Montadora chinesa de caminhões pode se instalar no Paraná
O secretário estadual da Indústria, Comércio e Assuntos do Mercosul, Ricardo Barros, e a diretoria da montadora chinesa Sinotruk apresentaram ao ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Fernando Pimentel, nesta quarta-feira (9), em Brasília, o projeto da montadora para construir uma fábrica no Brasil. Segundo Barros, o Paraná está em negociações avançadas com a empresa chinesa. “Foi uma boa reunião de trabalho, na qual o ministro teve conhecimento dos detalhes do empreendimento e das demandas da Sinotruk. Estamos trabalhando juntos para atrair mais esse investimento importante para o País”, disse o secretário.
A negociação com a Sinotruk é mais um investimento do Programa Paraná Competitivo. Criado no início do governo Beto Richa, o programa reúne uma série de medidas de incentivo ao setor produtivo, como dilação de prazos para recolhimento do ICMS, investimentos para melhoria da infraestrutura e da capacitação profissional, para tornar o Estado atrativo para novos empreendimento produtivos que gerem emprego, renda, riqueza e desenvolvimento sustentável em todo o estado.
Até o momento, o Paraná Competitivo tem confirmados R$ 7,5 bilhões em novos investimentos e outros R$ 15 bilhões em negociação. Os anúncios de investimentos mais recentes no segmento automotivo foram da francesa Renault, que vai ampliar a unidade em São José dos Pinhais; da japonesa Sumitomo, que vai fabricar pneus em Fazenda Rio Grande; a norte-americana Paccar, que vai produzir caminhões DAF, em Ponta Grossa; e a Caterpillar vai produzir retroescavadeiras em Campo Largo.
“Estamos consolidando o Paraná como segundo e o mais moderno polo automotivo do país”, reafirmou Ricardo Barros.
A EMPRESA – A Sinotruk, conhecida como CNHTC (China National Heavy Duty Truck Group Corporation), foi constituída na China em 1935. No início da década de 1980, adquiriu tecnologia de motores Steyr, formando também outras parcerias ao longo do tempo com Eaton, ZF, Jost e Wabco. De 2003 a 2008, manteve joint-venture com a Volvo. Em 2009, a alemã MAN assinou um acordo de parceria estratégica e tecnologia com a Sinotruk, comprando 25% de participação da montadora chinesa.
A montadora já possui em Campina Grande do Sul, na Região Metropolitana de Curitiba, um centro de distribuição inaugurado em setembro onde abriga peças do modelo Howo, que é importado desde abril de 2010
http://www.aen.pr.gov.br/modules/noticias/article.php?storyid=66452&tit=Montadora-chinesa-de-caminhoes-pode-se-instalar-no-Parana
Fábrica da Peugeot Citoën vai dobrar capacidade de produção até 2015
PORTO REAL
O governador Sérgio Cabral (PMDB), a presidente Dilma Rousseff e o ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Fernando Pimentel, participaram de uma audiência com o presidente do Conselho Mundial de Administração da PSA Peugeot Citroën, Thierry Peugeot; e o presidente para o Brasil e América Latina da PSA Peugeot Citroën, Carlos Gomes. A solenidade aconteceu no Palácio do Planalto, em Brasília.
Na ocasião, a comitiva da Peugeot Citroën anunciou que o grupo investirá mais 575 milhões de reais por ano no Brasil até 2015. Na área industrial, a capacidade de produção dobrará em relação a atual, chegando a 300.000 veículos e 400.000 motores por ano em 2015.
Para isso, o Centro de Produção de Porto Real ganhará, no total, mais 40 mil metros quadrados de área construída, novas instalações de chaparia e montagem, uma nova cabine de pintura, novas superfícies de logística e infra-estrutura para atender ao crescimento do Centro de Produção.
Segundo o governador, além das quatro tradicionais marcas de carro que estão no Brasil há tantas décadas – Volkswagen, General Motors, Fiat e Ford –, a Peugeot Citroën é líder neste mercado. De acordo com Cabral, com os investimentos da Nissan, da Renault, da MAN e, agora, da Peugeot Citroën, o estado se consolida como segundo polo automotivos do país.
Em 2011, a PSA Peugeot Citroën completa dez anos de produção de veículos no Brasil. O Grupo está presente industrialmente no país desde 2001, quando foi inaugurado o Centro de Produção de Porto Real, no Estado do Rio de Janeiro. Atualmente, a unidade industrial produz os veículos Peugeot 207, 207 SW, 207 Passion e Hoggar e os Citroën C3, Aircross, C3 Picasso e Xsara Picasso e também os motores de 1,4 litro e 1,6 litro flexfuel e a gasolina (para exportação).
http://www.avozdacidade.com/site/page/noticias_interna.asp?categoria=1&cod=8784
Nenhum comentário:
Postar um comentário