LEGISLAÇÃO

sexta-feira, 17 de fevereiro de 2012

CLASSIFICAÇÃO DE MERCADORIAS


Microfones são aparelhos que transformam vibrações sonoras em impulsos ou oscilações elétricas, de modo a permitir a transmissão, difusão ou captação.
Os diversos tipos de microfones podem ser, conforme seu funcionamento, reunidos da seguinte maneira:
1) Microfones de carvão granulado, que se baseiam nas variações da resistência elétrica do carvão dividido em função da pressão que suporta através de uma membrana sensível às vibrações sonoras; os grânulos (ou pó) de carvão são colocados num recipiente, entre dois eletrodos, um dos quais é constituído pela membrana vibratória ou é solidário a ela. Esses microfones, embora antigos, são ainda comercializados;
2) Microfones piezelétricos, nos quais a pressão das ondas sonoras transmitidas por intermédio de um diafragma provoca, em uma célula de cristal (de quartzo ou cristal de rocha, por exemplo), variações de tensão que produzem cargas elétricas na célula. Este tipo de elemento é freqüentemente utilizado em microfones de “contato” que servem para captar o som de instrumentos musicais acústicos como as guitarras, os pianos, os instrumentos metálicos e de corda de orquestra, etc.;
3) Microfones eletrodinâmicos ou eletromagnéticos (também denominados microfones dinâmicos), nos quais as vibrações sonoras atuam sobre uma bobina ou uma fita de alumínio suspensa entre os pólos de um ímã, produzindo assim impulsos elétricos por via de indução;
4) Microfones eletrostáticos ou de condensador, que funcionam segundo o mesmo princípio de um condensador, no qual uma das placas (ou eletrodos) é fixa (placa de iniciação) e a outra (diafragma) é capaz de vibrar com as ondas sonoras, e um espaço vazio entre as placas; essas ondas sonoras fazem variar a capacitância entre as duas placas, produzindo assim impulsos elétricos;
5) Microfones térmicos ou de fio aquecido, que contêm uma resistência aquecida cuja temperatura e, consequentemente, a resistência, variam sob a ação das ondas sonoras.
Os microfones têm aplicações variadas, especialmente na comunicação através de alto-falantes, telefonia e gravação de sons, dentre outros.
A corrente elétrica gerada pelos microfones é geralmente na forma de uma corrente analógica, todavia certos microfones incorporam um conversor analógico-digital produzindo, portanto, um sinal digital.
Às vezes incorporam-se aos microfones, para torná-los mais sensíveis, amplificadores (geralmente denominados “pré-amplificadores”) ou então, para assegurar a fidelidade da resposta, condensadores.
Alguns microfones necessitam para funcionamento de uma alimentação elétrica. Esta energia pode originar-se de um console de mixagem ou do aparelho de gravação de som ou ainda de uma fonte de alimentação distinta.
Os microfones são classificados na subposição 8518.10 do Sistema Harmonizado que, no Mercosul, é dividida em dois itens não desdobrados, ou seja: 8518.10.10 (microfones piezoelétricos próprios para aparelhos telefônicos) e 8518.10.90 (outros tipos de microfones e seus suportes).
Cesar Olivier Dalston, www.daclam.com.br. Fontes: SH, NCM e NESH com adaptações.

Nenhum comentário: