LEGISLAÇÃO

quarta-feira, 16 de março de 2011

SEGURO

Estudo da Marsh prevê queda de preços dos seguros de transportes marítimos também em 2011
O estudo "Marine Market Monitor", produzido pela corretora de seguros Marsh, sinaliza com uma provável redução nas taxas de seguros de transportes marítimos este ano, mantendo o movimento de baixa iniciado em 2010. A pesquisa aponta a queda como consequência da maior capacidade do mercado neste ramo, da boa experiência com sinistros, além da desaceleração do comércio mundial.

Segundo o líder da prática de transportes marítimos da multinacional Marsh, Marcus Baker, a capacidade abundante de seguros estimulou as seguradoras a sacrificar o lucro de subscrição em troca de participação de mercado. Outro fator responsável pela queda nas taxas de seguros é o menor número de navios transportando cargas no período avaliado pela corretora. “Isso conduziu diretamente a uma redução no número e dimensão dos sinistros”, diz.

Na avaliação de Baker, para as empresas de transporte marítimo que buscam tirar vantagem dessas condições de mercado, destacar-se em termos de melhores práticas de gerenciamento de riscos é fundamental para garantir as melhores condições. “Na maior parte do mercado de transportes marítimos, os subscritores estão dispostos a assumir uma visão de longo prazo se acreditarem que seu relacionamento com o cliente é de longo prazo”, afirma

A pesquisa da Marsh mostra que, além das boas práticas de gerenciamento de riscos, os subscritores veem de modo mais favorável as empresas de transporte marítimo que podem fornecer informações relevantes e de fácil compreensão. “Empresas que constroem relacionamento de longo prazo com as seguradoras conseguem obter melhores condições de cobertura a um custo menor e capacidade de negociar com diversas seguradoras com qualidade de security.[3]

A Marsh, líder mundial em gerenciamento de riscos e seguros, conta com mais de 24 mil colaboradores e presta consultoria para clientes em mais de 100 países. Pertence ao grupo Marsh & McLennan Companies, companhia global de serviços profissionais com mais de 50 mil colaboradores no mundo e com vendas anuais superiores a US$ 10 bilhões.
Portos e Navios

Nenhum comentário: