LEGISLAÇÃO

sexta-feira, 25 de novembro de 2011

COMÉRCIO EXTERIOR - 25/11/2011

Mercosul é mercado potencial para micro e pequenas empresas


O acesso ao mercado externo é um desafio para empresários de micro e pequenas empresas que, para conquistar clientes internacionais, precisam de preparação e, principalmente, planejamento para fechar parcerias comerciais no exterior. O Mercado Comum do Sul (Mercosul) é um canal de comercialização que deve ser avaliado como potencial, por empresários paranaenses.

A experiência de duas décadas do Mercosul, cujo o processo para promover uma integração regional e comercial teve início em 1991, com a assinatura do Tratado de Assunção pelos governos da Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai, estará na pauta de discussão do 3º Encontro de Comércio Exterior do Mercosul – 3º Encomex Mercosul, que será realizado nos dias 1º e 2 de dezembro, em Curitiba.

O evento, promovido pela Secretaria de Comércio Exterior (Secex), do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), com patrocínio do Sebrae, também visa debater com autoridades e especialistas quais são as projeções e planejar os próximos 20 anos do bloco econômico. No Encomex Mercosul, serão realizados painéis com a participação de ministros dos países-membros do Mercosul e autoridades, além de oficinas setoriais e temáticas e, ainda, um encontro de negócios.

Toda a programação acontece na Universidade Positivo, das 9 às 18 horas.

Os palestrantes debaterão maneiras de facilitar o comércio entre os países do bloco econômico e tratarão de temas específicos, entre eles, crescimento econômico, inovação, competitividade, câmbio, mecanismos de financiamento e negociações com terceiros países.

O Sebrae terá um estande no evento. Consultores vão orientar os empresários de pequenos negócios sobre mecanismos de acesso ao mercado internacional e quais soluções a entidade dispõe para contribuir na qualificação de empresas que visam exportar.
Na quinta-feira, dia 1º, o gerente da Unidade de Inovação e Competitividade do Sebrae/PR, Agnaldo Castanharo, participa do painel “Inovação como Diferencial Competitivo”, às 14 horas. Para debater o tema, também foram convidados o secretário de Inovação do MDIC, Nelson Akio Fujimoto; o secretário de Política de Informática do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), Virgílio Augusto Fernandes Almeida; o diretor do Centro Internacional de Inovação da Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP), Filipe Cassapo; o secretário-executivo da Associação Nacional de Pesquisa e Desenvolvimento das Empresas Inovadoras (ANPEI), Naldo Dantas; e o diretor-presidente da empresa Prati-Donaduzzi, Luiz Donaduzzi.

Ainda na quinta-feira, o especialista em Relações Internacionais e Comércio Exterior do Sebrae, Gilson Honorato, será o moderador na oficina setorial e temática “Inserção Competitiva de Micro e Pequenas Empresa em Mercados Internacionais”, com início às 16h05.
Na oficina participam o presidente da Asociación Civil Cámara de Emprendedores de la Región Iguazú (CAEMPRI), da Argentina, Ricardo Arturo Brizuela; Melina Burgos Quiñones, diretora de Promoção de Iniciativas Empresariais e Associativas da Dirección General de la Micro y Pequeña Empresa y Cooperativas, do Peru; e Fernando Espíndola, gerente da Plataforma de Cooperação Técnica com Sebrae e Desenvolvimento Empresarial, da Fundação Parque Tecnológico de Itaipu - Paraguai.

As entidades, que têm atuação em processos de cooperação institucional e empresarial com Brasil por meio do desenvolvimento de micro e pequenas empresas, são aliadas do Sebrae no trabalho desenvolvido no Centro de Desenvolvimento de Tecnologias para a Integração Transfronteiriça de Micro e Pequenas Empresas do Mercosul e América Latina (Sebrae CDT-AL).

Com uma iniciativa do Sebrae Nacional, executada pelo Sebrae/PR, o Sebrae CDT-AL atua para fortalecer os laços de integração, cooperação e transferência de tecnologias em favor das micro e pequenas empresas do Mercosul e América Latina.

Oportunidades no exterior

Segundo dados do Sebrae, a participação de micro e pequenas empresas no volume de exportações brasileiras é essencialmente tímida, cerca de 2% do total. Para o consultor do Sebrae/PR, Marcos Uda, o montante negociado no exterior é baixo por uma série de fatores.

“Entre eles está o receio dos empresários em negociar em mercados estrangeiros. Questões como a legislação dos países, as taxas de tributação, as barreiras comerciais interferem. O empresário precisa avaliar as características do país que pretende exportar e ter cuidado, porque para uma negociação dar errada no mercado externo é muito fácil”, afirma Marcos Uda.
O consultor do Sebrae/PR salienta que a medida do Governo Federal em reajustar 50% as faixas de enquadramento e o teto da receita bruta anual das empresas do Simples Nacional (microempresa passa de R$ 240 mil para R$ 360 mil e o da pequena sobe de R$ 2,4 milhões para R$ 3,6 milhões), sancionada pela presidente Dilma Rousseff, no dia 10 de novembro, terá impacto para as empresas exportadoras e se caracteriza como um incentivo para os pequenos negócios.

“As empresas terão o limite de receita bruta anual duplicado. Ou seja, as suas vendas para o mercado externo poderão chegar ao mesmo valor do faturamento bruto anual no mercado interno. O que acontecia antes era que muitas empresas passavam a reter suas exportações para não sair do Simples, sistema de tributação mais vantajoso. A ampliação do teto foi um avanço”, avalia.

A mudança, que passa a valer em janeiro de 2012, é mais um passo para fomentar a geração de negócios no mercado externo. Para Marcos Uda, os empresários de micro e pequenas empresas devem avaliar algumas alternativas como a criação de consórcios exportadores, modelo que envolve operações de mais de um empreendimento, para ingressar no mercado externo.

Ainda durante o evento, serão divulgados os dados da balança comercial do mês de novembro e do acumulado do ano. “São informações importantes para os empresários terem condições de avaliar quais sãos os principais produtos exportados, se são commodities ou não, e para quais países os produtos são exportados. A divulgação dos dados é um balizador para quem pretende investir no mercado internacional”, completa Marcos Uda.

O encontro

As inscrições para o 3º Encomex Mercosul são gratuitas. Os interessados devem acessar o site do evento, http://mercosul.encomex.mdic.gov.br. O encontro acontece nos dias 1º e 2 de dezembro, na Universidade Positivo, que fica na Rua Professor Pedro Viriato Parigot de Souza, 5300, no Campo Comprido.

O Encomex Mercosul é promovido pelo MDIC, em parceria com o Ministério das Relações Exteriores (MRE), o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), a Secretaria de Relações Institucionais da Presidência da República (SRI/PR) e a Secretaria da Indústria, do Comércio e Assuntos do Mercosul do Governo do Paraná.

O evento conta com patrocínio do Sebrae, da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), do Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), do Banco do Brasil e da Caixa Econômica Federal.

O Encomex Mercosul conta ainda com o apoio da Federação das Indústrias do Paraná (FIEP), da Federação do Comércio do Paraná (Fecomércio-PR), da Federação das Associações Comerciais e Empresarias do Estado do Paraná (Faciap), da Associação Comercial do Paraná (ACP), do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Paraná (Sebrae-PR), da Itaipu Binacional e da Confederação Nacional das Micro e Pequenas Empresas (Conampe). (Com a Assessoria de Comunicação Social do MDIC)
http://www.paranashop.com.br/colunas/colunas_n.php?id=33094&op=notas





Brasil quer consolidar parceria de desenvolvimento com Angola


ANGOP

Ministro brasileiro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Fernando Pimentel

Luanda - O ministro brasileiro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Fernando Pimentel, afirmou nesta quarta-feira, em Luanda, que o seu país quer continuar a ser um parceiro activo no desenvolvimento de Angola em particular e de África no geral.

Ao intervir na abertura da terceira edição da mostra “Brasil Casas Design”, o governante disse existir laços profundos e de amizade entre angolanos e brasileiros.

Segundo observou, esses laços de amizade é que tornam sólida a cooperação económica, comercial, científica e tecnológica entre Angola e o Brasil.

De acordo com o ministro, o evento, organizado pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) e a embaixada do Brasil em Angola, pode ser visto como o primeiro resultado da decisão da Presidente Dilma Roussef que definiu o mercado angolano como prioritário nas relações comerciais com a África.

Por sua vez, a embaixadora brasileira em Angola, Ana Cabral, anunciou que o seu país deverá importar de África, em 2011, bens e serviços calculados em cerca de 15 biliões de dólares norte-americanos.

Ana Cabral fez tal anúncio quando comentava os níveis de cooperação do país sul-americano com o continente africano, logo após a abertura da terceira edição da mostra “Brasil Casas Design”.

Segundo a diplomata, as expectativas de vendas daquele país para os próximos três anos são no sentido de um crescimento na ordem de 23,4 porcento para região africana”.

Para a embaixadora, Angola conhece bem a excelência brasileira em áreas tradicionais como infra-estrutura, energia e agricultura.

O Brasil Casa Design de Luanda conta com exposição de produtos e mostra fotográfica.
http://www.portalangop.co.ao/motix/pt_pt/noticias/economia/2011/10/47/Brasil-quer-consolidar-parceria-desenvolvimento-com-Angola,6b8ede54-f502-4aab-bfd7-03d8eae86cf7.html



Peugeot Citroën é mais uma vez a maior exportadora do Estado do Rio de Janeiro para o Mercosul .

Paulo Sampaio NOTÍCIAS - Veículos .

A PSA Peugeot Citroën recebeu hoje o Prêmio Rio Export na categoria “Destaque Mercosul” como maior exportadora do Estado do Rio de Janeiro para a região que integra a Argentina, o Uruguai e o Paraguai ao Brasil. Esta é a sétima vez que o Grupo PSA recebe o prêmio nesta categoria nos seus dez anos de implantação industrial no Brasil. Assim, a empresa reforça sua posição como uma forte geradora de divisas para o Estado do Rio e o País, exportando produtos de grande valor agregado fabricados por brasileiros no Centro de Produção de Porto Real.

O prêmio Rio Export foi recebido por Tarcísio Telles, Diretor Industrial América Latina da PSA Peugeot Citroën, em cerimônia realizada na sede da Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan), no centro da cidade do Rio. A premiação leva em conta o volume de exportação em dólares referente ao desempenho registrado no fechamento do ano anterior, de acordo com o comportamento retratado nos números oficiais da Secretaria de Comércio Exterior (Secex) do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior.

A PSA Peugeot Citroën exporta, atualmente, produtos fabricados no seu Centro de Produção de Porto Real, na região Sul Fluminense, para 17 países, como Argentina, Uruguai, Chile, México, França e Eslováquia. São veículos, motores e peças produzidos no Brasil com o padrão mundial de qualidade do Grupo PSA e que ajudam a gerar receitas e a promover o desenvolvimento social.

O Prêmio Rio Export foi criado em 1998 para valorizar o esforço e o desempenho exportador das empresas do Estado do Rio de Janeiro. Ele é promovido pela Firjan, pelo Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), pelo Banco do Brasil e pela Secretaria de Comércio Exterior (Secex) do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior. O prêmio é entregue, anualmente, às companhias que mais se destacam em nove categorias.

A PSA Peugeot Citroën no Brasil

Em 2011, a PSA Peugeot Citroën completa 10 anos de produção de veículos no Brasil. O Grupo está presente industrialmente no país desde 2001, quando foi inaugurado o Centro de Produção de Porto Real, no Estado do Rio de Janeiro. Atualmente, a unidade industrial produz os veículos Peugeot 207, 207 SW, 207 Passion e Hoggar e os Citroën C3, Aircross, C3 Picasso e Xsara Picasso e também os motores de 1,4 litro e 1,6 litro flexfuel e a gasolina (para exportação).

De janeiro a outubro deste ano, o Grupo comercializou 146.220 carros de passeio e veículos comerciais leves de suas duas marcas, Peugeot e Citroën, com uma participação de mercado de 5,3%. Este resultado representa um crescimento de 6% em comparação ao volume de vendas do mesmo período de 2010, sendo superior a média do mercado brasileiro, que foi de 5%.
http://www.segs.com.br/index.php?option=com_content&view=article&id=56840:psa-peugeot-citroen-e-mais-uma-vez-a-maior-exportadora-do-estado-do-rio-de-janeiro-para-o-mercosul&catid=71:categoria-veiculos&Itemid=367





Brasil recebe domingo missão escocesa de negócios


O ministro Britânico para a Escócia, Michael Moore, vai desembarcar no domingo no Brasil, liderando a maior missão escocesa de negócios ao País até hoje. O grupo é composto por representantes de 23 empresas de diferentes segmentos do mercado, como agricultura, educação, bebidas, esportes, arquitetura e design. Eles terão reuniões com empresários e autoridades governamentais brasileiras. A Escócia exporta atualmente 180 milhões de libras para o Brasil.

Em Brasília o grupo deve se reunir com os ministros de Energia, Edison Lobão, e do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Fernando Pimentel. Na agenda programada para a visita ao Rio de Janeiro, estão previstas reuniões com companhias do setor de energia e com a Petrobras, além de um encontro com o comitê organizador dos Jogos Olímpicos de 2016.

A pauta sobre eventos esportivos seguirá em São Paulo, onde a comitiva vai se encontrar com membros do comitê organizador paulista da Copa do Mundo de 2014. Ainda na cidade, o ministro e os empresários participarão de uma mesa redonda a respeito de serviços do mercado financeiro e infraestrutura
http://www.dgabc.com.br/News/5928239/brasil-recebe-domingo-missao-escocesa-de-negocios.aspx



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