LEGISLAÇÃO

segunda-feira, 21 de março de 2011

MERCOSUL

UE e Mercosul negociam novamente em maio
O Mercosul e a União Europeia tentarão apresentar ofertas melhoradas de acesso a seus mercados ou pelo menos "indicações" de concessões nas negociações de 2 a 6 de maio em Assunção (Paraguai), para caminhar "progressivamente" em direção à conclusão do acordo de livre comércio entre o fim do ano e começo de 2012.

]A expectativa era de os dois blocos terem trocado listas de ofertas esta semana, em Bruxelas, mas resistências da agricultura europeia e do setor industrial do Cone Sul não permitiram desta vez um avanço. Alguns negociadores dizem ter havido, porém, progressos na discussão de textos sobre regras do acordo, além dos pilares político e de cooperação.
Certos observadores continuam porém pessimistas, levando em conta que a Argentina, que fez um forte recuo nas ultimas semanas, tem eleição presidencial em outubro e antes disso muito dificilmente fará concessões. Em 2012, a França tem sua eleição a presidente em maio. E a reforma da Política Agrícola Comum (PAC) será outro fator de dificuldade. Em Bruxelas, a rodada de negociação foi acompanhada de perto por representantes da indústria. O setor de autopeças recuou e não aceita mais a desgravação tarifária ao longo de 15 anos. Já o setor agrícola apareceu em número reduzido.
Valor Econômico

Nenhum comentário: