LEGISLAÇÃO

quarta-feira, 27 de junho de 2012

GREVE E OPERAÇÃO PADRÃO






Em portos secos, pátios começam a ficar lotados

Cristina Fausta   

A mobilização reivindicatória dos Auditores-Fiscais completou nove dias de operação-padrão e crédito zero na terça-feira (26/6), mesmo dia em que a Classe iniciou reunião em Plenária Nacional, em São Paulo, para avaliar o movimento. Os reflexos da paralisação já são visíveis nas estradas do país. Os municípios de Mundo Novo (MS) e Foz do Iguaçu (PR) são apenas exemplos de uma situação que se repete em outras partes do território nacional, há filas de caminhões e motoristas há dias nas estradas.
O fluxo de caminhões na Inspetoria da RFB (Receita Federal do Brasil) do município sulmatogrossense é de 100 veículos por dia, contabilizando importação e exportação. O pátio da unidade, com 120 vagas, está lotado, e há 30 caminhões parados no acostamento da BR-163.
O tempo médio de despacho em Mundo Novo é de 24 horas na exportação e 48 na importação. Com a operação-padrão, a temporada no aguardo da liberação das cargas teve aumento significativo, que pode ser medido ao longo da estrada. “Na exportação, o atraso no despacho é de um dia; na importação é de três”, informa o Auditor-Fiscal Thiago André Hering.
Foz do Iguaçu - A situação é semelhante em Foz do Iguaçu (PR). Na segunda-feira (25/6) havia 894 caminhões no pátio do Porto Seco, onde só há 720 vagas e outros 363 veículos aguardavam para serem chamados no pré-cadastro. Apenas um dia depois, os números se avolumaram, e o pré-cadastro acumulava mais de 800 caminhões.
Segundo o presidente da DS (Delegacia Sindical) Foz do Iguaçu, Diego Augusto de Sá, desde o início da mobilização, o despacho na importação passou de doze horas para quatro ou cinco dias. Segundo o sindicalista, as horas contabilizadas na espera já estão refletidas nos ânimos dos caminhoneiros e também da direção do Sindicato das Transportadoras. “A irritação é geral, e a pressão já é grande”, relata o sindicalista.
A operação-padrão em Foz do Iguaçu está baseada em uma fiscalização meticulosa, mais apurada. 
Sindifisco - Boletim Informativo Nº 690, 27/6/2012





Nenhum comentário: