LEGISLAÇÃO

quinta-feira, 3 de março de 2011

PORTOS E LOGISTICA - 03/03/2011

Alta do combustível e baixa nos fretes prejudicam armadores
Os armadores estão enfrentando uma pressão crescente sobre as margens de preços de combustível, ao passo que os valores das taxas de frete estão diminuindo. Segundo a consultoria marítima Alphaliner, a situação resulta em perdas nos lucros operacionais na maioria das rotas comerciais, principalmente no trade entre o Extremo Oriente e a Europa.

De acordo com estatísticas da consultoria, os preços do combustível saltaram 24% desde janeiro. Somente em Roterdã (Holanda), o valor atingiu US$ 609 por tonelada na semana passada - o nível mais alto registrado em 29 meses.

Enquanto isso, as taxas de frete spot caíram 14% nas últimas semanas, com as taxas para Norte da Europa apontando média de US4 1.200 por Teu (unidade equivalente a um contêiner de 20 pés), em comparação aos US$ 1.400 por Teu do final do ano passado. O preço spot a partir de Xangai caiu 37% desde seu pico em meados de julho do ano passado, quando a taxa atingiu US$ 1.900 por Teu.
Guia Marítimo




Fila para Porto chega à RMC
A fila de caminhões para desembarcar no Porto de Paranaguá ficou mais intensa ontem. O movimento de carretas em direção ao litoral começou na noite do último domingo. No início da noite de ontem, a fila atingiu um pico de 34 quilômetros.

Entre os kms 34 e 45, trecho mais sinuoso da Serra do Mar, os caminhões são orientados pela Polícia Rodoviária Federal a não parar no acostamento. Com isso, a fila reinicia no Km 45. Na última segunda-feira, por volta das 21 horas, a extensão de caminhões era de 34 quilômetros e chegou até a entrada de São José dos Pinhais, município da Região Metropolitana de Curitiba.

De acordo com informações da Concessionária Ecovia, que administra o trecho da BR-277 entre Curitiba e o Litoral, os dias de maior movimento de caminhões em direção ao porto são sempre entre domingo e terça-feira. Com a presença dos caminhoneiros no acostamento, a orientação é para que os motoristas redobrem a atenção.

A Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (Appa) informou que as chuvas continuaram a impedir os embarques ontem. Além disso, cerca de 20% dos caminhões estão vindo ao porto sem cadastro prévio, ou seja, sem ter navio nominado. Nesta semana, 1.500 caminhões passam pelo pátio de triagem diariamente. Agora, a administração portuária deve priorizar a atracação de navios com soja.

Outra justificativa da Appa para a fila são o aumento da safra que alterou a dinâmica de carga e descarga. Em janeiro, foram movimentadas 33,5% toneladas a mais do que no mesmo mês do ano passado. Uma das explicações para isso foram as modificações realizadas no porto como a dragagem dos berços de atracação. Neste ano, o volume médio esperado de embarque por navio é de 68 mil toneladas. Em 2010, o limite era de 57 mil toneladas.
Folha de Londrina




Itajaí anuncia ampliação para maio
Obra de R$ 2 milhões será paga com recursos do porto.

PORTO BELO/ITAJAÍ - Enquanto Porto Belo espera pelo fim da construção do novo píer de atracação de barcos turísticos, Itajaí anuncia a ampliação da estrutura que hoje recebe os transatlânticos. O edital para as obras já foi publicado.

– Se o processo licitatório ocorrer dentro do previsto, as obras de ampliação começam em maio e terminam em outubro deste ano – prevê o diretor técnico do Porto de Itajaí, André Pimentel.

O custo total da obra chegará a R$ 2 milhões. Todos os recursos virão do Porto de Itajaí. O Píer de Passageiros Guilherme Asseburg, no Centro, será ampliado em 1,2 mil metros. No projeto há sala de espera com 564 lugares, área para embarque e desembarque e alfândega, além de check-in e check-out. Uma estrutura diferente da que existe hoje.
– Nós teremos um grande diferencial de estrutura em relação aos outros locais de atracação aqui da região. Não há nada igual. Com isso, queremos também atrair mais navios – explica Pimentel.

Porto Belo deve inaugurar nova estrutura em março

Em Porto Belo, as obras do píer seguem, mas com atraso. Em janeiro, depois que parte da estrutura caiu, a promessa era a de que o novo local seria inaugurado até o final de fevereiro, o que não aconteceu.

– A nossa nova expectativa é para março, mas não vou precisar data porque não sabemos – fala o secretário de Turismo de Porto Belo, Alexandre Stodieck

Segundo Stodieck, toda a parte de concreto do novo píer está pronta. O que está em fase de instalação é a montagem das plataformas para receber os barcos que vão transportar os passageiros do transatlântico a terra, além da colocação das proteções para pedestres nas laterais. O local possui 184 metros de comprimento e possibilitará, ao mesmo tempo, a atracação de seis barcos. O antigo píer, ainda em funcionamento, é suficiente apenas para duas embarcações.

Mesmo com a obra inacabada, a administração já faz planos para a próxima temporada de navios. Para o verão 2011/2012, 38 escalas de transatlânticos já estão confirmadas. De acordo com a Secretaria de Turismo, o número é 20% maior do que o registrado nesta temporada.

– Com esses 38 navios, já teremos 85 mil passageiros. Ainda estamos negociando com mais uma empresa e poderemos ter mais navios – adianta Stodieck.
Portos e Navios



Paranaguá ganhará mais berços para trazer navios de fora
A ampliação do Porto de Paranaguá não está restrita aos planos revelados ao Portogente pelo superintendente da Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (Appa), Airton Vidal Maron, ao jornalista Bruno Rios. Ele garante que outra obra prevê a substituição de quatro armazéns de carga geral que existem hoje no cais do porto e juntos somam capacidade estática de 54 mil toneladas. “A obra de modernização contemplará a construção, na mesma área, de dois armazéns graneleiros com capacidade estática de 195 mil toneladas e rendimento operacional de duas mil toneladas por hora.”

Já o cais de inflamáveis também será ampliado com um píer de 300 metros de comprimento que abrigará dois berços de atracação e será ligado ao atual cais por uma ponte de acesso de 250 metros.
Por sua vez, o projeto de expansão também contempla a construção de um berço complementar – na parte leste do cais – para a movimentação de contêineres. Esta complementação será de 120 metros e contará com uma retroárea de 60 mil metros quadrados.
A face leste do cais do Porto de Paranaguá ganhará mais um berço – após a novo berço para navios de contêineres. Serão construídos 300 metros de cais para atracação compartilhada de navios de veículos e passageiros. Fora isso, a obra contempla uma retroárea de 30 mil metros quadrados para a construção de um receptivo para turistas.
PortoGente



Petrobras cria empresa para transportar etanol
Estatal e outras cinco sócias integram a Logum Logística.
A Petrobras anunciou ontem a criação de uma empresa para construção, desenvolvimento e operação de um sistema logístico para transporte e armazenagem de etanol, envolvendo poliduto — que também poderá ser utilizado para diesel —, hidrovias, rodovias e cabotagem. De olho no crescimento das exportações do combustível, a estatal (20%), Copersucar (20%), Cosan (20%), Odebrecht (20%), Camargo Corrêa (10%) e Uniduto Logística (10%) se uniram para formar a Logum Logística, com capital social de R$100 milhões. Ao todo serão investidos R$6 bilhões em 1.300 quilômetros, que passarão por 45 municípios. Desse montante, 80% devem ser financiados pelo BNDES.
O poliduto terá capacidade instalada para transportar 21 milhões de metros cúbicos de etanol por ano quando estiver pronto, em janeiro de 2016. A previsão é que mais de dez mil empregos diretos e indiretos sejam gerados. O primeiro trecho, que liga Paulínia a Ribeirão Preto e custará R$900 milhões, entrará em operação em dezembro de 2012, com capacidade para 12 milhões de metros cúbicos. A Logum prevê capacidade de armazenagem de 838 mil metros cúbicos de etanol. A maior parte do sistema será construída utilizando áreas de passagem de dutos já existentes da Petrobras, facilitando a concessão de licenças ambientais.
A Petrobras também divulgou ontem que confirmou a existência de petróleo de boa qualidade no campo de Iara, na área do pré-sal da Bacia de Santos, após a completar a perfuração do poço exploratório 3-BRSA-891A-RJS. Em comunicado enviado à Comissão de Valores Mobiliários, a estatal diz que o poço confirmou o potencial estimado de entre 3 bilhões e 4 bilhões de barris de petróleo em Iara.
Gás Brasil



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