LEGISLAÇÃO

terça-feira, 22 de novembro de 2011

CLASSIFICAÇÃO DE MERCADORIAS

O QUE SÃO FIOS TEXTURIZADOS E ONDE SÃO CLASSIFICADOS?


Fios texturizados são os fios modificados por operações mecânicas ou físicas (por exemplo, torção, destorção, falsa torção, compressão, eriçamento, termofixação ou a combinação de várias destas operações), processos que permitem frisar, gofrar, encaracolar, etc. cada fibra.

Quando estiradas, as fibras podem de novo apresentar-se, parcial ou inteiramente, retilíneas, recuperando, porém, a sua forma inicial, quando a tensão cessa.

Os fios texturizados caracterizam-se por um grande volume ou por uma elevada capacidade de alongamento. A grande elasticidade destes dois tipos torna-os particularmente apropriados para a fabricação de artigos com elasticidade (por exemplo, meias-calças, meias ou roupas interiores), enquanto que o maior volume do fio confere aos torcidos um toque suave e macio.

Os fios texturizados distinguem-se dos fios não texturizados pela presença de ondulações características, de pequenos anéis ou de filamentos menos retilíneos no fio.

Você vai encontrar “fios texturizados” nas posições 5402 e 5407 do Sistema Harmonizado, que tratam, respectivamente, de fios de filamentos sintéticos e tecidos de fios de filamentos sintéticos.
Cesar Olivier Dalston, www.dalam.com.br. Fonte: NESH com adaptações e SH.



Nenhum comentário: