Senadores aprovam acordo entre Brasil e EUA sobre transporte marítimo
Na véspera da primeira visita do presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, ao Brasil, os senadores aprovaram na tarde de ontem (17), por unanimidade e em votação simbólica, o Projeto de Decreto Legislativo (PDS) 29/10, que ratifica o texto do acordo sobre transporte marítimo celebrado entre Brasil e Estados Unidos em setembro de 2005, que tem por objetivo ampliar o volume do comércio de cargas exportadas para aquele país. A proposta vai à promulgação.
Atualmente, a via marítima representa quase 80% do comércio marítimo brasileiro feito em contêineres, segundo o Centro Nacional de Navegação (CentroNave), entidade associativa que representa 31 empresas de navegação do segmento de contêineres.
De janeiro a junho de 2010, as madeiras e compensados aparecem entre os itens mais exportados pelo Brasil para os Estados Unidos, segundo o CentroNave, totalizando 17.951 TEUs (unidade padrão para contêineres de 20 pés).
Segundo informações do ex-ministro das Relações Exteriores Celso Amorim, que assinou a mensagem enviada ao Senado, dados apurados em 2004 revelaram que, do total de US$ 20 bilhões exportados pelo Brasil aos EUA, US$ 15 bilhões (equivalentes a 30 milhões de toneladas) foram pela via marítima, ou seja, 75%. Já do total de US$ 11 bilhões importados pelo Brasil dos EUA, US$ 6 bilhões (12 milhões de toneladas, equivalentes a 54% do total) vieram pelo mar.
"Perseguir um tráfego marítimo livre e aberto, por meio de medidas administrativas e legislativas, mostra-se, portanto, da maior importância", afirmou o ministro na mensagem.
Além de ampliar o fluxo do comércio marítimo, o acordo entre os dois países visa a aumentar a competitividade desse comércio para os transportadores de bandeira nacional de ambas as partes.
Antes da votação, os senadores José Agripino (DEM-RN), Alvaro Dias (PSDB-PR), Walter Pinheiro (PT-BA), Ana Amélia (PP-RS), Mozarildo Cavalcanti (PTB-RR), Magno Malta (PR-ES) e Romero Jucá (PMDB-RR) comunicaram ao Plenário que seus partidos votariam favoravelmente à proposta. Agripino ressaltou que a aprovação do texto do acordo com os EUA era uma pequena homenagem do Senado Federal ao presidente Barack Obama, devido à sua primeira visita ao Brasil.
A Comissão das Relações Exteriores e Defesa Nacional (CRE) já aprovou o parecer favorável à proposta da relatora Gleisi Hoffmann (PT-PR).
Portos e Navios
Beluga Shipping entra em reestruturação financeira
Companhia devolveu grande parte dos navios fretados.
O Beluga Group anunciou que está em processo de reestruturação financeira da Beluga Shipping e Beluga Chartering. Segundo a companhia, ambas as empresas apontaram "graves irregularidades" em volume de negócios e liquidez.
O anúncio surge logo após a retirada de grande parte da frota de navios fretados que a Beluga Chartering operava. A companhia possuía mais de 70 embarcações operacionais, mas 55 unidades fretadas foram retiradas por fundos de navegação no início desta semana, após a decisão da Oaktree - acionista majoritária do Beluga Group - de reduzir os custos.
No início da semana, o financiador HCI Capital retirou de operação 20 navios que mantinha sob contrato de afretamento com a Beluga. A Ownership foi a segunda instituição financeira com maior ocorrência de cancelamento de contratos com a companhia, retraindo 11 navios.
O porta-voz da Beluga, Klaus-Karl Becker, disse que a empresa ainda tem cerca de 20 navios disponíveis e "muita carga para transportar". É provável que a companhia deve procurar novas negociações com outros fundos de financiamento e proprietários de navios. "Beluga Group está atualmente negociando com as partes interessadas sobre como continuar o nosso trabalho no campo offshore ", disse Becker.
A reportagem do Guia Marítimo procurou a Beluga Projects - representação brasileira do Beluga Group - para apurar os efeitos da retirada dos navios nos trades da companhia com o País, mas a empresa não se pronunciou até o fechamento da matéria.
Guia Marítimo
Cargueiro indonésio é sequestrado no Oceano Índico
Um grupo de 30 a 50 piratas sequestraram ontem um navio indonésio de cargas com 20 tripulantes no oceano índico. O crime aconteceu a cerca de 320 milhas náuticas ao noroeste da ilha de Socotra, em águas do Índico. As informações são da EU-Navfor, missão na União Européia (EU) contra a pirataria.
Depois do sequestro desta embarcação, os piratas ainda tentaram sequestrar outra embarcação, que conseguiu se esquivar. Propriedade de uma companhia da Indonésia, a MV Sinar Kudus rumava em direção ao Canal de Suez quando foi abordada pelos bandidos.
A segunda tentativa de sequestro conseguiu ser evitada pelas Forças Armadas. A EU-Navfor é responsável pelo controle das atividades dos pesqueiros no litoral da Somália, onde realiza a operação Atalanta, cujo objetivo é proteger navios que levam ajuda humanitária pelo Programa Mundial de Alimentos e as embarcações da Missão da União Africana na Somália.
Portos e Navios
Navio ecologicamente correto atraca em Rio Grande
O cargueiro trouxe peças para o Parque Eólico de Palmares do Sul.
O primeiro cargueiro do mundo movido à propulsão híbrida à base de energia eólica (40%), o navio E-Ship 1, de bandeira alemã, atracou no início da manhã desta quinta-feira no Porto do Rio Grande. O veículo desembarcou 97 peças que serão utilizadas no Parque Eólico de Palmares do Sul.
Esta é a segunda remessa destinada ao novo empreendimento eólico no Estado. O navio deve partir hoje, 18, à tarde para Santos, no litoral paulista.
O cargueiro foi projetado pela Enercon GmbH, uma das maiores fabricantes de turbinas eólicas no mundo e líder em tecnologia. O E-Ship 1 faz uso do chamado Efeito Magnus para propulsão. Quatro rotores cilíndricos combinados com motores elétricos que giram e ficam instalados no convés principal.
Portos e Navios
Mega Centro Logístico Itajaí entrega segundo armazém e aumenta sua capacidade em 61%
O Mega Centro Logístico Itajaí, empreendimento da Capital Realty localizado em Santa Catarina, acaba de inaugurar um novo armazém. Em funcionamento desde 2004, o local ainda terá outras duas expansões, uma prevista para o fim deste ano e a outra para início de 2012. Com o recente galpão, o centro logístico passou de 18 mil m² de área construída para 29 mil m². Os novos módulos de armazenagem atendem até cinco clientes, dependendo da necessidade de espaço desses futuros parceiros.
A ampliação do Mega Centro Logístico Itajaí representa um aumento de 61% na capacidade de armazenagem. Foram cinco novos módulos entregues em fevereiro. Ao término da expansão, com os quatro armazéns finalizados, o empreendimento terá o total de 52 mil m². O objetivo, segundo a empresa, é atender a demanda da região do Vale do Itajaí, que vivenciou um crescimento acima da média nos últimos anos.
Segundo Rodrigo Demeterco, diretor geral da Capital Realty, a praticidade e a estrutura exclusivas do Mega Centro Logístico Itajaí continuarão sendo diferenciais da empresa. “A capacidade do piso – o dobro da média da concorrência – e o pé direito livre de 12,5 metros – o maior da região em relação a média de 8,25 metros da concorrência, são fatores que atraem novos clientes. Nossos módulos podem atender pequenas ou grandes demandas. Isso somado à qualidade dos nossos serviços nos gerou credibilidade no cenário de logística. “Viramos referência nesse setor”, explica o empresário.
O centro logístico está em um local estratégico, a seis quilômetros do porto de Itajaí e a 16 do porto de Navegantes. Além disso, o local fica no entroncamento da BR 101 – que atravessa 12 estados brasileiros –com a SC 470 – principal rodovia de ligação a região Oeste do Estado. Foi essa localização, segundo Rodrigo Demeterco, que favoreceu a ampliação. “O movimento de importação e exportação, e abastecimento interno do mercado na região é enorme. A demanda exige um centro logístico de qualidade, próximo aos pontos de interesse, que atendam quaisquer necessidades. Precisávamos ampliar para continuar atendendo nossos clientes da melhor maneira.” Ao todo, serão R$ 40 milhões investidos no p rocesso de ampliação.
Portal Naval
Na véspera da primeira visita do presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, ao Brasil, os senadores aprovaram na tarde de ontem (17), por unanimidade e em votação simbólica, o Projeto de Decreto Legislativo (PDS) 29/10, que ratifica o texto do acordo sobre transporte marítimo celebrado entre Brasil e Estados Unidos em setembro de 2005, que tem por objetivo ampliar o volume do comércio de cargas exportadas para aquele país. A proposta vai à promulgação.
Atualmente, a via marítima representa quase 80% do comércio marítimo brasileiro feito em contêineres, segundo o Centro Nacional de Navegação (CentroNave), entidade associativa que representa 31 empresas de navegação do segmento de contêineres.
De janeiro a junho de 2010, as madeiras e compensados aparecem entre os itens mais exportados pelo Brasil para os Estados Unidos, segundo o CentroNave, totalizando 17.951 TEUs (unidade padrão para contêineres de 20 pés).
Segundo informações do ex-ministro das Relações Exteriores Celso Amorim, que assinou a mensagem enviada ao Senado, dados apurados em 2004 revelaram que, do total de US$ 20 bilhões exportados pelo Brasil aos EUA, US$ 15 bilhões (equivalentes a 30 milhões de toneladas) foram pela via marítima, ou seja, 75%. Já do total de US$ 11 bilhões importados pelo Brasil dos EUA, US$ 6 bilhões (12 milhões de toneladas, equivalentes a 54% do total) vieram pelo mar.
"Perseguir um tráfego marítimo livre e aberto, por meio de medidas administrativas e legislativas, mostra-se, portanto, da maior importância", afirmou o ministro na mensagem.
Além de ampliar o fluxo do comércio marítimo, o acordo entre os dois países visa a aumentar a competitividade desse comércio para os transportadores de bandeira nacional de ambas as partes.
Antes da votação, os senadores José Agripino (DEM-RN), Alvaro Dias (PSDB-PR), Walter Pinheiro (PT-BA), Ana Amélia (PP-RS), Mozarildo Cavalcanti (PTB-RR), Magno Malta (PR-ES) e Romero Jucá (PMDB-RR) comunicaram ao Plenário que seus partidos votariam favoravelmente à proposta. Agripino ressaltou que a aprovação do texto do acordo com os EUA era uma pequena homenagem do Senado Federal ao presidente Barack Obama, devido à sua primeira visita ao Brasil.
A Comissão das Relações Exteriores e Defesa Nacional (CRE) já aprovou o parecer favorável à proposta da relatora Gleisi Hoffmann (PT-PR).
Portos e Navios
Beluga Shipping entra em reestruturação financeira
Companhia devolveu grande parte dos navios fretados.
O Beluga Group anunciou que está em processo de reestruturação financeira da Beluga Shipping e Beluga Chartering. Segundo a companhia, ambas as empresas apontaram "graves irregularidades" em volume de negócios e liquidez.
O anúncio surge logo após a retirada de grande parte da frota de navios fretados que a Beluga Chartering operava. A companhia possuía mais de 70 embarcações operacionais, mas 55 unidades fretadas foram retiradas por fundos de navegação no início desta semana, após a decisão da Oaktree - acionista majoritária do Beluga Group - de reduzir os custos.
No início da semana, o financiador HCI Capital retirou de operação 20 navios que mantinha sob contrato de afretamento com a Beluga. A Ownership foi a segunda instituição financeira com maior ocorrência de cancelamento de contratos com a companhia, retraindo 11 navios.
O porta-voz da Beluga, Klaus-Karl Becker, disse que a empresa ainda tem cerca de 20 navios disponíveis e "muita carga para transportar". É provável que a companhia deve procurar novas negociações com outros fundos de financiamento e proprietários de navios. "Beluga Group está atualmente negociando com as partes interessadas sobre como continuar o nosso trabalho no campo offshore ", disse Becker.
A reportagem do Guia Marítimo procurou a Beluga Projects - representação brasileira do Beluga Group - para apurar os efeitos da retirada dos navios nos trades da companhia com o País, mas a empresa não se pronunciou até o fechamento da matéria.
Guia Marítimo
Cargueiro indonésio é sequestrado no Oceano Índico
Um grupo de 30 a 50 piratas sequestraram ontem um navio indonésio de cargas com 20 tripulantes no oceano índico. O crime aconteceu a cerca de 320 milhas náuticas ao noroeste da ilha de Socotra, em águas do Índico. As informações são da EU-Navfor, missão na União Européia (EU) contra a pirataria.
Depois do sequestro desta embarcação, os piratas ainda tentaram sequestrar outra embarcação, que conseguiu se esquivar. Propriedade de uma companhia da Indonésia, a MV Sinar Kudus rumava em direção ao Canal de Suez quando foi abordada pelos bandidos.
A segunda tentativa de sequestro conseguiu ser evitada pelas Forças Armadas. A EU-Navfor é responsável pelo controle das atividades dos pesqueiros no litoral da Somália, onde realiza a operação Atalanta, cujo objetivo é proteger navios que levam ajuda humanitária pelo Programa Mundial de Alimentos e as embarcações da Missão da União Africana na Somália.
Portos e Navios
Navio ecologicamente correto atraca em Rio Grande
O cargueiro trouxe peças para o Parque Eólico de Palmares do Sul.
O primeiro cargueiro do mundo movido à propulsão híbrida à base de energia eólica (40%), o navio E-Ship 1, de bandeira alemã, atracou no início da manhã desta quinta-feira no Porto do Rio Grande. O veículo desembarcou 97 peças que serão utilizadas no Parque Eólico de Palmares do Sul.
Esta é a segunda remessa destinada ao novo empreendimento eólico no Estado. O navio deve partir hoje, 18, à tarde para Santos, no litoral paulista.
O cargueiro foi projetado pela Enercon GmbH, uma das maiores fabricantes de turbinas eólicas no mundo e líder em tecnologia. O E-Ship 1 faz uso do chamado Efeito Magnus para propulsão. Quatro rotores cilíndricos combinados com motores elétricos que giram e ficam instalados no convés principal.
Portos e Navios
Mega Centro Logístico Itajaí entrega segundo armazém e aumenta sua capacidade em 61%
O Mega Centro Logístico Itajaí, empreendimento da Capital Realty localizado em Santa Catarina, acaba de inaugurar um novo armazém. Em funcionamento desde 2004, o local ainda terá outras duas expansões, uma prevista para o fim deste ano e a outra para início de 2012. Com o recente galpão, o centro logístico passou de 18 mil m² de área construída para 29 mil m². Os novos módulos de armazenagem atendem até cinco clientes, dependendo da necessidade de espaço desses futuros parceiros.
A ampliação do Mega Centro Logístico Itajaí representa um aumento de 61% na capacidade de armazenagem. Foram cinco novos módulos entregues em fevereiro. Ao término da expansão, com os quatro armazéns finalizados, o empreendimento terá o total de 52 mil m². O objetivo, segundo a empresa, é atender a demanda da região do Vale do Itajaí, que vivenciou um crescimento acima da média nos últimos anos.
Segundo Rodrigo Demeterco, diretor geral da Capital Realty, a praticidade e a estrutura exclusivas do Mega Centro Logístico Itajaí continuarão sendo diferenciais da empresa. “A capacidade do piso – o dobro da média da concorrência – e o pé direito livre de 12,5 metros – o maior da região em relação a média de 8,25 metros da concorrência, são fatores que atraem novos clientes. Nossos módulos podem atender pequenas ou grandes demandas. Isso somado à qualidade dos nossos serviços nos gerou credibilidade no cenário de logística. “Viramos referência nesse setor”, explica o empresário.
O centro logístico está em um local estratégico, a seis quilômetros do porto de Itajaí e a 16 do porto de Navegantes. Além disso, o local fica no entroncamento da BR 101 – que atravessa 12 estados brasileiros –com a SC 470 – principal rodovia de ligação a região Oeste do Estado. Foi essa localização, segundo Rodrigo Demeterco, que favoreceu a ampliação. “O movimento de importação e exportação, e abastecimento interno do mercado na região é enorme. A demanda exige um centro logístico de qualidade, próximo aos pontos de interesse, que atendam quaisquer necessidades. Precisávamos ampliar para continuar atendendo nossos clientes da melhor maneira.” Ao todo, serão R$ 40 milhões investidos no p rocesso de ampliação.
Portal Naval
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