LEGISLAÇÃO

quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

PORTOS E LOGÍSTICA - 01/02/2012







Grupo lança terminal portuário no Espírito Santo
Um grupo de investidores ligados aos ramos de engenharia e logística está desenvolvendo um projeto que prevê a construção no sul do Espírito Santo de um terminal marítimo de apoio a atividades de exploração e produção de petróleo.

Já apresentado ao governo capixaba e com o processo de licenciamento ambiental em curso, o empreendimento será um ponto de conexão da cadeia de fornecedores de materiais e prestadores de serviços com as operações offshore nas bacias de Campos e do Espírito Santo - as mais próximas do terminal, a ser instalado no município de Itapemirim.

O terminal ficará a 130 km da Grande Vitória e a 250 km da região de Macaé, no Estado do Rio, o maior polo do setor no país.

O início das obras está previsto para julho de 2013. Após isso, serão de 18 a 24 meses para o início das operações e um aporte de recursos de aproximadamente R$ 450 milhões.

Para a operação do terminal, foi constituída uma sociedade de propósito específico, a Itaoca Offshore, que abriga investidores financeiros, além de empresas de construção e operação logística. A direção da Itaoca não divulga os nomes dos sócios, mas adianta que a construtora mineira Diedro lidera a ala dos investidores ligados à área de engenharia.

Além de 12 berços de atracação, o terminal terá inicialmente pelo menos 300 mil metros quadrados de área para armazenagem de materiais, insumos e equipamentos. Isso inclui a capacidade para estocar mais de 3 milhões de litros de diesel usado por frotas de navios, sondas e plataformas.

Fora o aporte dos atuais investidores e, possivelmente, futuros sócios, a empresa vai buscar, entre as alternativas de financiamento, recursos do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) ou de agências internacionais de fomento à infraestrutura.

"As fontes de financiamento já foram identificadas e o projeto está sendo apresentado a elas", afirma Leonardo Horta, diretor da Itaoca e conselheiro da Diedro.

As projeções da companhia apontam para um faturamento bruto de R$ 250 milhões, a partir de 2017, com os serviços que serão prestados no terminal.

Além da demanda adicional gerada pela exploração de petróleo na camada do pré-sal, estimula o investimento a insuficiência de terminais para atender às necessidades por serviços logísticos da indústria petroleira.

Segundo a Itaoca, o número de berços de atracação disponíveis para as bacias de Campos e do Espírito Santo - atualmente são 20 - não dará conta para uma demanda que deverá dobrar até 2020. "Existe uma demanda reprimida quase que óbvia", avalia Horta.

Fora isso, a empresa ainda aposta que a localização estratégica permitirá vantagens competitivas ao terminal. A Itaoca diz que está geograficamente melhor posicionada do que a concorrência para atender 75% dos blocos licitados nas duas bacias.

A proliferação de campanhas exploratórias - seja em águas rasas, seja no pré-sal - fomenta novos investimentos de operadores logísticos na região. Além da Itaoca, a americana Edison Chouest Offshore já anunciou o plano de instalar em Itapemirim um terminal para as operações petroleiras offshore.

De acordo com a direção da Itaoca, empresas da Noruega e da Holanda já demonstraram interesse em entrar na sociedade.

Horta diz que o empreendimento nasce sem qualquer incentivo fiscal, mas o governo capixaba manifestou o compromisso de investir na infraestrutura de apoio - como melhora de acessos - ao redor do terminal.

O empreendimento prevê a criação de mil postos de trabalho durante a fase de implantação. A partir de 2014, serão 500 empregados diretos na operação.
Portos e Navios 




ALL investirá até R$ 30 mi na malha ferroviária da região de Araraquara
São Paulo - A América Latina Logística (ALL), companhia do setor ferroviário que opera no Estado de São Paulo, anunciou que fará um aporte de R$ 30 milhões em 2012 para a revitalização de linhas, máquinas e equipamentos na região paulista de Araraquara, devido ao potencial logístico do município. -

Segundo Rafael Kottel, gerente da unidade local da empresa, e Evandro Abreu de Souza, responsável pela segurança e meio ambiente da mesma, hoje a ALL responde por 300 empregos diretos na cidade e promete gerar ainda mais em 2012. "Não sabemos quantos postos surgirão, mas projetamos um crescimento de 12% a 20% neste ano. Na primeira quinzena de janeiro, 56 pessoas já foram contratadas", disse Kottel.

Os representantes da ALL apostam que, para o Brasil tornar-se o maior exportador mundial de grãos, a produção precisa ser escoada, em especial via ferrovias. Araraquara terá um papel cada vez mais fundamental neste processo, em razão de sua localização privilegiada. "Hoje, toda a produção de açúcar de São Paulo, por exemplo, depende da linha férrea de Araraquara para chegar ao porto de Santos", observam os executivos. O secretário de Desenvolvimento Econômico de Araraquara, José Roberto Cardozo, diz que o potencial logístico da cidade tem sido o principal motor de sua expansão: "Nossa localização é excelente, bem no meio do Estado".

Palestras

Por falar na América Latina Logística, o presidente da Brado Logística (empresa de contêineres criada pela ALL), José Luis Demeterco, e o diretor financeiro da organização, Alan Fuchs, estarão no encontro InfraBrasil Expo&Summit 2012, que começou ontem e vai até amanhã no WTC Convention Center, em São Paulo. Demeterco estará hoje no evento, para apresentar a palestra "O Futuro das Ferrovias: O Potencial do Mercado de Contêineres no Brasil", na qual abordará a competitividade e o potencial do mercado de cargas por ferrovias. Amanhã, Fuchs vai expor o estudo de caso "O Novo Vagão Ferroviário da Brado Logística: O AmaxLong e a Otimização no Transporte de Contêineres".

A Brado atua no mercado de contêineres brasileiro e no Mercosul, oferecendo operações de transporte intermodal rodoferroviário, armazenagem de cargas reefer e dry, distribuição, frota própria, terminais de contêineres, redex, vigiagro e habilitações para os mercados internacionais.

A Brado opera em vinte terminais intermodais rodoferroviários, cinco armazéns frigorificados e quatro secos, localizados no Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Mato Grosso e Mercosul (nas cidades argentinas de Zárate, Palmira e na capital, Buenos Aires), além de possuir uma estação aduaneira interior (Eadi) em Bauru (SP).
Portos e Navios  








PAC da Copa poderá incluir revitalização do porto de Santos
SANTOS – Os ministros dos Portos, Leônidas Cristino; do Esporte, Aldo Rebelo; e do Turismo, Gastão Vieira, se comprometeram a tentar incluir o programa de revitalização do porto de Santos no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) da Copa do Mundo.

O compromisso foi firmado na tarde desta segunda-feira em Santos e atende a pedido do prefeito da cidade, João Paulo Papa (PMDB). O projeto de recuperação do cais santista, denominado Porto Valongo, prevê a revitalização dos armazéns 1 a 8, hoje sem utilidade para movimentação de carga.

No local, a Prefeitura pretende licitar a construção de um complexo turístico, náutico e empresarial. O investimento estimado é de aproximadamente R$ 1 bilhão. "Estamos num esforço para incluir esse programa como prioritário pelo governo federal, para agilizar os licenciamentos e as demais fases", afirmou Papa.

Até o fim de março deverão ficar prontos os estudos de viabilidade técnica, econômica e ambiental que estão sendo feitos pela empresa Ove Arup & Partners. O estudo apontará a modelagem de exploração da área pela iniciativa privada – entre outras coisas, qual o número de licitações que deverão ser feitas.

Serão construídos o segundo terminal de passageiros do porto, marina pública e edifícios corporativos. O projeto prevê passagem subterrânea para separar o tráfego urbano do trânsito pesado dos caminhões. Essa passagem, denominada “mergulhão”, está prevista no PAC 2 do governo federal. "Queremos diminuir o tempo do projeto executivo do mergulhão de 13 para sete meses", afirmou Papa.

O lobby contou com a presença de Pelé, que almoçou na sede da Prefeitura de Santos com as autoridades federais e fez coro para que o projeto seja tratado com prioridade pelo governo federal. "É para isso que estamos aqui", disse o ex-jogador.

O roteiro da comitiva ministerial incluiu uma visita às obras do futuro Museu Pelé, que ficará pronto até o fim deste ano, no bairro do Valongo. O local fica em frente ao trecho dos armazéns que serão revitalizados.

O ministro Leônidas Cristino disse que a Secretaria de Portos (SEP) destacará técnicos para estudar o tema. Como faltam apenas dois anos e meio para o início da Copa, a ideia é que pelo menos o novo terminal de passageiros e um dos berços de atracação estejam prontos até metade de 2014.

Aldo Rebelo afirmou que o projeto é importante para o Brasil. "Se pudermos entregar essas obras para a Copa do Mundo, tanto melhor para a Copa. Esse esforço envolve a questão da Copa, mas a antecede e a ultrapassa", disse o ministro dos Esportes.

Segundo o ministro Gastão Vieira, a Baixada Santista será definida pelo Ministério do Turismo "como um dos destinos para receber recursos do governo para consolidar a infraestrutura".
Valor Econômico OnLine






Odebrecht constrói novo porto em Cuba
Com geração de até 8 mil empregos, o porto de Mariel, importante para o futuro da economia cubana, será um terminal internacional de contêineres e serão investidos, em quatro anos, aproximadamente US$ 957 milhões - US$ 682 milhões financiados pelo governo brasileiro e o restante pelo governo cubano. As obras foram iniciadas no primeiro trimestre de 2010 e devem ser concluídas em 2014.

O projeto prevê a construção de 18 km de rodovias e quase 13 km de vias ferroviárias. Será realizada também a reabilitação de mais de 30 km de estradas, além da dragagem do canal de entrada e da bacia de manobras do futuro terminal.

Também serão construídos 700 metros de cais para o terminal de contêineres, um centro de carga e pátios, redes de abastecimento de água e tratamento de resíduos, além de toda infraestrutura para o fornecimento de energia elétrica.
Portal Naval 

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