LEGISLAÇÃO

quarta-feira, 16 de março de 2011

PORTOS E LOGÍSTICA - 16/03/2011

Software agilizará liberação de cargas
Os recintos aduaneiros de exportação (redex) da Baixada Santista, integrantes da Associação Brasileira dos Terminais Retro portuários e das Empresas Transportadoras de Contêineres (ABTTC), terão à disposição, dentro de duas semanas, um novo software para condensar a base de dados sobre cargas movimentadas no Porto de Santos, o e-Sima. A iniciativa garantirá maior rapidez no envio de cargas ao exterior.

A ferramenta tem por objetivo facilitar o trabalho de fiscalização da Alfândega no que tange às cargas enviadas ao exterior, porque condensa em uma só plataforma, via internet, os dados referentes aos 30 recintos da região. Os redex atuam, essencialmente, com as cargas de exportação.

O software é um aperfeiçoamento do mecanismo utilizado hoje, denominado Sistema Interface de Monitoramento Aduaneiro (Sima). Implantado há seis anos, o Sima torna disponível, para a fiscalização, as principais informações relativas a cada carga movimentada por estas empresas.
A Tribuna



Brasil e França criam Comitê Econômico e Portuário Bilateral
Brasil e França se unem para aproximar empresas dos dois países e estimular a identificação de possíveis negócios, parcerias, metodologias de merchandising e outros. Para isso, será lançado, nesta segunda-feira (14), o Comitê Econômico e Portuário Bilateral, entre os governos de Dunkerque, na França, e dos Estados do Espírito Santo, Ceará, Goiânia, Rio Grande do Norte e Minas Gerais. A ideia é criar um escritório, que funcionará como um instrumento de inteligência de mercado apoiando empresas dessas localidades.

A iniciativa conta com atuação do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Espírito Santo (Sebrae/ES), como um desdobramento de sua participação no Projeto de Apoio à Inserção Internacional de Pequenas e Médias Empresas (PAIIPME) – que é executado pela Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) e cofinanciado pela União Europeia. A ação conta ainda com a parceria das seguintes instituições do Espírito Santo: Secretaria de Desenvolvimento do Espírito Santo (Sedes), Docas do Espírito Santo (Codesa), Prefeitura de Vitória, Banco do Brasil, Federação das Indústrias do Espírito Santo (Findes), do (Sebrae/ES) e Comunidade Urbana de Dunkerque (CUD).

A cerimônia de lançamento do Comitê terá a presença da diretora de Relações Internacionais da CUD, Rose-Anne Bisiaux; do governador do Espírito Santo, Renato Casagrande; do prefeito de Vitória, João Coser, do diretor Superintendente do Sebrae – ES, José Eugênio Vieira; do diretor presidente da Codesa, Ângelo Baptista; do secretário de Desenvolvimento do Espírito Santo, Márcio Félix, e da presidente da Associação dos Prefeitos e dos Municípios do Estado do Ceara(Aprece) e prefeita de General Sampaio (CE), Eliene Brasileiro.

A Agência de Desenvolvimento Comercial Europa-Brasil (Eubrax) fará o acompanhamento do mercado para as empresas brasileiras na França e o Sebrae-ES dará apoio às empresas francesas na prospecção de parcerias no Brasil. “Já participam do projeto dez micro e pequenas empresas do Espírito Santo e outras dez do Ceará. A Eubrax deve apresentar mais dez francesas interessadas em parcerias com fabricantes brasileiros e que participarão do Comitê Econômico e Portuário Bilateral”, explica Rafael Nader, gerente de Acesso a Mercados do Sebrae-ES.

“Serão trabalhados produtos dos segmentos de vestuário e acessórios, alimentos e bebidas, cosméticos, mobiliários e produtos de decoração”, acrescentou o gerente. Segundo ele, a expectativa é de em seis meses algumas empresas já estejam em condições de acessar o mercado francês e, em um ano, ter fabricantes com produtos sendo comercializados no mercado francês de Dunkerque.

A coordenadora do PAIIPME, Patrícia Vicentini, observa que para o acesso ao mercado internacional “é fundamental que as empresas estejam capacitadas a exportar, bem como a desenvolver clientes no exterior”. Dunkerque é o terceiro maior porto rancês, depois de Le Havre e Marselha. É também uma cidade industrial, dependente do aço, indústria alimentar, refinaria de petróleo, estaleiros navais e indústria química.
Portal Naval


Movimentação de mercadorias é normal no Porto de Paranaguá
A movimentação de mercadorias pelo Porto de Paranaguá ainda não foi afetada pela interrupção da BR 277. Estão sendo escoados os granéis que ainda estão nos armazéns. De acordo com o superintendente da Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (Appa), Airton Vidal Maron, a carga de granéis disponíveis nos armazéns públicos e privados é suficiente para carregar quatro navios do Corredor de Exportação. “Depois disso, e se for prolongada a interrupção da BR 227, pode faltar carga para exportar”, alertou. Cerca de 200 caminhões que estavam na Serra do Mar já foram absorvidos e todos já chegaram até o Porto.
Outros cerca de 500 caminhões estão sendo represados antes da Praça de Pedágio da BR 277. A expectativa da Appa é que cerca de 300 caminhões desçam a Serra do Mar ainda hoje, rumo ao Porto de Paranaguá. Os caminhões são mistos (granéis, contêineres, veículos e outras mercadorias) e estão sendo liberados gradativamente, em função da instabilidade da pista. A ferrovia, que também traz cargas até o Porto, está interrompida e até quarta-feira (16) deve voltar a operar.

Durante toda a madrugada, equipes da Ecovia, da PRF e da Appa trabalharam na liberação de cerca de mil caminhões vazios que estavam presos na cidade desde a última sexta-feira.
Apesar de existirem hoje cerca de 600 vagas no Pátio de Triagem da Appa, a liberação de senhas para envio de caminhões continua suspensa, para evitar que os veículos se acumulem em filas na BR 277. Mesmo assim, muitos exportadores não estão obedecendo a determinação e tem mandado caminhões não cadastrados à Appa. A Autarquia pede a colaboração de todos os agentes e operadores, sobretudo agora, com a situação delicada na estrada.
Campanha – A Appa está disponibilizando todo seu estoque de água para doar à população de Paranaguá. Cerca der um milhão de metros cúbicos foram colocados à disposição da Defesa Civil na cidade para ajudar a população que sofre com a falta de abastecimento de água desde a última sexta-feira (11). “Disponibilzaremos todos os nossos estoques de água para atender a população e também estamos disponibilizando pessoal para ajudar a Defesa Civil no recebimento e distribuição dos donativos. O momento é grave e requer a ajuda de todos”, afirmou o superintendente da Appa, Airton Vidal Maron.
Desde sábado, a Appa interrompeu o abastecimento de água nos navios para poder destinar seu estoque à população da cidade. Internamente, a Administração lançou uma campanha junto aos funcionários para arrecadação de donativos não perecíveis e de consumo imediato.
Assessoria - Portos e Logística


 

Nenhum comentário: