LEGISLAÇÃO

sexta-feira, 25 de março de 2011

CLASSIFICAÇÃO FISCAL - 25/03/2011


CLASSIFICAÇÃO DE JUNTAS: MECÂNICAS E METALOPLÁSTICAS
Há diversos tipos de juntas, dentre elas: as de borracha sintética (posição 4016), de amianto (posição 6812), de cortiça (posição 4503), de papel (posição 4823), de aço (posição 7326), de alumínio (posição 7616), mecânicas e metaloplásticas (ambas da posição 8484), sendo essas duas o alvo desse artigo.

As juntas de vedação, mecânicas (juntas de anéis deslizantes e juntas de anéis-mola, por exemplo) constituem conjuntos mecânicos que asseguram uma junção estanque entre duas superfícies planas e rotativas, impedindo assim as fugas de líquidos de alta pressão das máquinas ou aparelhos nos quais são montadas, apesar das pressões e desgaste que possam sofrer, quer da parte dos órgãos de movimentação, quer pelas vibrações, etc.

Estas juntas têm uma estrutura geralmente bastante complexa. Comportam:

1º) partes fixas que, quando a junta é colocada, tornam-se partes integrantes da máquina ou do aparelho; e

2º) partes suscetíveis de se moverem: elementos rotativos, elementos de molas, etc.

É precisamente em razão da presença dessas partes móveis que elas são denominadas de “juntas de vedação, mecânicas”.

Elas servem como dispositivos destinados a reduzir as vibrações de mancais, de juntas propriamente ditas e por vezes de uniões. Suas aplicações são numerosas, em especial nas bombas, compressores, misturadores, agitadores e nas turbinas, sendo fabricadas em um grande número de matérias e de formas.

As juntas metaloplásticas são constituídas:

1º) quer por um núcleo (alma) de amianto (ou mesmo de feltro, cartão ou qualquer matéria não metálica), encerrado entre duas folhas metálicas;

2º) quer por amianto (ou qualquer outra matéria não metálica) cortado em forma própria e com rebordo metálico nas orlas externas, bem como, em alguns casos, nos bordos dos orifícios nele praticados;

3º) quer ainda por uma pilha de folhas de um mesmo metal ou de metais diferentes. As juntas são utilizadas principalmente para ajustamento de certas peças de motores (culatras), de bombas, etc., ou para ajustar alguns condutos.

Tanto as juntas mecânicas quanto as metaloplásticas são classificadas na posição 8484.

Boa classificação.
Cesar Olivier Dalston, www.daclam.com.br. Fontes: NESH

Nenhum comentário: