marítimo



Nenhum comentário: