LEGISLAÇÃO

quarta-feira, 16 de novembro de 2011

PORTOS E LOGÍSTICA - 16/11/2011

Atuação da segurança evita ação de invasores no porto de Imbituba

A violação do perímetro de segurança do Porto de Imbituba, por indivíduos vindos de uma cidade vizinha, colocou à prova o desempenho do aparato de segurança contra terrorismo e mobilizou a Guarda Portuária, Polícia Militar e Polícia Civil em Imbituba na última semana.

Utilizando ferramentas sofisticadas e aproveitando a ausência de operações, os elementos cortaram os cadeados de um portão lateral, momento em que foram detectados pelo sistema de monitoramento eletrônico, através do circuito fechado de televisão – CFTV e barrados na nova portaria do recinto alfandegado do porto, evadindo-se em seu próprio veículo. A partir daí foi acionada a Polícia Militar que, em face da permanente integração com a segurança do Porto de Imbituba, teve capacidade de resposta imediata e prontamente deteve os invasores e os conduziu à Polícia Civil, onde foram autuados.

O Administrador do Porto, Jeziel Pamato de Souza, reuniu o contingente da Guarda Portuária de serviço na noite da ocorrência e elogiou o desempenho, liderado pelo chefe de equipe, vigilante Emerson Mota, recomendando que, apesar do ambiente geralmente tranquilo, a segurança nunca deve ser descuidada, como ficou demonstrado pelo incidente. Aproveitou para agradecer o apoio recebido de ambas as polícias, Militar e Civil, numa demonstração da importância de se manter uma ação compartilhada com a Guarda Portuária para maior segurança das cargas e do patrimônio público portuário.

A Comissão Estadual de Segurança Pública nos Portos e Terminais – CESPORTOS também está sendo acionada, uma vez que o patrimônio do Porto de Imbituba pertence à União, o que remete a investigação e providências também à esfera federal.
http://www.portosenavios.com.br/site/noticiario/portos-e-logistica/12801-atuacao-da-seguranca-evita-acao-de-invasores-no-porto-de-imbituba





Maersk divulga resultados do terceiro quarto de 2011

O Grupo Maersk divulgou os resultados da companhia no terceiro quarto de 2011. A receita obtida no período – que compreende os meses de julho, agosto e setembro – alcançou a marca de 15,330 bilhões de dólares, valor que representa um crescimento de 9% em relação ao mesmo intervalo do ano passado, quando foram registrados 14,056 bilhões de dólares.

O lucro do Grupo Maersk no terceiro quarto do ano foi de 371 milhões de dólares, uma queda de 30% em relação a 2010, quando a companhia registrou um ganho de 1,671 bilhão de dólares no período.

No acumulado dos primeiros nove meses de 2011, o grupo registrou um crescimento de 9% na receita (42,257 bilhões de dólares, ante 41,415 de janeiro a setembro de 2010). Já o lucro no período apresentou uma queda de 26%, passando de 4,194 bilhões de dólares para 3,104 bilhões. “Se considerarmos a atual queda no transporte de contêineres, com as tarifas nos mesmos níveis de 2009, é um resultado bastante satisfatório para o grupo e para nossos principais negócios, exceto para a Maersk Line”, analisa Nils Andersen, CEO do Grupo Maersk.

A Maersk Line, empresa de contêineres do grupo, teve a performance mais fraca neste ano entre os quatro principais negócios da companhia. “O frete caiu muito mais do que esperávamos, considerando-se que os volumes estão crescendo nas rotas Europa-Ásia, onde a queda das tarifas foi mais acentuada”, justifica o executivo. “No entanto, acreditamos no potencial de nossos produtos. Estamos muito confiantes em nossa estratégia global e continuaremos a investir em expansão”, completa Andersen. O grupo espera atingir um lucro de cerca de 3,5 bilhões de dólares no final do ano de 2011.
Portal Marítimo





Primeiro “Green Vessel” do Brasil é lançado ao mar


O estaleiro STX OSV Niterói, localizado na Ilha da Conceição, concretiza três importantes projetos para a construção naval brasileira. Na próxima semana o estaleiro entregará a maior e mais potente embarcação de apoio marítimo já construída no Brasil, o Skandi Amazonas, casco PRO-26, lançará ao mar o primeiro “Green Vessel” do país, embarcação concebida dentro dos mais avançados conceitos de sustentabilidade e proteção do meio ambiente e fará o batimento de quilha de mais um sofisticado navio de apoio marítimo, primeiro de uma série de três embarcações semelhantes.
Na segunda-feira (14), às 16h, o estaleiro realiza a cerimônia de lançamento ao mar da embarcação "Sea Brasil", encomendada pelo armador Deep Sea Supply Navegação Marítima LTDA. O navio offshore de apoio marítimo do tipo PSV09 CD, foi concebido dentro dos mais avançados princípios de proteção ambiental, construído com o apoio e estímulo dos governos Federal e do Estado do Rio de Janeiro, e financiado pelo Fundo da Marinha Mercante do Ministério dos Transportes através dos agentes Banco do Brasil S.A. e Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social, BNDES. O Sea Brasil terá como madrinha a Sra. Magda Chambriard.

Após o lançamento acontecerá o batimento de quilha do casco PRO-30 - Skandi Paraty. O navio de reboque, suprimentos e manuseio de âncoras do tipo AHTS, foi encomendado pela DOF Navegação LTDA.

Na mesma semana do batismo e do batimento de quilha, será entregue o Skandi Amazonas, encomendado em 2008 pelo armador DOF Navegação Ltda. A embarcação do tipo AHTS, prestará serviços à Petrobras em operações de apoio marítimo a plataformas de petróleo.

Este é o maior e mais potente navio de Reboque, Suprimento e Manuseio de Âncoras já construído no Brasil. Durante a sua prova de mar, atingiu velocidade de 18,15 nós com calado de 7,30m e comprovou capacidade máxima de tração estática contínua de 324 t, com tração estática máxima de 343 t.

O Skandi Amazonas possui as seguintes características principais:
- Tipo AHTS (Anchor Handling Tug Supply)
- Tração Estática (Bollard Pull) 324 t
- Porte Bruto 4.600 t
- Comprimento Total 95,0 m
- Boca Moldada 24,0 m
- Pontal 9,80 m
- Calado Max. 7,80 m
- Velocidade 18 nós
- Propulsão Híbrida Diesel-Mecânica-Elétrica (22.360 kW total)
- Grupos Diesel Geradores 4x 2.000 kW cada um
- Sociedade Classificadora DNV (Det Norske Veritas).

O Skandi Paraty terá as seguintes características principais:
- Tipo AHTS (Anchor Handling Tug Supply)
- Tração Estática (Bollard Pull) 250 t
- Porte Bruto 4.200 t
- Comprimento Total 93,5 m
- Boca Moldada 22,0 m
- Pontal 9,5 m
- Calado Max. 7,9 m
- Velocidade 16 nós
- Propulsão 4 x diesel engines (2 x 4.000Kw + 2 x 4.500 Kw)
- Grupos Diesel Geradores 2 x 960 kW
- Sociedade Classificadora DNV (Det Norske Veritas).

O Sea Brasil possui as seguintes características principais:
- Tipo PSV (Platform Supply Vessel)
- Porte Bruto 4.700 t
- Comprimento total 87,9 m
- Boca moldada 19,0 m
- Pontal 8,0 m
- Calado máximo 6,6 m
- Velocidade 15,0 nós
- Propulsão Diesel-Elétrica (2x propulsores azimutais de 2.500 kW)
- Grupos Diesel Geradores 4x 1.550 kW
- Sociedade Classificadora DNV (Det Norske Veritas).
Portal Naval




Sem acordo com empresas aéreas, funcionários ameaçam greve para dezembro


Os aeroviários (pilotos, copilotos e comissários) e os aeronautas (funcionários das empresas aéreas que ficam em terra) se reuniram, nesta quarta-feira (9), com as companhias para negociar o aumento salarial coletivo. As aéreas voltaram a oferecer reajuste inferior ao pedido dos trabalhadores, que marcaram um protesto para o dia 16 de novembro, no Aeroporto de Guarulhos, e ameaçam entrar em greve.
As empresas oferecem reajuste de 3% sobre os salários e de 5% sobre o piso para aeronautas e aeroviários. Por outro lado, ambas categorias pedem aumento de 13%, o que significa reposição da inflação mais aumento real em torno de 4,5%.

Se não forem atendidos, os trabalhadores prometem parar no início de dezembro, época de férias escolares.

Os sindicatos dos aeroviários e dos aeronautas já haviam classificado a proposta das companhias, reafirmada na reunião de hoje, de "ridícula", já que o porcentual de reajuste não repõe a inflação que os trabalhadores projetam para o INPC (Índice Nacional de Preços ao Consumidor), que é de 7,3%.

Greve em dezembro

Na última terça-feira (8), a presidente do Sindicato Nacional dos Aeroviários, Selma Balbino, e o presidente do Sindicato Nacional dos Aeronautas, Gelson Fochesato, afirmaram que se não houvesse avanço na proposta das empresas no encontro realizado hoje a categoria daria início à discussão para uma paralisação no mês que vem. Uma manifestação reuniu, ontem, cerca de cem trabalhadores do setor aéreo no saguão do aeroporto de Congonhas, na zona sul da capital paulista, com o objetivo de chamar a atenção dos passageiros para a negociação salarial.
De acordo com as categorias, um aumento de 13% para os funcionários das aéreas poderia impactar o preço das passagens em 2,6%, caso o reajuste fosse repassado pelas empresas.
R7



Itajaí Trade Summit tem início nesta quarta-feira

Entre 16 e 18 de novembro, mais de 9 mil pessoas devem passar pelo Centreventos Itajaí durante o Itajaí Trade Summit. Os visitantes irão conhecer as novidades em serviços e produtos apresentados por cerca de 60 empresas nacionais e do Mercosul, com atuação em diferentes segmentos. A feira de negócios evoluiu e em sua quarta edição contará com eventos paralelos, que promoverão o debate e a reflexão sobre os setores envolvidos. Entre os destaques, novidades apresentadas pelos expositores e grandes nomes de especialistas e empresários no Fórum NetMarinha.

O diretor do Departamento de Planejamento e Desenvolvimento do Comércio Exterior (Depla), do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), visitará o ITS 2011 na quinta-feira (17). Durante o Fórum Netmarinha, especialistas, autoridades e empresários participarão de mesas-redondas sobre incentivos às importações, cabotagem x transporte rodoviário e tecnologia na movimentação de cargas, entre 15h e 16h30. Estarão presentes entidades, como a Secretaria Especial dos Portos (SEP), Associação Brasileira das Empresas de Comércio Exterior (ABECE), Conselho Nacional de Política Fazendária (CONFAZ) e Federação das Empresas de Transporte de Cargas e Logística no Estado de Santa Catarina (FETRANCESC). Também estarão presentes com debatedores, Porto de Houston (EUA), Portos de Santos, Itajaí e Itapoá e empresas, Log-in, Mercosul Line, Unisys, GTT Logistics.

Outro evento paralelo são os showcases, promovidos por empresas e entidades ligadas aos setores envolvidos, que realizarão palestras. No dia 16, às 17h, a Cugnier apresenta “A certificação e sua importância para o desenvolvimento do mercado internacional”. Em seguida, às 18h, a Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (Fiesc) falará a respeito das “Regras de origem e performance exportadora”. No dia 17, às 17h, a Log-In abordará um case comercial da empresa e a Movtrans encerra a fase de showcases no mesmo dia, às 18h, com o tema “Processos que envolvem o Sped fiscal e CT-e, suas dificuldades e implicações e o sistema Movtrans como facilitador do processo”. Já no último dia do evento, 18, a Multipla apresenta às 17h o case “Direito Aduaneiro – Controvertidas vinculadas à liberação de mercadorias na importação” e às 18h o Grupo Soseg abordará o tema segurança portuária.
Expositores
Variados segmentos estarão representados na feira de negócios do ITS 2011: prestadores de serviços, empresas de tecnologia, transporte aéreo, cabotagem, equipamentos e segurança. Entre eles, grupos como APM Terminals, Local Frio, Grupo Soseg, GTT Logistcs, ACE Seguradora, Azul Cargo Linhas Aéreas, Ford Motor Company Brasil, Sudex-Tito Logística, Mercosul-Line Navegação e Logística, E-Log, DB Schenker etc.

Novidades tecnológicas, em investimentos, equipamentos e serviços estão entre os destaques desta edição. A Elog, por exemplo, vai apresentar o conceito, a estrutura e os investimentos que estão sendo realizados nas Plataformas Logísticas Intermodais. Localizadas em áreas próximas de portos, aeroportos, fronteiras secas ou junto de grandes centros produtores e/ou consumidores, integram todo o complexo de atividades que envolvem a armazenagem e o manuseio de bens ou produtos provenientes da importação ou com destino à exportação. Este modelo é amplamente utilizado em países como Estados Unidos, China, México, Panamá, Holanda, entre outros.

Outro atrativo da feira é a realização de contatos comerciais, para fechamento de negócios futuros, e o relacionamento entre os diferentes setores envolvidos. Este é um dos objetivos da DC Logistics, que além de estreitar o relacionamento com clientes, participará do evento com o intuito de reforçar a presença da marca. Durante o ITS 2011 apresentará os serviços especializados nas áreas de transporte aéreo, marítimo e rodoviário; além da solução de Carga Projeto, oferecida por poucas empresas no Brasil para cargas complexas e de grandes dimensões.
O setor portuário estará bem representado, com estandes dos Portos de Houston (EUA), Santos, Itajaí Navegantes (Portonave), Itapoá, São Francisco do Sul (TESC), Paranaguá (APA). A maioria já participa do evento há várias edições, outros, passam a integrar o segundo principal evento do setor do Brasil. Prestes a completar seu primeiro semestre de operação, o Porto Itapoá apresentará sua estrutura e serviços. O terminal se aproxima da marca de 50 mil contêineres movimentados, com a atracação de mais de 100 navios. A média de produtividade de 50 MPH (Movimentos Por Hora), o coloca como uma referência em agilidade, eficiência operacional e segurança marítima.

Já o TESC (Terminal Portuário Santa Catarina) localizado em São Francisco do Sul, que obtém a concessão para administrar o Porto de São Francisco do Sul, estará presente pela terceira vez no ITS. Para esta edição destacará os investimentos em infraestrutura e diversificação de serviços. Em 2011, investiu aproximadamente R$ 11 milhões em infraestrutura e novos equipamentos, como o novo guindaste (Mobile Harbour Crane) e empilhadeiras Meclifit e a construção de uma sala de inspeção sanitária. Através da parceria com a Brado Logística, deu início em agosto ao transporte ferroviário de contêineres, que permite movimentar contêineres dry e reefer para o porto de São Francisco do Sul. Outra novidade do TESC é o embarque de contêineres carregados de soja a granel, operação inédita em Santa Catarina. Os primeiros ocorreram em outubro. Aproximadamente mil toneladas de carga foram destinadas ao porto Port Klang, da Malásia.
http://www.exportnews.com.br/2011/11/itajai-trade-summit-tem-inicio-nesta-quarta-feira/



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